Como criar bons hábitos de estudo. Motivacional!

A quanto tempo!


Como criar bons hábitos de 

estudo usando ferramentas da internet.

E outras dicas.

Aviso.

Se prepare para ler!




E ai galera a quanto tempo em?

Na verdade não ando tão sumido assim da internet, continuo postando meus trabalhos no Instagram e também continuo xingando muito no Twitter. 

Brincadeiras a parte. Quem me segue no Instagram @hawricardo consegue ver os desenhos que posto todos os dias, hoje cheguei a marca de mais de 600 publicações lá no Insta, bem já faz mais de um ano que eu estou postando meus desenhos por lá, para ser mais preciso comecei a postar meus desenhos no dia 2 de outubro de 2015 e até hoje não faltei um dia postando desenhos lá.

- Espera Haw, mas como tem mais de 600 publicações no seu insta se o ano tem 365 dias, e outra o que isso tem haver em criar bons hábitos de estudo?
- Muita calma nessa hora minha amiga fã de Show By Rock irei explicar.



Nem todas as fotos são desenhos, eu acabo postando uma outra coisa, se bem que ultimamente o foco tem sido maior nos desenhos, e muitas vezes eu não posto um desenho, as vezes posto processos de criação e as vezes eu faço desafios pessoais maiores como por exemplo em outubro quando eu fiz o desafio de desenhar 3 desenhos por dia. 

E o que isso tem haver com criar bons hábitos de estudo? A resposta é simples.

Quando estudamos e não temos apoio de ninguém acabamos desanimando pelo caminho largando o estudo de lado, mas se tivermos o apoio de alguém mesmo que seja para dar um like na sua arte já ajuda muito.

O que eu quero dizer é que não adianta nada você fazer o seu desenho ai na sua casa e esconder ele na gaveta, você tem que mostra-lo para o mundo todo.


Mesmo que seja apenas um esboço, ou um desenho ruim. É bacana você mostrar eles para todo mundo eu acredito de verdade que quando você compartilha sua arte você sentirá mais vontade de estudar.

Então vamos alongar um pouco mais essa explicação e de quebra vamos ter uma aulinha básica sobre "O que é arte"

A arte é feita de 3 elementos para ser considerada arte: 

1- O artista.
2- A Arte em si.
3- O espectador.


1- O artista é você sua missão e fazer alguma obra que carregue alguma mensagem seja ela qual for, essa mensagem pode estar implícita ou explicita, a arte é sua e você faz o que quiser com ela.

2- A arte é o seu trabalho, ela carrega toda a informação que você deseja passar, a arte contém toda a sua experiência, técnicas e estudos, a grande missão da arte é transmitir uma informação seja ela qual for.

3- O espectador é aquele que vê a arte e a compreende da maneira que ele bem entender, o espectador pode ser qualquer pessoa, portanto, a interpretação da sua arte será diferente para cada pessoa.


Se você não permite que existam espectadores para verem a sua arte ela nunca será arte, será apenas um desenho que você fez e ficou escondido do resto do publico, o que seria da Mona Lisa se ninguém nunca tivesse visto essa obra de arte?

Então de uma chance para seus desenhos serem vistos por outras pessoas e se prepare para receber as piores críticas possíveis, pois como eu disse acima o espectador pode ser qualquer pessoa. Mas não se preocupe com isso, muitas vezes criticas ruins são ruins por natureza e não devem ser levadas a serio, o importante é dar valor as pessoas que estão ali vendo seu o trabalho.

Eu aposto que você se sentirá bem ao fazer isso e que vai ter mais vontade de estudar.

E como eu disse acima se prepare para ler pois ainda não acabou.

Outra parte legal é fazer um diário de bordo. 



 Vida longa e prospera.


O diário de bordo que as vezes vemos em seriados como no Star Trek não é algo sem importância, ele é um importante registro para navegações na vida real, se encararmos nossos estudos como uma viajem deveríamos fazer um diário sobre isso.

Antigamente era complicado ter um gravador de voz, mas hoje em dia temos nossos celulares e alguns app bons que nos ajudam a gravar estes registros. 

Eu uso o Sound Clound: @hawrhaw

A ideia de fazer um diário de bordo não é para a publicação como um podcast que é todo profissional com vinheta e assuntos mais sérios, o diário de bordo é para você se recordar das coisas que você fez e quais são seus objetivos para o próximo diário de bordo. No meu caso eu não faço diariamente mas mensalmente  isso me da mais espaço para me planejar durante o mês. E como novembro já está acabando logo logo eu irei postar uma gravação falando sobre novembro e planejando dezembro.

- Ok Haw poderia me explicar melhor sobre esse diário de bordo, pois eu tenho muita vergonha de postar essas coisas acho minha voz muito estranha e sei lá acho que não iria funcionar para mim.
- Muita calma nessa hora minha amiga fã de Bastard.

Primeiro não se preocupe se sua voz é estranha, isso é o de menos, a ideia não é fazer uma gravação para ser divulgada, mas não poste ela no privado pois será muito bacana se alguém gostar do que você está falando e vocês começarem a trocar ideias sobre o assunto.

