Qualidade importa sim, mas...

Qualidade importa sim, mas...



Olá galera.

Hoje vou falar de qualidade de trabalho.

O que é essa bendita?

E como saber se seu trabalho tem ou não qualidade.

Eu ainda não achei um termo correto para definir algo com qualidade ou sem qualidade quando se trata de arte já que isso vai de uma pessoa pra outra, o que eu sei pela minha experiencia é que mesmo que você tenha uma altíssima qualidade de traço certos estilos de trabalhos são repudiados pelo mercado nacional e infelizmente o mangá é um destes estilos.

Trabalho de qualidade ao meu ver seria aquele que você conseguiu vender mais de uma vez pensando assim fica mais fácil para eu pensar no que é qualidade ou não.

O que é bem complexo pois já vendi muito desenho que eu achava ruim pra caraio enquanto outros desenhos que eu achava super bonitos ficaram encalhados. Vai lá entender o mercado não é mesmo?

No entanto existe alguns pontos pessoas que você pode desenvolver para saber se seu trabalho tem qualidade ou não, infelizmente isso será um ponto PESSOAL e não COMERCIAL.

Para mim quando MEU traço está mais próximo dos artistas que eu admiro eu digo que estes desenhos estão com mais qualidade, como sabem sou um grande fã do Tony Taka e do Meru Kishida portanto se meu traço estiver o mais próximo do traço deles (sem perder minha identidade) eu julgo que eles estão com mais qualidade.

Portanto o que define qualidade para mim é o quanto o seu traço está mais próximo ou mais distante do seu objetivo, sinceramente eu não faço desenhos de qualidade na maioria das vezes e eu sei bem disso e ai vem o porquê do titulo de hoje.



Qualidade importa sim, mas quantidade importa mais.

É e fazer coisas com quantidade vai de contra a qualidade até porque coisas de qualidade demoram muito tempo para serem feitas, o desenho acima que foi feito para um cliente demorou 18 horas trabalhadas para ficar pronto, já o primeiro desenho do início do post demorou coisa de duas horas para ficar pronto.

O que acontece com a galera que está começando é que todas elas querem focar apenas em qualidade sendo que seus traços beiram a perdição dos traços ala Deviantart. No popular traços ruins pra caraio.

Então há momentos em que você vai dedicar mais tempo para fazer um traço bonito e há momentos que você vai fazer um monte de desenho ruim, esses desenhos ruins são mais importantes que o desenho bonitinho cheio de estrelinha e etc.

Por isso a importância de ter um monte de sketchbook para serem rabiscados.


Então não se preocupe se você tem semanas desenhando porcarias isso é normal.

Continue desenhando e desenhe sempre um dia sem desenhar é muito pior que um dia desenhando porcaria pode acreditar.

O desenho ruim de hoje vai te ajudar a fazer um desenho melhor amanhã e assim por diante.

Então qualidade importa sim, se for para um portfólio, se for para um cliente, se for para ganhar grana ou para entrar num projeto de alguém, ai sim a qualidade importa e muito.

Mas no dia a dia a qualidade pouco importa o que importa no dia a dia é você continuar estudando sempre todos os dias.

Então vai lá rabisque muita porcaria e continue estudando.

Te vejo amanhã.
 

Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.