Como criar o hábito de desenhar todos os dias?

Como criar o hábito de desenhar todos os dias?


Olá novamente pessoal.

Como disse vou tentar manter as postagens diárias torçam por mim \o/


Uma coisa eu venho pensando sobre a galera que começou a desenhar a pouco tempo e vive reclamando que seus desenhos não evoluem, bem dai eu vou ver o trabalho da pessoa e descubro que ela desenhou apenas umas três vez no mês....

Acho que não preciso ficar repetindo sempre que a prática leva a maestria então por que será que ninguém realmente começa a desenhar todos os dias?

Eu pensei sobre isso e só consegui a resposta depois de olhar para eu mesmo, eu não desenhava todos os dias até um certo tempo atrás e só consegui transformar o hábito de desenhar todos os dias quando eu encarei o fato de que:

Eu nunca iria aprimorar minha técnica se não me dedicasse de verdade a ela!

(é claro que isso não aconteceu da noite pro dia)

Vou contar para você como foi que eu finalmente consegui estudar e desenhar todos os dias.

Certo ano viajei para São Paulo e fui até a Comic Con, mas não foi na lá no evento que eu acabei mudando de ideia tudo aconteceu quando eu conheci um artista que já estava fazendo o ato de desenhar um hábito diário ele havia criado um desafio de fazer um desenho por dia.

Eu em minha total arrogancia pensei: "Bem se ele pode eu também posso"

E logo no ano seguinte comecei a desenhar todos os dias e abandonei o projeto no dia 235, sim faltavam 130 dias para completar os 365 dias, mas eu desisti.

A verdade é que desenhar todos os dias era um saco eu não estava feliz com meu traço e parecia que meus desenhos estavam mais regredindo do que progredindo e também acabei ficando chateado comigo mesmo por não conseguir fazer nenhuma arte aceitável naquele ano.

E tudo vira bosta!

Mas aquela vontade de fazer o desafio ainda se mantinha firme na minha cabeça, percebi que haviam alguns problemas que eu precisava resolver antes de retomar o desafio e um dos maiores problemas era:

Ter ideia do que vou desenhar hoje!

Sentar e olhar para o papel em branco me dava um grande desespero mesmo pensando e pensando nada parecia ser bom o suficiente, nada me agradava e no fim das contas o papel terminava o dia como começou; em branco.

Foi então que aconteceu um ótimo evento na minha cidade sobre historias em quadrinhos, lá tive oportunidade de ver outros traços e conhecer outros artistas que não tinham como objetivo serem mestres no mangá.

Isso foi ótimo para eu muitos paradigmas que eu tinha com meu traço foram destruídos por inteiro, conheci artistas que tinham traços sujos, rápidos e muitas vezes mal feitos e que não estavam nem ai para a beleza da sua arte.

Eles tinham o compromisso de fazer uma HQ eles queriam passar uma mensagem mesmo que fosse com aquele traço tosco, eu passei a admirar aquele tipo de desenho.

Essa experiência arrebentou alguns grilhões que me prendiam na estagnação da evolução do meu traço, percebi que não era importante ter um desenho bonito o que era importante era desenhar e ponto final.


Foi nessa época que decide encarar o desafio de frente, eu iria começar a fazer um desenho por dia durante 365 dias assim como o artista que eu conheci na Comic Con fazia e dessa vez eu iria fazer qualquer coisa mesmo que fosse apenas um hominho palito.

Então eu comecei o desafio no dia 2 de outubro de 2015 já faz mais de dois anos que desenhos todos os dias são mais de 1000 publicações no instagram, um livro lançado pela editora criativo, cinco HQs finalizadas e mais um monte em andamento, mais de 40 quadros vendidos em um ano, dezenas de oficinas no Sesc, e muitos e muitos alunos que adquiriram um pouco do meu conhecimento.

Tudo isso por causa que eu não parei de desenhar um dia se quer desde outubro de 2015.

- Caramba Haw.
- Sim sim impressionante não é mesmo?

O que eu quero dizer com tudo isso?

Se você começar a desenhar hoje e não parar com toda certeza o universo vai conspirar ao seu favor, seu traço vai melhorar, você vai encontrar pessoas que gostam das mesmas coisas que você e resumindo por fim você receberá pelo seu trabalho.

