Como estudar desenho?

Como estudar desenho?



Olá galera como vão?


Mantendo a ideia de lançar um assunto por dia hoje quero falar de como estudar desenho por conta própria. É muito difícil estudar sozinho e vai chegar um momento que seu traço vai entrar num beco sem saída e você vai ficar estagnado, mas relaxa isso é normal de acontecer.

Primeiro de tudo tome nota do seu estágio de desenho! Pare e olhe bem seu traço ele está do jeito que você queria de verdade? Se não o que você quer melhorar nele??

Eu sempre faço isso de dois em dois meses eu paro e olho meus desenhos e vejo onde eles melhoraram e sempre eu encontro algo extremamente bizarro no meu traço que me faz pensar: "Puta merda como eu desenho mal pra caraio!"

E isso vai acontecer com você também e olha sem desespero se você notar coisas ruins no seu desenho isso é um sinal muito bom!

- Como assim Haw? Eu to achando meus desenhos uma droga...
- Se você está enxergando os defeitos é porque você já sabe onde achar as soluções!



Por exemplo:

Meus desenhos estão ruins, minha anatomia não está boa, meus personagens estão duros e sem vida, e o rosto deles não estão nada bonitos.

Aqui você pontuou três coisas: Anatomia, gestual e expressão.

Então o problema do seu desenho talvez não seja especificamente anatomia e sim gestualidade.

Pegue duas semanas para estudar expressão corporal e desenho gestual tenho certeza absoluta que seus desenhos irão melhorar muito, depois de estudar e praticar compare seus desenhos antes e depois do estudo com toda certeza haverá uma melhora significativa.


Outra maneira de estudar é se inspirando nos artistas que você mais gosta.

É difícil pensar assim sem ter um ponto aonde chegar e para isso você deve encontrar o seu norte, neste caso o seu artista favorito pode ser esse ponto de chegada.

Vamos supor que asssim como eu você goste muito da arte do Meru Kishida, ou talvez dos desenhos do Toni Taka, se esse for o caso pare e olhe o que mais te atrai no traço desses artistas.

Ao entender o que você mais gosta no traço de seu “mestre” você terá um ponto de chegada e assim seus estudos terão um caminho para traçar. É não se preocupe se seus desenhos ficarem muito parecido com o mestre ou mestra que você segue isso é normal.

E com o tempo você deve procurar mais mestres não só no mangá mas também em outras artes eu por exemplo adoro as obras de Salvador Dali, Benício, H.R Giger entre outros.

O que acontece é que seu traço na verdade será uma mistura de tudo aquilo que você mais ama e não há vergonha nenhuma nisso viu.




Outra coisa que você pode fazer para melhorar seus estudos e identificar seus pontos fracos eu já havia falado sobre isso antes, como por exemplo se você não sabe desenhar cenários então tire uma semana ou mais só para estudar isso!

Caminhar sozinho na trilha de estudos também é bem complicado e vai chegar um momento que você precisará de um mentor ou mentora, essa pessoa vai te ajudar a melhorar seus trabalhos e é neste momento que você vai precisar inverstir alguns trocados na sua arte e fique aberto para receber as críticas dessa pessoa.

Amanhã eu irei falar mais sobre isso.

É bem galera por hoje é só até amanhã!



Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.