Como desenhar mãos.

Como desenhar mãos.

Descomplicando o estudo de mãos.



E ai galera como vão?


Hoje vamos falar mais um pouco sobre mãos, um assunto que assusta muita gente e deixa a maioria dos estudantes frustrados.

Desenhar mãos não é fácil, mas não apenas pela complexidade envolvidas nas partes de se desenhar os dedos a palma e o punho, o maior problema é que nos falamos mais com as mãos do que com a boca.

O que quero dizer é que as mãos fazem parte da expressão corporal isso é óbvio o problema acontece quando os estudantes se focam mais em fazer dedos delicados e mão perfeitas e esquecem do gestual das mãos.

Como podem ver o assunto é complicado e por isso mesmo eu vou descomplicar isso para vocês então vamos começar, antes eu recomendaria a leitura do livro "Drawing dynamic hands" do Burne Hogarth infelizmente não há tradução para esse livro.

Para explicar esse assunto vou usar um meme bacana do John Travolta de referêrncia.


A ideia não é apenas por ser uma imagem engraçada mas pelo fato dela transmitir uma mensagem mesmo sem texto. Esse é o ponto do gestual passar a mensagem através do gesto e nada mais.


Continuando.

O primeiro passo como eu disse na matéria sobre como desenhar a expressão corporal é observar o modelo antes de sair desenhando, a observação é um ponto muito importante e demora um certo tempo para perceber a diferença entre observar e apenas enxergar.

Extraindo o gestual da cena teríamos o seguinte desenho.

Lembre-se que o gestual é o desenho mais simples que representa o movimento do personagem.

A partir do gestual começamos a aplicar nossos conhecimentos em proporção e anatomia.

Nessa parte já colocamos o volume e acertamos as proporção, também colocamos alguns objetos importantes.

O problema de desenhar a mão é que muitas pessoas focam toda sua atenção para elas, mas a verdade é que as mãos fazem parte de um todo, antes de desenhar as mãos do seu personagem analise bem se a postura e o gesto dele estão passando a mensagem que você deseja transmitir, caso contrario mesmo que você saiba desenhar super bem a anatomia das mão elas vão ficar estranhas.


Nossa mão tem infinitos movimentos e ela pode se "moldar" e muitos formatos diferentes, como no exemplo acima vemos que a palma da mão é mais complexa de ser desenhada do que a mão fechada, então vamos descomplicar essa parte.

O que tona nossa mão complicada é o fato dela ser feita de muitas partes que enxergamos como um todo, a partir do momento que você consegue entender cada parte da mão ela se torna mais simples. 

Então vamos a explicação da imagem.
  1. A palma da mão se liga ao punho pelos ossos do antebraço, o osso ligado na mesma posição do dedo polegar é o rádio o osso mais curto do antebraço, e o  osso ligado na direção do dedo mindinho é o cúbito ou ulna o osso mais longo do antebraço, é importante saber disso pois o dedo mindinho está sempre na direção do cotovelo. 
  2. A palma da mão tem mais ou menos a proporção do dedo do meio (ou dedo médio) sabendo que a mão aberta tem a proporção de uma cabeça.
  3. Os dedos são feitos de 3 partes expostas fora da palma da mão, desenhar essas 3 partes facilita a ideia de movimento do dedo.
Explicando um pouco mais.

A palma da mão pode ser simplificada dessa forma, isso vale para desenhar ela de frente ou de costas o importante aqui são os pontos destacados em azul, veja que há dois círculos e um  triangulo, esses dois círculos não são do mesmo tamanho, perceba que o que será o polegar é maior e sai da linha do punho fazendo uma curva mais acentuada, já o circulo que aponta para o dedo mindinho tem uma curva mais sutil ligada ao punho.

Perceba também que o triangulo na parte interna aponta para o centro da mão e suas outras vértices apontam para o inicio do dedo indicador e para o dedo mindinho, sabendo onde ficam esses dois dedos fica óbvio encontrar o dedo anelar e o dedo médio.

Voltando ao desenho do John.


Neste momento eu não me preocupo muito em fazer um traço bonito e correto o que mais importa é saber a localização dos dedos e o movimento das mãos, o movimento do corpo também é extremamente importante, o próximo passo seria a filtragem destes rabiscos. Antes percebam que eu não desenhei os dedos como um objeto interiço, eu desenhei parte por parte de cada um deles. 


Nesta última imagem já temos um desenho satisfatório, mas ainda não finalizado ainda há muito para trabalhar o mais importante é que já acertamos o gestual da cena, os pequenos detalhes são acertados conforme a arte final vai caminhando, é claro que se eu fosse fazer isso aqui entraria em outro assunto que não vem ao caso no momento.

Finalizando.

Você não vai aprender a desenhar mãos de um dia para o outro, mãos são um dos detalhes mais importantes do gestual e precisam de muita atenção para fazer parte de toda a expressão que você quer transmitir para o espectador.

Nãos saia apenas desenhando as mãos como um louco, ao invés disso tente entender sua mecânica e sua dinâmica, entender o que estamos desenhando pode ser melhor do que sair fazendo releituras a torto e direito.

E por último tenha paciência, você não está sozinho nessa, todos os estudantes de desenho passaram aperto para desenhar mãos.


Então galera é isso ai espero ter ajudado vocês qualquer duvida ou sugestão é só usar os comentários.

Até mais.

Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.