Vamos falar sobre mangá.

Vamos falar sobre mangá.

Piada velha essa né?

"Voz do locutor da TV Globinho"

Olá amiguinho está preparado para viver altas aventuras com essa galerinha irada que adora se meter em altas confusões então fique ligado hoje vamos falar desta revistinha que se lê de trás pra frente e que é toda preta e branca e O MELHOR!  Você pode colorir estas lindas revistinhas com seus lápis de cor favorito então chame o papai e a mamãe para mais esse episodio do blog como...

VAMO PARAR COM ESSA PORRA!

Que toquem Totentanz: Paraphrase on Dies irae, S.126 pq a porra vai ficar seria ¬¬"



Eu sei que muita gente não entende bem o que é o mangá, e como sabemos no Brasil temos a cultura de que a leitura é algo mais voltada para crianças e pessoas que estão na fase escolar ou de faculdade, depois na vida a adulta é comum que todos os adultos larguem a leitura e comecem a cuidar da suas vidas, e eu estou falando da grande maioria das pessoas brasileiras.

Sabemos disso não somos grandes leitores da pra contar nos dedos quantos livros uma pessoa leu em 10 anos de vida aqui no Brasil, não seria diferente com as revistas em quadrinhos que sofrem mais ainda por serem tidas como algo infantil. 

Nosso mercado enfiou isso na cabeça dos consumidores a muito tempo atrás e a maioria das pessoas aceitam esse fato, afinal a leitura não faz parte da vida da gente então não é um assunto relevante como futebol e novela.

Então não é de se espantar que muitas pessoas e até mesmo "especialistas" acabem achando que mangá é uma revistinha em quadrinhos como outra qualquer e se contentam em catar informações rasas e passarem elas para frente.

Portanto não vamos encontrar informações mais profundas sobre um tipo de historia que não faz tanto sucesso, o que vão espalhar mais pelas nossas redes de internet é o mais comum e o que está fazendo mais sucesso.

Geralmente ao procurarmos sobre o assunto encontramos apenas tópicos falando sobre as famosas historias da Jump ou da Ace... talvez você nem saiba que revistas são essas pois eles só passam na verdade o nome de historias que estão fazendo mais sucesso.

Mas eu sei que você leitor do blog não está aqui para ficar lendo eu escrevendo sobre isso, você veio aqui pois quer mais informações, você está cansado de apenas ler tópicos sobre Naruto, está chateado com pessoas que acreditam fielmente que Bakuman é a biblia dos mangakas e etc. Eu sei.

Por isso chega de todo esse lenga lenga e vamos aprender um pouco mais sobre mangá, me siga ao som de Franz Liszt.


Vamos falar dos tipos mais comuns de mangás e depois para os tipos que poucos conhecem, não vou me aprofundar no assunto, mas vou colocar links para você continuar sua leitura.

INFELIZMENTE a maioria dos links estará em inglês pois como eu disse a grande maioria dos tópicos de mangás no BR nosso não sabe falar sobre coisas que estão fora da modinha do momento.

Eu quero fazer mais matérias sobre o assunto então com o tempo iremos ouvir mais musicas clássicas e iremos falar mais afundo sobre o assunto ok?

Tipos clássicos de mangá.

  • O famoso Shounen
Shounen é uma palavra japonesa que significa Garoto portanto são mangás dedicados a Garotos e incrivelmente eles fazem mais sucesso entre as mulheres do mundo todo, principalmente aqueles com temas esportivos como Koruko no Basket e Yowamushi Pedal.

É daqui também que grande parte das modinhas de época saem, Naruto, One Piece e toda essa caralhada de historia que faz sucesso pacas no mundo todo.

Quer saber mais sobre vou deixar um link do Wiki em inglês para você: https://en.wikipedia.org/wiki/Sh%C5%8Dnen_manga

(Por que em inglês?

O mais correto seria em japonês, em português o conteúdo é pífio em inglês é um pouco melhor e pra falar a verdade o Wiki vai te dar uma informação tão rasa quanto uma poça de d'água. Estude minha amiga e meu amigo, esse assunto vai longe.)

