Vamos falar de mangá... novamente.

Vamos falar de mangá... novamente.




Olá Galera.

Domingo dia 19/11/2017 é... outro domingo.

Mais um domingo para correr o risco de quebrar a corrente de mais de mil dias desenhando, sorte que hoje não será um domingo desses. Ainda não desenhei mas daqui a pouco irei desenhar preferi mudar a rotina e escrever primeiro para o blog.

E hoje vamos falar de mangá novamente.

Muitas pessoas em idade escolar querem entrar na vida dos quadrinhos. Acredito que a cada 10 pessoas com idade entre 13 a 16 anos que querem virar roteiristas, ilustradores ou quadrinista somente 1 continuará de verdade seguindo esse caminho. E essa uma irá desistir com toda certeza ao atingir seus 18 a 26 anos.

No fim das contas são raras as pessoas no BR que vão continuar trilhando a jornada do quadrinista.

Isso acontece pois fazer uma HQ é difícil, muito difícil.

Alguns problemas são bem simples de resolver no começo da jornada como por exemplo aprender a desenhar, serio aprender a desenhar é o menor dos problemas.

O maior dos problemas acontece quando você já está um pouco mais velho e próximo da vida de vestibulando, aqui no BR acreditamos fielmente que a faculdade é o santo graal da evolução para a vida a adulta e que sem uma faculdade a vida fica impossível de ser vivida.

Nesta época da vida o foco com os estudos de desenhos e artes é jogado para o lixão, afinal não vai cair nenhuma questão sobre como desenhar mangá na fuvest.

E logo depois disso se você passar nas provas vai entrar em uma faculdade e ai pronto sua vida de desenhista, quadrinista e roteirista foi realmente para o universo do esquecimento. 

Bem vindo a realidade meu caro amigo minha cara amiga.


Mas quadrinistas, mangakas, roteiristas, ilustradores e etc. vivem uma realidade diferente dessa, todos eles sem exceção aprenderam o tema mais complicado sobre como ser um artista: A perseverança.

Converse com qualquer artista seja aquele que já está no topo ou aquele que está começando, com toda certeza eles terão um ponto em comum e este ponto em comum é a perseverança.

Fazer uma HQ é uma luta diária, muitos artistas dividem o trabalho comum de CLT com a arte dos quadrinhos, não preciso citar todos os problemas que se passam na hora de se fazer um quadrinho é só você pensar que quem faz quadrinhos é um ser humano comum como qualquer outro.

E ainda vamos ter mais problemas pela frente como por exemplo a falta de mercado consumidor no nosso país, a falta de incentivo das mídias sobre os quadrinhos e etc.

Então pra que entrar nesse mundo perigoso e incerto dos quadrinhos?

A resposta é simples: Por amor.

Todas essas pessoas que fazem quadrinhos todos eles amam o que fazem e tem essa vontade enorme de fazer algo pela sua arte isso que mantém os quadrinhos nacionais existindo, eu diria que cada quadrinho nacional é feito apenas com esse sentimento, pois só um sentimento tão forte como esse que poderia levar uma pessoa a continuar fazendo algo tão difícil como os quadrinhos.

- Ah Haw mas lá fora é mais fácil. 
- Em partes meu amigo.


Eu assisto a serie japonesa Manben  essa serie mostra a vida dos mangakas e ai sim você percebe que os problemas podem ser bem parecidos.

O problema financeiro em outros países deve ser menor, mas estamos falando de problemas financeiros e quem no BR não tem problemas com dinheiro? Todos nos temos.

O que eu vejo é que em outros países os problemas podem até ser mais sérios, já que lá você tem que lidar com prazos curtos, editores exigentes, funcionários, publico etc.

Então mudar-se de país não vão resolver a dificuldade de fazer um quadrinho você só vai trocar um problema por outro.

A minha questão agora é: Você vai ter coragem de seguir esse caminho de verdade?

Se sim saiba que seu amor por quadrinhos será testado todos os dias, você vai receber criticas de todos os lados, pessoas vão te falar coisas horríveis sobre seu futuro e muitas vezes você vai se pegar em duvida, e neste momento pare e reflita sobre essa questão:

O que você mais ama?

Se não houver dúvida alguma e a resposta for a mais pura e sincera siga ela, esqueça os problemas e as barreiras, pois nada vai te parar NADA.

Sei que parece papo de bicho grilho mas é a verdade o amor é o sentimento mais forte do universo e se você ama o que você faz você deve faze-lo. 

Vou te falar uma coisa e espero que você entenda bem ele.

Desistir de um sonho ou de algo que você ama é difícil e lutar conta isso é praticamente impossível.

Você pode até tentar desistir mas mais dia menos dia você vai ser pego tentando viver esse sonho. 

Então aproveite enquanto você tem tempo e viva seu sonho e seu amor.

E que tudo mais vá para o esquecimento.

Até amanhã.

Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.