O que é Mangá?

O que é um mangá?

É apenas uma revistinha em quadrinhos que a gente lê de trás pra frente com personagens de cabelos espetados e olhos grandes?

Não... mangá é apenas uma revista em quadrinhos como outra qualquer.


É claro que há a suas diferenças com os quadrinhos ocidentais, mas no básico o mangá não deixa de ser uma arte sequencial assim como a "banda desenhada" ou o Gibi.

A arte sequencial é aquela na qual uma serie de imagens e textos  são colocados de forma organizada afim de transmitir uma mensagem para o leitor, e mesmo essa explicação sobre a arte sequencial  se torna algo muito superficial, pois podemos usar apenas de imagens sem textos, e também brincar com a sequencia de quadros que vão aparecendo nas paginas tornando essa arte algo muito versátil.

Guerreiras magicas de rayearth
CLAMP

Ao entrar no universo da arte sequencial você pode ficar perdido com todos os termos que os fãs costumam usar como "grafic novel", HQ, comic book, e etc. O interessante deste assunto é que ele praticamente não terá um fim, pois ele começou lá nas cavernas com nossos antepassados desenhando nas pedras suas artes rupestres.

******

Voltando ao assunto Mangá, finalizamos o pensamento de que em base o mangá não deixa de ser uma arte sequencial portanto não é errado chamar um mangá de comic, Gibi, HQ e etc.

Porém ficou mais fácil definir a arte oriental de se fazer quadrinhos como "mangá" e por comodidade tornamos isso um estilo de desenho.

Particularmente eu acho um erro classificar um traço ou estilo de desenho com o nome mangá, eu já discuti sobre este assunto na matéria do ano passado neste link > Mangá é um estilo de desenho?

Tachar uma historia como um estilo de desenho é a mesma coisa que fechar os olhos para um universo de traços e ideias sem fim. Diferente do mundo ocidental no Japão há uma demanda enorme por materiais de leituras, desde livro até mesmo as revistas em quadrinhos, com isso abrimos um leque de traços, estilos, narrativas e tudo mais.

Não pense que o mangá morre em um estilo predeterminado por esta ou aquela revista mais famosa, e isso torna a arte sequencial oriental mais interessante.


Dando conclusão ao assunto estilo, não o mangá não é a definição de um e estilo de traço ou narrativa, usamos esse nome "mangá" para definirmos os traços que contem alguns pontos que rementem ao traço "oriental", mas isso é errado, não se feche neste mundo e procure mais informações sobre arte. Alias vamos falar de arte.

*****

A arte é uma forma de transmitir um sentimento ou sensação para o espectador, usando imagens, sons, esculturas e vários outros meios de expressão, somente o ser humano é capaz de fazer arte conscientemente. 

Descartar os quadrinhos do mundo da arte é algo absurdamente errado, os quadrinhos do mundo todo obedecem as características citadas acima, eles tem como objetivo transportar uma informação para o espectador que deve interpreta-la com algum sentimento ou sensação.

Sabendo disso podemos definir as historias em quadrinhos como arte, como disse antes historias em quadrinhos são definidas como "arte sequencial".

Com isso você caro leitor tem uma informação importantíssima na mão que muitas vezes é deixada de lado por outros sites e revistas que "tentam" ensinar a fazer quadrinhos. Não importando seu estilo de desenho, de narrativa, ou de enredo, sua historia em quadrinhos tem como único objetivo causar alguma sensação no espectador. Caso sua historia em quadrinhos não causar nada no espectador a sua obra é uma falha.


Eu já discuti sobre isso em outras oportunidades, mas volto a dizer, você como aspirante a ilustrador ou roteirista de quadrinhos deve pensar na mensagem que o espectador deve compreender. Para isso você deve aprender técnicas de roteiro, desenho, diálogos e muitas outras coisas que só com o tempo você ira conseguir.

Com isso sabemos agora que os quadrinhos como são uma forma de arte devem ter uma carga de informações que causem quais quer  tipo de sensação no espectador, ao alcançar tal objetivo a sua historia cumpriu seu objetivo. Pense nisso e com toda certeza será mais fácil criar uma historia de sucesso.

******

Retornando a questão "O que é Mangá" poderíamos definir com a palavra "sucesso".

O mangá ou quadrinho oriental tanto faz, é uma forma de arte que conquistou fãs no mundo todo, por conta disso muitas pessoas foram inspiradas a começara a fazer suas próprias historias em quadrinhos, muitas delas obtiveram sucesso e estão trabalhando com aquilo que gostam de fazer, isso é ótimo.

 O mangá é sim uma inspiração, muito além das paginas lidas de forma inversa e de personagens carismáticos. Encontramos artistas e equipes enormes que trabalham para fazer de 15 a 20 paginas por semana (dependendo da serie), o mangá é uma linha de produção intensa, isso é um ponto importante. Muitas pessoas acham que vão começar a fazer uma historia em quadrinhos de 100 capítulos e quando percebem o quão é difícil terminar  vinte paginas se sentem desanimadas e deixam o projeto de lado.


Como eu disse anteriormente o cenário de quadrinhos no Japão é totalmente diferente do nosso aqui no Brasil, há uma procura enorme por materiais de leitura e existe uma necessidade praticamente interminável de novas historias, é incrível pensar que o P.I.B de um pais pode ser influenciado por historias em quadrinhos e seus produtos. 

Nosso país está correndo rumo ao mesmo patamar dos japoneses, eu acredito muito na força das historias em quadrinhos nacionais. Por isso meu amigo leitor fique atento as oportunidades que surgem dentro do nosso país, elas existem e são muitas!

******

Fechando o assunto e tentando encontrar uma resposta para a pergunta "o que é mangá?"

Eu diria que o mangá é uma arte sequencial como outra qualquer, que conseguiu alcançar um sucesso enorme no mundo todo, é erroneamente taxado como um estilo de traço e de narrativa o que acaba fechando os olhos de novos leitores para apenas um tipo de produto.

O mangá assim como qualquer arte sequencial é uma historia em quadrinhos, a diferença é o seu carisma, o seu roteiro envolvente e a sua forma de cumprir o objetivo principal fez com que o mundo todo amasse a forma oriental de se fazer quadrinhos.

Agora com todos esse pensamentos soltos tente você mesmo descobrir o que é o mangá?

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.