Tutorial Processos de criação de desenho digital parte 1

Tutorial

Processos de Criação de Desenho Digital.

Parte 1




Olá pessoas.

Como sabem ando estudando desenho digital então sem mais delongas bora pro tutorial, alias no twitter esse tutorial tbm está disponivel e estou fazendo ele em tempo real, a sobre correções nesse blog, falta de acentos problemas com pontuação e todo esse mimimi. Não estou com tempo ou com pessoal para corrigir o blog, então vai assim mesmo, afinal você entrou aqui pra aprender a desenhar e não para aprender regras de ortografia correto?

Então bora lá:

Antes de sair desenhando você preciso logicamente saber o que vai desenhar, e nesse momento um monte de coisas passam por sua cabeça até mesmo um cavalo  voador chamado Joana que decidiu mudar de nome para só confundir os lagartos do pasto onde ela mora (em?) 

O maior porblema de desenhar não é bem apenas desenhar mas SABER O QUE VOCÊ QUER DESENHAR! 

Ter a ideia inicial é um saco e vai comer muito do seu tempo, as vezes você vai ficar horas pensando no que vai desenhar e as vezes meses mas há uma forma de se livrar desse problema.

Eu chamo essa ideia de vomito. 

Não vai Vomitar de verdade a ideia é rabiscar qualquer porcaria que vem na sua cabeça sem ter intensão alguma disso ficar bonito, por isso eu chamo essa parte de vomito, o desenho inicial tem que ser feio ruim sem proporção, mas cheio de ideias, as ideias estão na sua cabeça gritando para serem jogadas em um papel ou tela de computador e você deve fazer isso.

O desenho inicial deve ser como o desenho acima, deve conter a ideia principal do desenho, neste caso é uma moça fazendo air guitar com uma vassoura (por que não?)

Este desenho deve conter um pouco do gestual do movimento que você deseja desenhar, ele não é nem de perto o desenho final que você quer fazer, essa é só a ideia basica, a partir daqui você já parou de planejar e já começou a trabalhar, ficar planejando muito não ajuda sua arte na verdade isso so atrapalha, todo bom trabalho deve ser planejado durante a execução dele.

Eu por exemplo vou modificar e muito esse desenho até chegar a um ponto satisfatorio.

Neste outro ponto eu estou utilizando um grid bem simples para poder dar mais profundidade e base ao desenho, ultimamente não consigo mais trabalhar sem grid essa parada ajuda muito na hora de desenhar, se quiserem saber mais sobre grid podem dar uma googada ou esperem por outro tutorial aqui no blog.

Enfim, nessa parte eu já modifiquei bem o desenho, coloquei ele em perspectiva e já comecei a dar algumas melhoradas no movimento, cara isso tá longe pacas do que eu realmente tenho em mente então esse desenho ainda será muito modificado.

 OK aqui já da pra ver que o vomito começou a virar algo, agora o desenho tem volume e profundidade mas a proporção ta horrivel, acertar a proporção no pc é um saco, o problema é que a tela do pc é muito maior que a area ativa da tablet que eu tenho aqui que deve ter menos de  6 polegadas, enfim é horrivel você processar toda esse redimensionamento de cabeça então o que eu faço é simples eu crio uma nova camada onde coloco um traço que tem o tamanho da cabeça do personagem, pronto já tenho uma boa unidade de medida, a partir dai é so ir corrigindo a proporção do desenho, se vc não sabe muito sobre porporção da uma olhada nas materias basicas do blog.

Aqui além de ter corrigido toda a proporção do desenho eu também modifiquei a posição para algo mais natural, olhe que atras do desenho há uma sombra do quele era antes, as linhas perto dele são as linhas de proporção que eu usei para corrigir o desenho a alias estou usando o SAI Paint Tool para fazer esse desenho, se quiser mais informações sobre as minhas configurações espere por outro tutorial, mas resumindo eu só uso o lapis para fazer todo esse processo as outras ferramentas só são boas para colorir e eu não irei fazer isso neste tut.

Uma das coisas que eu adoro nesse programa é sua ferramenta de seleção e transformação que funciona muito melhor que qualquer PS da vida, para modificar todo o movimento desse desenho é bem simples, é ó selecionar a area que você quer mover e recortar ela, dai é so mover ela da forma que você bem entender, com isso você pode aumentar uma perna colocar a cabeça um pouco mais pro lado e etc etc, sem ter que redesenhar toda a parte.

Bem ainda tem muita coisa até chegar onde eu quero chegar, essa parte do desenho eu geralmente levo um dia todo para fazer, eu não manjo anda de arte digital e por isso ainda demoro muito para fazer um desenho, mas enfim é o que a gente tem pra hoje  \o\.

Apesar de parecer quase pronto esse desenho ainda está beirando o ridiculo, as  pernas estão fora de porporção, o quadril está  torto os ombros estão errados enfim, o que eu quero fizer é que toda essa parte ainda requer muita correção, como eu disse antes o desenho não vai sair da sua cabeça se você  ficar pensando muito nele , o negocio é desenhar e ir corrigindo ele durante o processo, felizmente você não é um prodigio da arte e ainda está estudando muito então você não está no lugar errado.

Alias muitas pessoas por pura arrogância não gosta do processo inicial do desenho negligenciam o estudo primario do gestual, da proporção e da anatomia por achar que esses processos não são usado por profissionais, gostaria de dizer que se você não estudar esses tres pontos você não vai melhorar seu desenho nunca e NUNCA jamais vai chegar perto de ser igual algum profissional.

O esboço é a parte mais importante do desenho então pare de ser bobo achando que isso não é coisa de profissional e comece a estudar ¬¬"

Estamos chegando lá, aqui já posso começar a desenhar o rosto e alguns detalhes importantes como os dedos da mão, comparem esse desenho com o desenho acima, a anatomia agora está mais proxima de uma anatomia correta, é claro que ainda há muito a se fazer mas a partir daqui já temos o que as pessoas mais prestam atenção, o que é uma pena.

A maioria dos estudantes de desenho querem ver o desenho pronto e não se atentam ao começo dele, volte alguns desenhos acima e veja todo o processo que levou para chegar até aqui.

O desenho ainda está longe de estar pronto, faltam as roupas os objetos e pequenas correções que irão acontecer mais a frente, esse desenho assim como todos os outros digitais que estou fazendo tem duas versões uma apenas para adultos e outra de classificação livre o que faz o processo ser mais demorado ainda, estou levando em media uma semana para terminar esses desenhos, sim é muito tempo mas para quem mal sabia desenhar na tablet até que estou muito bem.

Agora vem a mágica.

Este desenho não nasceu pronto assim como você ele passou por um processo de desenvolvimento, o começo dele era apenas um esboço tosco e agora ele está caminhando para ser um desenho melhor.

Sua vida e seus estudos também são assim, se você ficar muito tempo parado planejando algo vc nunca sairá do lugar, todo começo é feio tosco e simples, comece agora a levar mais a serio os seus estudos e coloque eles em prática, se seu sonho é se tornar um ilustrador melhor então comece agora a desenhar!
Não fique apenas lendo as minhas materias comece a copiar elas, comece a desenhar.

Esse tutorial terá parte dois, e como sempre me sigam no twitter e no insta.

Até a proxima e bla bla bla  \o\

Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.