A grande missão desse diário e o registro dos seus planos e suas conquistas a ideia não é conquistar ouvintes e sim conquistar seus próprios objetivos, com  tempo a gente acaba se esquecendo das coisas que fizemos/planejamos. Poderíamos apenas escrever  um diário convencional, mas é muito diferente ouvirmos nossa própria voz falando com a gente.

(E como se estivemos conversando com nos mesmo só que no passado \o\)

Então vamos a algumas dicas do que falar na hora de gravar seu diário de bordo.

Fale sobre as coisas que você está fazendo no momento, seus desenhos trabalhos e estudos, não fale sobre as coisas negativas sobre problemas pessoais, e esses mimimis. A ideia é falar apenas sobre as coisas que realmente vão te ajudar a melhorar então para que ficar falando sobre coisas que não te ajudam em nada?

Fale sobre seus objetivos, seja clara quanto ao que você quer de verdade e não pense em objetivos grandes de mais, faça objetivos pequenos cada objetivo conquistado é um passo a frente na sua técnica.

Seja livre para falar, mas não perca o foco. Quando começamos a falar acabamos fugindo um pouco do assunto então tome cuidado, mantenha o foco de falar sobre seus trabalhos e sobre seus objetivos, é claro que você pode falar uma besteira ou outra isso é tranquilo, e não se preocupe com o tempo, se você tiver muita coisa para falar que esteja dentro do seu objetivo FALE! 

Fazer um registro de menos de 10 minutos é invalido, sempre passe essa linha de 10 minutos para forçar a sua criatividade.
  Bem com essas duas técnicas podemos começar a falar sobre a técnica de ouro para manter o hábito de desenhar todos os dias.

Desenhar todos os dias requer apenas que você pegue o lápis e um papel e comece a desenhar, APENAS ISSO.

A técnica de ouro é tão simples que parece que não funciona, mas sim posso dizer com toda a certeza do mundo: Ela funciona!

A base dessa ideia é desenhar sem compromisso, o hábito de desenhar sempre funciona como um carro antigo que está com problema na partida, você fica tentando dar a partida por horas até que uma hora ele funciona e não para mais.

Portanto pegue seu lápis e comece a desenhar, esqueça o compromisso de fazer um desenho bom ou de estudar algo, apenas desenhe. O desenho bom vai surgir e o estudo também vai aparecer eu garanto isso.

Para se manter organizado use cadernos de desenho, folhas soltas pela casa não ajudam em nada, o caderno mantém tudo organizado para você, então de preferência a eles. Eu sei que posso ter falado sobre isso em postagens anteriores e se estou falando de novo é por que você realmente precisa dar uma chance a essa técnica.

E por último a técnica de platina que vai te ajudar mais ainda a melhorar seu traço.

Encontre seu lugar ao sol minha amiga.


O que trava seu progresso é você mesma, desculpe dizer isso, mas sua falta de sucesso em aprender isso ou aquilo e sua e apenas sua.

- Nossa Haw seu grosso!
- Foi mal minha amiga fã de Yuri on Ice, apenas verdades.

Como já disse antes em outras matérias, não adianta nada você ler esse blog todo e não colocar em prática tudo o que você aprendeu.

Seu traço está ruim e você está insatisfeita com ele certo? Então tome logo uma atitude e assuma que o problema só pode ser resolvido por você e mais ninguém.

Entenda que você está no controle da sua vida e que o seu redor não deve te afetar, então deixe essas vozes que pedem para você procrastinar e comece a ouvir os seus verdadeiros desejos, você quer melhorar seus desenhos? Então assuma essa responsabilidade e comece a estudar e trabalhar e deixe as desculpas de lado!

A partir deste momento você entendeu que se seu traço é ruim a culpa é sua, e que a responsabilidade de melhorar ele é apenas sua também. E te garanto não há nada melhor do que conquistar o mérito de ter obtido a maestria em uma técnica nova.

Para finalizar.


Mostre ao mundo seus trabalhos, você nunca saberá onde você quer chegar sem ter a opinião de alguém.

Registre suas conquistas e derrotas, aprenda a trabalhar com objetivos claros, tudo isso vai te ajudar muito a melhorar seus trabalhos.

Assuma seu sonho, se você quer melhorar seus desenhos saia de vez da inércia e comece a desenhar AGORA! Não há desculpa para falta de tempo, na verdade não a desculpa para nada. Não é nada legal dizer que você tinha um sonho que não se realizou por motivo X ou Y a verdade é que seu sonho não se realizou pois você não assumiu ele de corpo e alma.

Assuma seu traço e seu nível, se você não está satisfeita com seus trabalhos tome logo uma atitude e comece a estudar de verdade, tempo sempre vai existir para quem quer realizar um sonho, acredite em mim. 

Por fim minha amiga e meu amigo, como eu sempre digo o caminho do artista mangaka não é fácil, e não é fácil nem aqui nem no Japão, então compartilhe suas duvidas, suas conquistas e suas frustrações, e assuma que você quer ser um bom desenhista e faça algo pelo seu traço.

Boa sorte com seus estudos e sempre que precisar podem me chamar aqui no blog ou no Twitter sempre que eu puder irei ajuda-las.

Até mais.



Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.