Como melhorar seus desenhos!

Como melhorar seus desenhos!



E ai galera como vão?

E iniciamos essa nova jornada no Blog como desenhar mangá, sim sim posts diários com assuntos que eu acredito que sejam importantes para vocês leitores.

E o assunto de hoje é um dos mais complexos: Como melhorar seus desenhos?

Bem na verdade eu vou falar como eu melhorei os meus desenhos e é claro você pode decidir seguir a mesma trilha, afinal se me ajudou também pode de ajudar, mas a grande verdade sobre isso é que não existe uma fórmula exata para se aprender algo se houvesse todos nos iriamos seguir apenas um método de estudo não é mesmo?

Enfim o que eu fiz para melhorar meus desenhos?

Cara tem cada desenho terrível aqui guardado D8.

Para saber onde melhorar eu preciso saber onde eu preciso melhorar, ou seja, identificar os problemas do meu traço foi o primeiro ponto de partida para saber onde eu precisava estudar mais.

Então passei a auto criticar meus desenhos só então percebi onde eu realmente precisava estudar.

Meus desenhos tinham inúmeros problemas, alguns eram mais urgentes e precisavam serem aprimorados o mais rápido possível um destes problemas por exemplo eram os pés eu desenhava os pés de forma totalmente errada então peguei duas semanas para estudar apenas matérias e tutoriais sobre pés.

Siga em frente e vá com calma, o importante é a jornada não a chegada.

Estudei durante duas semanas, aprendi mais ainda sobre os ossos dos pés, seus ligamentos, sua estrutura, aprendi mais como os tendões se comportam em certas posições, e enfim consegui acertar o desenho do dedo mindinho do pé o que era algo  que eu nunca acertava.

E não isso não levou duas semanas, acreditem isso levou 2 dias.

Há uma cultura errada da internet de que para se aprender algo leva-se muito tempo, isso não é verdade, a verdade é que é preciso uma grande dedicação e paciência para aprender.

Demorei 2 dias para aprender a desenhar os pés e tive que praticar isso para sempre afinal todos os dias eu desenhos e vire e meche preciso desenhar uma cena onde o pé do personagem é o foco da cena.

Portante como você pode melhorar seus desenhos?

Dizer apenas "estude anatomia" é algo vago demais anatomia é formada por várias partes e todas elas são complexas e eu não estou falando apenas da anatomia humana, afinal em algum momento você vai precisar desenhar um cachorro, um gato, ou até mesmo um cavalo.

O que você deve fazer é identificar o problema do seu traço e prontamente colocar soluções e como aplicar essas soluções por exemplo:

Tenho problemas para acertar a simetria dos rostos dos meus personagens. < problema.

Solução preciso aprimorar a simetria dos meus desenhos. < solução.

Preciso estudar mais sobre simetria e estruturas geométricas. < como.

Sabendo seu problema você identifica uma solução e automaticamente já sabe como aplicar algum método de estudo para aprimorar seu traço.

Isso não quer dizer que você vai adquirir uma maestria em algum ponto do seu traço, a maestria sim demora um pouco mais para conseguir.

Aprimorar algo por outro lado não se toma tanto tempo quando você sabe onde precisa melhorar!

O que eu indico para vocês fazerem agora é o seguinte processo:

Peguem todos seus desenhos e coloquem eles em uma linha do tempo.

Separe os mais antigos dos mais novos e vejam onde vocês já melhoraram, e agora percebam os lugares onde os erros acontecem mais vezes.

Esse é um ponto de partida e não se importe muito se seus desenhos são amadores demais só parem um pouco para realmente observarem seus trabalhos.

- Poxa vida Haw eu to olhando aqui e eu erro muito no corpo como um todo...
- Sem desespero minha amiga fã do Todoroki.

Se por exemplo você percebe que erra muito no corpo como um todo o problema é muito grande para ser solucionado rapidamente e não há formula secreta para se aprender algo rapidamente!

O que você pode fazer neste caso e estudar parte por parte do corpo humano, dedique 2 semanas para aprender apenas uma parte, por exemplo:

Vou dedicar duas semanas estudando o ombro e o pescoço.

Só depois de perceber que você melhorou bem com esse tema ai você pode passar para outro tema.

Bem agora que estudei ombro e sei mais sobre ele vou começar a estudar o tronco e as costas.

E assim por diante.

O estudo deve ser divido em partes para poder ficar mais fácil de ser compreendido. 


Não vai ser da noite pro dia que seus desenhos irão melhorar tenha paciência com sigo mesmo e vá em frente, amanhã continuaremos nossa conversa.

Até mais. 

E não se esqueça de comentar \o/

Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.