Como desenhar o corpo masculino e feminino parte 1

Como desenhar o corpo masculino e feminino 

parte 1



Eu acho


Atenção conteúdo recomendado a maiores de 16 anos, 
todos os assuntos aqui abordados tem como único objetivo o estudo da anatomia humana.



Yo Galera.

Lembre-se de visitar meu tapastic.

E então eu estava no meu Twitter vendo a galera reclamar muito que não conseguem desenhar homens, e eu olhei as postagens do blog e as matérias sobre como desenhar homens são as que tem mais visitas, então decidi falar um pouco mais sobre o assunto, então pegue seu sketchbook e vamos estudar um pouco.

O maior problema para as pessoas que começam a desenhar é que a maioria dos livros e sites voltados para este assunto apresentam mais estudos com modelos de mulheres do que de homens, isso acaba criando um vicio na pessoa fazendo que quando ela tenta desenhar um homem ele acaba ficando andrógeno, ou seja, sem um sexo definido.

Para evitar isso você precisa entender as diferenças mais drásticas entre os corpos, e eu não estou falando apenas de cintura, seios e ombros.

Sempre que temos um problema com desenhos precisamos ver a sua base, e a base é o esqueleto, em uma primeiro olhada percebemos a única diferença referente a altura, só que, há mulheres mais altas que homens e homens mais baixos que mulheres, então a altura não é e nunca será referência de diferença drástica entre os esqueletos. A verdadeira maior diferença está no osso da pelve conhecido popularmente como bacia. 


A  pelve feminina é mais larga para permitir o parto, por conta disso a mulher possui a cintura mais estreita e o quadril mais largo, isso modifica o desenho do corpo e mesmo que a sua personagem não tenha seios avantajados e seja um pouco mais gordinha desenha-lá com o quadril mais largo deixará o corpo dela mais feminino. Porém se você fizer isso em um personagem masculino terá problemas sérios para definir o sexo dele.

Mas não para por ai existem pontos mais sutis.

Neste esboço percebemos que ambos tem a mesma altura e a mesma largura de ombros, ou seja é sim possível uma mulher ter ombros largos e um homem ter ombros estreitos isso não é um ponto chave do corpo, os pontos chave são a cintura e a região da virilha.

O homem não tem cintura por conta do osso a pelve ser estreito, o corpo tem a cintura reta por mais bombado que o cara seja, isso só muda se o homem for gordo, mas vou falar sobre isso mais a frente.

Outra diferença é o espaço entre as penas que existe na região das genitálias, a mulher tem um espaço entre as pernas o homem não tem por motivos obvieis. 

Essas são as diferenças nos corpos, é claro que isso muda muito quando a pessoa está acima do peso e eu digo muito acima do peso, mas ainda assim há diferença entre os corpos.


Quando acima do peso o corpo se modifica, ainda assim há diferença que podem definir o sexo da personagem, os homens acumulam gordura na região da barriga, as mulheres acumulam gordura na região dos quadris, há também um aumento de tamanho em várias outras regiões do corpo.

Personagens gordinhos são raros, os desenhistas pouco estudam o corpo acima do peso o que acarreta em problemas futuros quando ele precisar ilustrar pessoas que estão acima do peso, e convenhamos, o corpo humano não tem um padrão acadêmico como é ilustrado em vários livros de estudo.

Usamos estes padrões para facilitar os estudos, afinal, se não houvesse uma forma de organizar a imensa quantidade de tipos físicos o estudo do corpo humano seria ainda mais complicado.

Um outro padrão que pode ser usado como base para seus estudos são os três tipos de corpos conhecidos como: 

Ectomorfo > pessoas que tem ossos finos e longos, possuem dificuldades em ganhar massa muscular e acumular gordura.

Mesomorfo > pessoas que tem densidade óssea e tem facilidade em ganhar massa muscular, o acumulo de gordura é intermediário. 

Endomorfo > pessoas com densidade óssea enorme e tem grande facilidade em acumular gordura corporal, em contrapartida possuem uma grande facilidade em ganhar massa muscular.


Neste caso essa ilustração mostra como são os três tipos de corpos para fisiculturistas.


E aqui os três tipos de corpos femininos, percebam que nesse caso as modelos não são fisiculturistas.

E por enquanto é só, se sobrar um tempo semana que vem eu continuo o assunto com vocês.

Até mais.

Share this

Related Posts

2 comentários

comentários
13 de maio de 2017 23:51 delete

Seu blog é muito bom! suas postagems me ajudam muoto e quase spre dou uma passadinha por aqui, pena q ele é pouco conhecido :(.
Ah vc tem algo sobre roupas e cabelos ? se tiver aki ou em outro lugar me passa o link

Reply
avatar
29 de maio de 2017 10:55 delete

Obrigado por compartilhar o conhecimento.

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.