Como publicar seu mangá!

Como publicar seu mangá!


Digitalmente. 

E também sobre lugares a serem evitados.


Já passou no meu Tapastic? É de graça e sua visita me ajuda muito!


E ai galera como vão?

Eu estou na correria com o prazo do SMA ficando cada vez mais curto, mas o trabalho vai sair com toda certeza e depois irei postar ele no Tapastic.

Alias vamos falar sobre essa e outras plataformas de lançamento das suas historias.

Vamos falar sobre o tapastic.com

Pra quem não conhece, o Tapastic é um site/app onde você pode publicar suas historias em quadrinhos, lá tem muitas coisas famosas e muitas outras desconhecidas é um bom lugar para passar o tempo. O melhor de tudo o Tapastic paga pra você por publicar suas HQs (leia as regras deles sobre os pagamentos https://tapastic.com/faq#what-is-the-ad-revenue-program). Não pense que você vai ficar rico do dia pra noite você tem que trabalhar muito e conseguir uma grande quantidade de leitores para conseguir alguns trocados, o bom de tudo isso é que mesmo que você comece ganhando pouco esse pequeno lucro vai te manter animado.

Mas preste atenção. O Tapastic é um site em inglês então tenha em mente que suas HQs terão de ser em Inglês se você quiser alcançar um grande publico.

O que eu achei mais atrativo no Tapastic é que tudo é bem intuitivo, as postagens são fáceis de fazer e todas as especificações das imagens estão bem descritas no site, a comunidade também é bem receptiva e fazem perguntas e comentários legais sobre seus trabalhos.

Então se você já tem uma historia em mãos e está esperando uma oportunidade para lança-la ao mundo pare de esperar e crie uma conta no Tapastic agora!

Agora vamos falar de outra plataforma de lançamento de HQ o MediBang! 



O MediBang é um site de lançamento de ilustrações e HQs e tem um outro enorme atrativo. O principal ponto do MediBang é que ele é uma ferramenta de ilustração, o MediBang Paint é uma das melhores ferramentas de desenho por ser gratuita e oferecer muitos recursos como por exemplo uma nuvem de dados free, poder upar seus trabalhos para o site direto do programa, entre outros.

O MediBang Paint está em português ( outra vantagem ) mas o site não, o site possui 8 opções de idiomas e o maior agravante é que a maioria das postagens é em japonês, então se você não manja muito do 日本語  você terá um pouco de dificuldade para conseguir seguidores e leitores.

Eu recomendo muito o uso desta ferramenta, é com ela que eu edito minhas paginas de HQ, então não perca tempo, crie uma conta no MediBang e comece a estudar 日本語 o quanto antes.

https://medibang.com/ << aqui o site deles.

Existem outras muitas formas de publicar seu mangá pela web, essas duas são as melhores que eu conheço e que eu uso, o pixiv também é um ótimo site, o maior problema dele é estar todo em japonês então não vou falar muito sobre ele.

E agora eu irei falar ONDE NÃO publicar suas HQs.


O caminho a ser evitado por aqueles que querem publicar suas historias. 


Primeiramente saibam que o que vou falar por aqui é por experiencia própria, as vezes a sua experiencia foi diferente da minha e por conta disso você vai discordar de alguns pontos, enfim a opinião de cada um de nos é feita por nossos caminhos e decisões.  Escolham seus caminhos e tomem as suas decisões sempre por conta própria!

Vamos começar falando de sites furados onde publicar sua HQ só vai gerar dor de cabeça e problemas.

Facebook, um oásis para poucos cercado de um deserto de ignorância.

Esqueça o Facebook, esse site não serve para publicar HQs e nada do tipo, sei que muitas pessoas publicam suas HQs por lá, mas acreditem em mim 99% dessas pessoas não começaram diretamente no Facebook, muitas delas começaram postando seus trabalhos no Tumblr ou em outros sites que tem um publico mais direcionado a este assunto.

A não ser que você tenha uma gigantesca comunidade de seguidores e uma boa grana pra investir na publicidade do Facebook você terá uma pequena chance de recuperar o investimento, mas as dores de cabeça causadas pela comunidade desse site não compensaram o trabalho. Você ficará desanimado com a quantidade de comentários fecais e com o pouco retorno positivo do seu trabalho.

Dica, passe longe dessa rede social.



Segundo site furado para postar seus trabalhos: 

Deviantart, um céu com uma arco iris feitos de Sonics e My Little Poneys sustentada por um solo de fandons.

Fuja dessa merda, esse site não presta a não ser que você faça muitas "Original Characters" do Sonic ou muitas ilustrações de My Little Poney. Todos sem exceção que alcançaram uma grande comunidade de seguidores no Deviantart usaram da técnica do fanart/fandom.

Se você tem um traço bom talvez você possa até investir um pouco do seu tempo fazendo muitos fanarts da moda,você terá que ficar ligado em tudo que está no sendo assunto no momento e investir horas do seu trabalho fazendo vários fanarts.

Se você pensa que terá uma mínima chance de conseguir alguns seguidores com seu trabalho independente e autoral no Deviantart eu gostaria de dizer que todo dia 25 de dezembro um senhor bondoso entrega presente para todas as crianças do mundo na velocidade da luz. 

O Deviantart já vem morrendo há um bom tempo e não é de hoje que muitos ilustradores estão fugindo de lá, alguns se mantem firme por conseguirem uma grande quantidade de seguidores, mas esse fator só acontece se você pegar carona nas costas de alguma coisa que já está fazendo sucesso como eu disse antes.

Dica: 

Você pode até se arriscar no Deviantart por ser um site ainda bem frequentado e visitado, mas tenha em mente que você já terá de ser um cara com certa fama para conseguir alguma coisa por lá, subir na vida pelo Deviantart é mais impossível do que provável.


Finalizando.

Tapastic, MediBang, Pixvi, Tumblr, são ótimos sites para publicar seus trabalhos estes lugares podem não ter a mesma quantidade de publico que o Facebook, mas o publico é mais receptivo e vai te ajudar muito mais.

Estes sites foram feitos para esse tipo de publico, em exceção o Tumblr, mesmo assim o Tumblr ainda é um lugar com um bom publico para esse tipo de material.

Outros sites servem mais para a divulgação do que para a publicação e este é o erro das pessoas. 

Facebook pode ser uma boa plataforma de publicidade para seu produto, mas tenha em mente que publicidade é algo totalmente diferente de arte.

É sempre bom saber qual o publico que frequenta esse e aquele site antes de sair publicando seu trabalho, isso vai te poupar de muitos problemas e chateações.

E por enquanto é isso pessoal a gente se vê em uma nova publicação assim que eu tiver um tempo sobrando



Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.