como mentores podem me ajudar?

Como mentores podem me ajudar?

Ou me atrapalhar?


Olá galera como vão?

Eu estou meio chateado por que não tirei nenhuma carta boa no Bang Dream hoje de manhã ¬¬" 
Dica do dia nunca faça um gasha de manhã -.-"

Tirando isso estamos todos ansiosos para falar sobre mentores e mentoras né?

Se o caminho do desenho é uma jornada então em algum momento você vai se encontrar com um(a) mentor(a) e neste momento é necessário saber algumas coisas.

O ou A mentor(a) não necessariamente será uma pessoa que vai te ajudar e por muitas vezes ele(a) pode te atrapalhar e muito.

Por vezes vejo muitas pessoas ensinando desenho de forma complexa e errada na internet e também em aulas presenciais, por exemplo muitos sites simplesmente copiam e colam aulas de outros sites e não passam nenhum outro conteúdo a mais sobre o assunto o resultado disso é que a pessoa que está estudando fica saturada de informações e sem nenhum conteúdo real.

Por fim o aluno que estuda pela internet através de aulas passo a passo acabam estagnados em um traço ruim. 

E isso também acontece em aulas presenciais já testei alguns mentores e infelizmente a grande maioria usa o método de  "a copia ai". 

Um mentor que só joga um desenho ou imagem para você copiar está apenas pegando seu dinheiro e nada mais... e infelizmente é a verdade.

- Poxa vida Haw acho que já entrei em um curso super caro que também era assim, meu professor dava alguns desenhos para copiar e no fim não me ajudava muito.
- Sim sim isso é mais normal de acontecer do que você imagina meu amigo fã de Azumanga Daioh e Boku no Hero Academia.

É claro que sites e mentores como estes estão levando vantagem de um aprendiz que ainda sabe muito pouco e está se precipitando em alguns passos na sua jornada. Então antes de tudo eu vou falar sobre alguns passos que você deve fazer antes de procurar um curso ou até mesmo uma dica na net.

Eu ando repetindo muito esses desenhos né O.o?

Antes de procurar qualquer dica na internet ou se enfiar em um curso presencial você deve saber o que REALMENTE precisa aprender!

E para isso você tem que aprender a se auto criticar sem isso com toda certeza você vai entrar em algum site com dicas pífias de desenho ou em algum curso caro de "copia ai"

Então assim como o herói que sai em sua jornada de aventura identifique esses passos em sua jornada.

  • O que eu já sei sobre desenho?
O que você já sabe sobre desenho? Você conhece bem anatomia? Sabe bem sobre gestualidade? Anda bem no assunto perspectiva? E suas composições como andam?

Esses pontos são cruciais para você melhorar seu trabalho e também saber  O QUE VOCÊ DEVE ESTUDAR!

E sempre procure LIVROS sobre o assunto e não apenas "passo a passo da internet"

Assim que você identificar o seu maior problema você vai saber o que deve melhorar.

  • Já sei o que eu preciso melhorar e agora?
Agora que você aprendeu a identificar seus problemas procure especificamente LIVROS de estudo, infelizmente a grande maioria dos livros de estudo de desenho estão em inglês, mas não deixe essa barreira te impedir de desenhar estude inglês, estude japonês, vai estudando tudo quanto for língua que for preciso, se um livro muito bom está escrito em alemão aprenda alemão para estudar esse livro.

Desta forma além de aprender a desenhar melhor você também estará aprendendo um idioma novo.

Voltando ao assunto há muitos livros na internet sobre o assunto, muitos deles são ótimos e tem mais conteúdo do que qualquer curso pago.

Se puder comprar estes livros faça isso isso, sei que muitos não tem grana para investir nos estudos, mas vamos ser sinceros se você tem dinheiro para pagar um curso pago presencial com toda certeza você tem dinheiro para comprar um livro na Amazon não é mesmo?

  • Estou estagnado(a) não consigo evoluir!
Este é o ponto principal, é aqui onde você vai conseguir encontrar bons mentores na sua jornada você já tem tanta bagagem de estudos auto didata que dificilmente está caindo na mão de um mentor ruim seja ele on line ou presencial.

É neste momento onde você vai encontrar um verdadeiro mentor que por muitas vezes não vai colocar um desenho se quer na sua frente ele ou ela vai simplesmente indicar seus pontos fracos e mostrar onde você pode melhorar. Este meu amigo e minha amiga é o verdadeiro mentor.

E estes mentores são raros de se encontrar eu por sorte encontrei um muito bom que me mostrou alguns caminhos que eu ainda não havia trilhado.

Nas aulas que tive com ele aprendi sobre arte clássica, aprendi sobre visão negativa, espaçamento e composição de cenário, sem falar que conversávamos muito sobre arte, a aula inteira e a parte pratica era bem pequena e isso era bom acredite.

Por muitas vezes eu levava meus desenhos já prontos e juntos identificávamos pontos de melhoria como eu já tinha bagagem de estudo eu podia questionar os pontos de melhoria que ele apontava.

Não siga seu herói cegamente! Ta ouvindo Deku?

Finalizando.

Só da para aprender algo se você sabe o que você precisa aprender.

Só da para encontrar alguém que te ensine alguma coisa boa se você realmente não consegue aprender aquilo sozinho.

Mesmo que seu mentor seja uma pessoa incrível ele pode cometer erros e a palavra dele nunca deve ser tida como lei, e eu estou falando de mentores de carne e osso e mentores de papel, livros saka.

Por muitas vezes você vai encontrar alguma técnica que não te serve e não te ajuda em nada, ela pode ser valida para outras pessoas, mas para você não e isso é bem normal de acontecer cada um de nos desenha de forma diferente não é mesmo?  Por isso é muito importante saber se AUTO CRITICAR.

O que eu desejo de verdade é que vocês leitoras e leitores consigam trilhar o seu caminho o máximo possível com suas próprias pernas (ou próprios lápis sei lá D8).

Ser auto didata é algo complexo e como eu sou auto didata sei que existem poucas pessoas que conseguem trilhar seus caminhos sozinhas, e é difícil eu sei que é difícil.

Tome sempre cuidado onde você vai investir seu tempo e dinheiro, pense se realmente você precisa daquela informação ou curso por muitas vezes você pode evitar alguma chateação se parar alguns segundos para pensar.

E por enquanto é isso se houver duvidas entrem em contato.

Amanhã eu irei falar sobre um mangá/anime onde eu identifiquei muita coisa boa, então até amanhã.





Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.