Existe coisa melhor do que isso? Não né?

Então como vocês fazem para adquirir esse hábito?



Vou ensinar para vocês e não é nada complicado, aliás quanto mais simples for o método mais fácil será para você adquirir esse hábito.

Vamos lá.

  • Não censure sua mente.  
Esse é um ponto importante haverão dias que você vai acordar sem ideia do que desenhar neste momento relaxe e deixe sua mente de lado, não fique pensando muito no que você precisa desenhar simplesmente desenhe sem compromisso.

Experimente cores, materiais diferentes, técnicas diferentes enfim. Transforme seus cadernos de desenhos em laboratórios e não em art books. 

  • Tenha um caderno em mão e se livre das folhas soltas!
Outro ponto muito importante, cadernos de desenho são seus melhores amigos (e haverá um momento que serão seus únicos amigos  T_T) cadernos de desenho mantem todos seus desenhos organizados e não gaste fortunas em cadernos caros da Moleskine, serio esses cadernos são horríveis e caros demais.

Compre cadernos baratos e sem pauta ou se for o caso faça seu próprio caderno de esboço, folhas soltas não vão ajudar você criar o habito de desenhar elas só vão te atrapalhar com toda aquela bagunça que vocês conhecem muito bem né?

  • Facilite sua vida na hora de desenhar.
Onde estava a caneta? Cade o lápis? Cade meu caderno? Ah droga a borracha sumiu de novo!

Já passaram por isso alguma vez ?

Deixe suas coisas organizadas e sempre próximas de você, seu caderno de desenho é seu melhor amigo então leve ele com você para onde for e não se esqueça do lápis também. Deixe eles sempre a vista onde você sempre poderá encontra-los com mais facilidade.

Os meus cadernos por exemplo ficam perto da onde eu durmo é só eu esticar a mão que eles estão ali esperando para serem rabiscados.

  • Tenha disciplina! 
Disciplina é uma técnica e pode ser aprimorada para isso você deve se livrar das distrações saiba separar os momentos do seu dia para cada coisa, você tem que ter seus momentos de lazer isso é verdade e eles devem ser momentos de lazer e não de procrastinação!

Para isso você pode aplicar a técnica de pomodoro que consiste em 4 períodos de trabalho de 25 minutos com intervalos de 5 minutos entre eles. Ah! E não adianta querer customizar esse tempo, esse tempo existe por um motivo e em resumo esse tempo é o melhor que existe para você aprender a se disciplinar.

Então quando você começar a contar os 25 minutos para desenhar se dedique totalmente para desenhar e nada mais! Esqueça o facebook, o twitter, o lolzinho e etc.

Neste tempo você vai se dedicar ao seu desenho e ao seu futuro não se esqueça nunca disso! E sempre que você pensar em procrastinar lembre-se desta pergunta:

  • O que você mais ama? 
Essa frase vai te ajudar muito na hora de fugir da procrastinação vou dar um exemplo:

Ah! Esse desenho ta chato demais vou olhar o facebook. 
Mas espera o que eu mais amo? O facebook ou meus desenhos?

Ah! Droga não consigo desenhar nada hoje direito vou xingar muito no twitter!
Mas espera o que eu mais amo? Xingar muito no twitter ou meus desenhos?

Vou jogar só uma partidinha aqui e já volto a desenhar!
Mas eu amo mais jogar ou desenhar?

Sempre se faça essa pergunta e eu tenho certeza que a resposta sempre será que você ama mais seus desenhos, afinal se não fosse essa resposta você não estaria lendo até aqui.


Finalizando.

Existe uma ideia chamada "Don't break de chain" não quebre a corrente.

E essa ideia é simples, pegue um calendário e para cada dia que você desenhar marque um belo X em cima desse dia, no dia seguinte assim que você desenhar marque outro X e assim continue pelo resto da sua vida. 

Não se preocupe esse hábito não é facil de conseguir você tem um longo caminho para começar a se educar e descobrir o que você realmente quer fazer da vida e eu tenho certeza que você não quer apenas ficar só procrastinando.

A e sobre o meu desafio de 365 dias?

Eu transformei ele em "drawing until I die" traduzindo "Desenhando até eu morrer"

Te vejo amanhã o/

Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.