As coisas da vida, minha nova HQ e etc.

As coisas da vida, minha nova HQ e etc.



Olá pessoas como vão?

Postar todos os dias é complicado por isso eu associei a conta do blogger ao meu IFFTP para lançar os desenhos do instagram também aqui no blogger.

Hoje vim pedir para vocês também acompanharem o blog da minha mais nova HQ https://infinitychroniclesfairyland.blogspot.com.br/

A HQ vai ser lançada em março e se o pessoal da FIQ for legal comigo eu também estarei lá vendendo a minha HQ, e se não rolar uma mesa vou ver o que vou fazer para poder vender minhas HQs por lá.

Bom o blog da HQ fala mais sobre ela então não vejo necessidade de escrever do que se trata a história, visitem o blog da HQ para mais informações.

Hoje na verdade queria falar um pouco sobre as coisas da vida.

Já faz um tempo que eu parei de postar materiais de estudos aqui no blog, há tantos lugares bons para estudar que não vi grande utilidade em continuar seguido esse tema com o blog, e eu mesmo ando usando muitos outro sites para estudar como por exemplo o https://drawabox.com/ entre outros.

Com isso as visitas no blog despencaram e meu desanimo em continuar criando conteúdo para o blog foi para o espaço, e como sabem ultimamente ando me dedicando mais o Instagram e ao Twitter. Quanto ao instagram não tenho muito que reclamar meus desenhos nunca passaram de 30 likes o que é talvez não seja muito para quem está tentando divulgar seu trabalho, mas pelo menos são sempre as mesmas 30 pessoas e isso é bom por um lado.

Já o Twitter anda com pé de ser logo abandonado tenho mais de  300 seguidores mas apenas 5 pessoas realmente conversam comigo por lá.

Por que diabos estou reclamando disso?

Revistas em quadrinhos precisam de leitores e para conseguir eles vc (vou escrever vc mesmo) tem de escolher dois caminhos: Procurar uma editora, ou divulgar seu material na internet.

Procurar uma editora está fora de questão já que a HQ está em fase de criação, editoras exigem um trabalho pronto, finalizado e que vá gerar algum lucro. É assim que funciona o mercado e ponto final.

Divulgar pela internet requer uma dose extra de paciência, como disse antes não adianta nada ter mais de 300 seguidores, interagir com uns 200 e ter apenas cinco que realmente se importam com seu trabalho e estão comprometidos em te dar algum apoio.

A saída para a divulgação seria encontrar parcerias com pessoas que estão comprometidas em ajudar na divulgação e graças as fadas essas pessoas existem, infelizmente elas não vão te dar atenção na primeira vez e com um pouco de insistência você pode conseguir um pouco da atenção deles e eu estou tentando isso. Só espero não ser taxado de mala o que acontece com muitos artistas que só estão tentando vender seu trabalho. 

Divulgar um trabalho na internet não é trabalho fácil fazer uma boa propaganda do seu trabalho também não depende só do artista que está fazendo a HQ, é claro que ele pode tomar um atalho e contratar um bom publicitário, mas vamos ser sinceros que ninguém tem grana para isso. HQ já não é algo barato de ser feito, em média uma HQ impressa em papel sulfite com a capa e contracapa colorida vai te custar uns dois reais, para conseguir um lucro vc vai ter de vender essa HQ por uns quatro reais.

E vamos ser realistas, quem vai querer comprar uma HQ impressa em folha sulfite? 

Dá até para encontrar pessoas que esteja interessadas, mas se sua HQ estiver com uma capa melhor com lombada quadrada e com folhas do miolo mais duráveis o leitor vai ficar mais feliz, e seu bolso mais triste. 

A última vez que vi a tiragem de 50 HQs com as características sitadas acima com mais ou menos 70 páginas foi de, espero que esteja sentado, 15 mil reais.

Bom fazer as contas disso é bem fácil 15 mil reais divido por 70 HQs daria mais ou menos 214 reais por unidade, é claro que essa gráfica estava louca ao mandar esse orçamento e esse foi o orçamento mais caro que eu encontrei. 

Muita gente torce o nariz ao ver uma HQ nacional por mais de 30 reais, o que dizer de uma HQ custando 214 reais, é chega a ser uma piada.

E por enquanto não falei do registro na biblioteca nacional, afinal se você for vender sua HQ em livrarias vc vai precisar do ISBN que é um numero de registro e um código de barras, esse número garante a venda da sua HQ em todos os estabelecimentos do mundo.

Também não falei no gasto com transporte, não cotei o valor das mesas em eventos de HQ, não coloquei o preço dos seus estudos, nem mesmo fiz as contas dos seus gastos pessoais e não vou entrar em detalhes sobre gastos com outras burocracias e etc.

Onde quero chegar com isso, uma HQ não é simplesmente sentar e desenhar esse é apenas um ponto de todo o processo, por que você acha que existe tantas pessoas por trás de uma HQ.

Roteiristas, ilustradore(a)s, finalizad@res, letristas, fazem parte de um pequeno pedaço da equipe que cria a HQ, mas além deles há @s revisore(a)s @s editore(a)s, a galera da publicidade, o pessoal que cuida da parte burocrática e etc.

E se vc estiver fazendo sua HQ sozinho é bem capaz de você estar fazendo todos esses papeis sozinho, você é praticamente um exercíto de um homem só, 500 pessoas em apenas uma. 

Por isso muitas pessoas desistem de fazer suas HQs, há muito trabalho, muito sacrifício e pouco apoio da parte das pessoas comuns. E quase sempre o gasto em fazer uma HQ não vai ser abatido pela venda dela.

Então por que tem tanta gente querendo fazer HQs hoje em dia? 

Por amor.

Essa é a única resposta para superar todas as dificuldades e continuar tentando fazer nossas HQs. 


E como você pode ajudar essas pessoas que fazem as HQs nacionais?

Um like nas redes sociais vale mais que dez reais, um reblog ou retwetti pode valer mais de mil reais, e assim por diante.

E não há nescidade alguma de colocar a mão no seu bolso para apoiar um artista com isso.

Quando alguém posta o trabalho na internet ele quer sim que você comente, quer você distribua e compartilhe isso com seus amigos, se alguém colocou algo na internet é porque ela quer que a internet SAIBA QUE ELA EXISTE PORRA!

Desculpa o palavrão...

A verdade é que eu vejo muitas, mas muitas pessoas que gostam muito de HQ e curtem e compartilham em suas redes, mas... elas só fazem isso com artistas que já estão consagrados e que não precisam mais dessa ajuda, enquanto outr@s artistas que estão começando não conseguem divulgar seus trabalhos pois ninguém dá atenção ao que eles estão fazendo.

Dai temos que ficar fazendo fanarts e desenhos da hype para conseguir algum mínimo de atenção, e na boa cada vez que eu tenho que me dedicar em fazer um fanart para conseguir visualizações eu perco no mínimo dois dias de trabalho na HQ.

Por isso aqui fica meu apelo.

Ajudem a divulgar os trabalhos dos artistas que vocês seguem, principalmente os artistas iniciantes, você não sabem quanto vale receber um like ou um reblog de seu trabalho, esse gesto não é para inflar o ego é para dizer para si mesmo " alguém gostou do que eu fiz preciso continuar neste caminho"

Bom não tenho muito mais o que dizer, agradeço pela paciência de cada um de vocês que leu até o fim deste post, e ajudem a divulgar os trabalhos de todos os artistas, vocês não sabem o quanto são importantes para todos nos. 

E para ajudar não precisa meter a mão no bolso, o gesto mais simples é clicar no botão de compartilhar apenas isso.

Obrigado e até a próxima 


Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.