  • O mal entendido Shoujo.
Shoujo significa garota em japonês, muitos aqui no Brasil acreditam que shoujo são historias apenas de romance com muito acucar, caramelo e arco iris. Até levaram uma flechada na testa da Yona de Akatsuki no Yona.

Shoujo não é sempre romance, as historias publicadas na revista Hana to Yume (que eu coleciono) tem várias temáticas  desde aventuras, tragedias, comedias e etc. Resumindo as historias não são apenas românticas.

Outro link para você começar a estudar: https://en.wikipedia.org/wiki/Sh%C5%8Djo_manga 

Bem essa diferença não quer dizer que este ou aquele mangá foi feito PARA um publico em especifico ele só foi dedicado ao um publico há uma enorme diferença nisso.

Esses dois são os principais que todos nos ouvimos falar em algum momento, só que como eu disse não é nem a ponta do iceberg.

Existem tantos temas, tantos títulos, tantos autores que você precisaria de duas ou três encarnações para aprender tudo sobre o assunto.

Por isso eu friso e pontuo; não gosto de chamar o mangá de estilo de desenho, mangá não é um estilo de desenho se fosse haveria um padrão bem claro, recorrente e moldado que todos repetiriam.

Há outros estilos de historias pouco conhecidas como por exemplo:

  • Iyashikei a cura do strees
São historias com temas leves sem clímax, grade parte das historias se passam em cidade bem arborizadas e há muitos cenários bucólicos, o tema geralmente é um slice of life de algum personagem.

  • Os Moe Moe da vida.
Nem sei se realmente posso chamar essas historias dessa maneira, mas elas não se encaixam no padrão do Iyashikei e muito menos em outros padrões.

Moe é algo complicado de se explicar, muitos dizem que vem do som de quando alguém vê algo muito fofo que da vontade de abraçar. Há discuções sobre essa palavra em vários animes do mesmo tema como por exemplo Lucky Star e Kin-Iro Mosaic.

Moe tem personagens fofas ou fofos, sim há moe também para garotas. A ideia do Moe é você ver personagens fofos fazendo coisas fofas, parece ser algo ridículo? Sim parece! Pois isso não faz parte de nossa cultura, mas o Japão passou por revoluções artísticas bem diferente das nossas e coisas fofas lá são altamente aceitas por todas as faixas etárias.

Se quiser entender sobre isso você vai ter que ler sobre O movimento Kawaii. Vou deixar um link para vocês sobre o movimento aqui. https://en.wikipedia.org/wiki/Kawaii


  • Garotas mágicas, sim isso só existia no Japão.
 Mahou shoujo é algo que só existia no Japão, garotas sempre foram um tema pesado para o ocidente ainda mais garotas que tem poderes mágicos e lutam contra inimigos apocalípticos, quem na Marvel ou na DC teria coragem de fazer uma historia assim? A reposta é simples ninguém até porque até hoje não houve nenhuma garota magica nessas empresas. 

Mas vamos finalizando aqui.

Animes e mangás tem tantos temas que eu ficaria o dia todo aqui escrevendo e escrevendo sobre cada um dos tipos que existem no mercado.

BEM o que você tem que entender.

Enquanto aqui no BR a gente mal lê a bula de um remédio no Japão os caras estão lendo tudo, e o pior, o mundo todo está lendo coisas que vem do Japão.

Dai fica fácil de pensar que um país que tem parte do seu PIB movimentado apenas por quadrinhos com toda certeza vai ter tantas historias que seria impossível alguém se tornar um especialista no assunto. 

O que me deixa puto da vida é ver especialistas em cinema ocidental vomitando esgoto ao falar sobre animes e mangás como se ele soubesse de tudo. Da aquela dorzinha no coração sabe.

Muito antes de sair gritando que você sabe sobre algo é melhor você revisar o que você realmente sabe antes de sair falando besteira. 

Continuaremos esse assunto amanhã.

Então até amanhã.
  







Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.