O belo e confuso caminho dos iniciantes.

O belo e confuso caminho dos

Iniciantes.

E também dos veteranos por que não?




Olá pessoas como vão?

Já faz um bom tempo que não posto nada por aqui será que dessa vez eu consigo postar mais regularmente no blog? Bem ninguém sabe, mas vamo que vamo.

Pra quem me segue no twitter e no instagram sabe bem que eu não fiquei parado todo esse tempo, quem ficou parado mesmo foi blog e eu nem vou entrar nesse assunto pois sempre dou mil desculpas do blog estar parado e vocês devem ter se acostumado com isso.

O assunto de hoje não é tutorial de desenho e sim uma discussão sobre o caminho da arte. Fazer HQs ou Mangás é fazer arte, escrever, pintar criar uma música enfim você leitora sabe bem disso.

E por vezes no meio do caminho nos sentimos confusos com algum texto na internet ou com algum comentário de alguém colocando em prova todo nosso estudo e dedicação.

É sobre isso que quero conversar com vocês hoje.

Andei lendo muitos blogs sobre mangás e HQs e também acompanho muitas pessoas que estão trabalhando nessa área, uma coisa que essas pessoas e blogs fazem de muito errado é comparar seus trabalhos com esse ou aquele artista e esse é o primeiro tópico.

Meu maior erro

comprar meu trabalho com o dos outros. 


Muitos blogs dizem ter "birra" de Mangás e HQs nacionais por N motivos das quais eu concordo 100%

Alguns dos motivos dessa descrença nos Mangás e HQs nacionais é a falta de comprometimento com a obra, falta de estudo em todos os pontos como: enquadramento, anatomia, proporção, roteiro, efeitos, onomatopeias e etc.

Isso é verdade há muitos amadores por ai fazendo verdadeiras bizarrices com seus trabalhos e isso é natural, afinal são amadores.

Não podemos cobrar de um amador trabalhando sozinho que seu mangá seja um trabalho próximo ao trabalho de Takehiko Inoue, ou que seja no mínimo próximo ao trabalho da Clamp, e esse é o ponto.
Ao comparamos nossos trabalhos com esse ou aquele artista (ou equipe) que já está consolidada no mercado de HQs ou Mangás estamos sendo EXTREMAMENTE injustos. Não há como comparar um publico que mal tem acesso a educação artística com pessoas que passaram a vida toda respirando arte.

Portanto minha amiga e meu amigo iniciante neste caminho das bandas desenhadas, nunca compare seu trabalho com ninguém, seu trabalho é seu e você e ninguém mais deve julga-lo a não ser você mesmo.

Um outro ponto que vejo nessas matérias e assuntos de rodas de artistas é que nunca há uma comparação com artistas que tem um traço bizarro e que conseguiram entrar no mundo das HQs e Mangás, a comparação é sempre com aquele artista que tem um traço tão perfeito que você fica horas olhando cada detalhe do desenho.

 One punch man: creator: One. Font site http://www.comic-rocket.com/read/one-punch-man-webcomic/50


One o criador de One Punch Man por exemplo, o traço dele é uma porcaria, qualquer um consegue desenhar como ele, se fosse pelo seu traço ruim ele nunca conseguiria nada então onde ele acertou para conseguir se consolidar como artista? Simples no roteiro, e ele não é o único exemplo disso, outros criadores também possuem um traço bizarro e conseguiram entrar no mercado como por exemplo, Lynn Okamoto o criador de Elfen Lied e Hajime Isayama criador de Shingeki no Kyojin.

Esses três artistas acima não possuem um traço bonito, seus desenhos pecam em anatomia, proporção, e beleza em geral, seus enquadramentos não são os melhores, mas e dai? Eles estão no mercado de Mangás pelo simples motivo que eles não se importaram com esses detalhes, e sim nos Mangás o desenho é um detalhe o que importa mesmo é ter uma historia boa e saber conquistar seus leitores.

- Então eu devo abandonar meus estudos de desenho Haw?
- Muita calma nessa hora minha amiga fã de turma da Monica vamos conversar mais um pouco. 

Antes de ir para o próximo tópico dessa matéria gostaria de deixar claro alguns pontos.

Comprar seu trabalho com esse ou aquele artista é um erro, se inspirar no trabalho de um artista que você ama é o caminho certo, se você gosta muito do trabalho de alguém admire e siga seus passos ao invés de apenas ficar se comparado e sentindo inveja.

Você fez quantos Mangás na sua vida? Um, dois? Três? Pense que enquanto você perde seu tempo procurando desculpas alguém está produzindo feito uma maquina e é certeza que essa pessoa está alguns passos na sua frente. Comece hoje criar seu trabalho independente do seu nível de conhecimento, você gosta de Mangás e quer ser um mangaka? Então assuma esse amor e o viva o máximo possível!

Com toda a certeza seu primeiro, segundo, terceiro, décimo trabalho não vai dar em resultado algum para os olhos dos outros, mas não se preocupe, não há uma competição e mesmo que haja você pode ter perdido um prêmio, mas ganhou uma HQ feita por você mesmo! Há melhor prêmio que este?

O importante não é planejar e estudar feito loco, o importante é começar! Comece seu mangá hoje só assim você vai saber onde tem mais dificuldades e o que realmente precisa estudar, use seu mangá como mais um instrumento de aprendizado.

Agora gostaria de falar sobre outro ponto do belo e confuso caminho da arte.

O complicado e adiado primeiro passo. 


Começar algo não é fácil acordar por exemplo, começar o dia sair da cama, ir ao banheiro e etc. São coisas que relutamos a fazer principalmente em um dia frio onde a cama está quentinha e estamos confortáveis enrolados no edredom.

Começar algo significa abandonar nosso estado de conforto, começar uma obra não deixa de ser isso, fazer um mangá não é simples, provavelmente você ficará dias estudando sua historia, arrumando os pontos cruciais dos personagens e procurando a melhor maneira de contar sua historia para o leitor, e não estamos falando ainda da parte de desenhar todos os quadrinhos e etc. etc.

Mas se você não começar seu trabalho nunca será lido, nunca será admirado, e nunca receberá aquela critica destrutiva de alguém que tem muito tempo sobrando na vida pra estragar a vida dos outros. 

Sua obra é somente sua ela está na sua cabeça em seu universo doida para ser contada a todas, suas duvidas não podem ser maiores que a beleza de sua obra, comece hoje a trabalhar em seu mangá e deixe de lado todas as criticas e besteiras que as pessoas escrevem ou falam.

Então por onde começar?

Há uma verdade que eu encontrei lendo alguns textos, quanto mais planejamos menos produzimos.

Então comece, simples assim.

Se sua historia fala sobre um personagem alto e forte desenhe ele, se ele mora em uma casa simples e caindo aos pedaços, desenhe a casa, não fique planejando cada detalhe do personagem ou da casa, se você pensou que o personagem tem uma cicatriz no rosto desenhe ela, se na casa há um comodo secreto onde ele guarda todos seus equipamentos desenhe essa sala. 

É provável que os primeiros desenhos não sejam o que você realmente gostaria que eles fossem, isso é normal, mas se você nunca desenhar nunca saberá onde deve melhorar. O mesmo serve para o roteiro e para todo o resto.

Como eu disse acima transforme seu mangá em seu instrumento de estudo, você vai ter muitas dificuldades para desenhar muitas coisas, uma hora um enquadramento vai te travar porque você não sabe desenhar um personagem visto de cima pra baixo, por causa disso você vai ter que estudar perspectiva até acertar a cena que você quer fazer.

Durante esse estudo é bem provável que você encontre uma solução para outro cena que você estava com dificuldade em descrever e assim por diante, o simples ato de começar sua obra vai te levar para muitos caminhos variados que só te ajudaram a ser um artista melhor!

É claro que haverá um momento que alguém vai te dar uma critica ruim sobre seu trabalho, mas e dai? A critica dessa pessoa é mais importante que sua obra? Essa critica pode te ajudar ou só vai te atrapalhar?

Finalizando essa parte.

Repetindo o que eu disse o importante é começar sua obra, durante seu percurso haverá momentos que você terá dificuldades para continua-la, parar por alguns meses e deixar a obra na gaveta não é um problema é importante saber o momento de deixar a obra de lado para estudar um pouco mais, ficar parado que é um erro sem tamanho.

 
 
O caminho da arte é algo complicado, mas deixar de caminhar por ele é mais complicado ainda.

Vou deixar um desafio aqui para vocês leitoras.

Você tem um sonho? Ele é difícil de ser realizado? 

Tente começar a realizae ele a partir de hoje, um passo de cada vez.

Ou, tente desistir dele de uma vez.

Posso te garantir que desistir do seu sonho vai ser muito mais difícil do que tentar realiza-lo.

A gente se vê por ai e obrigado pela visita o/


Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.