Como desenhar a expressão corporal.

Como desenhar 

a expressão corporal.


E como de costume mais algumas dicas.

Atenção matéria recomendada para maiores de 16 anos,
 todo o conteúdo dessa publicação tem como único objetivo a educação 
e o aprendizado sobre a anatomia humana.


E ai galera como vão?

Então, mesmo com todo o trabalho aqui finalmente estou conseguindo retomar a regularidade das postagens e hoje irei falar de um assunto de grande importância que é negligenciado pela maioria dos estudantes de desenho.

Muitas pessoas deixam de estudar o gestual e começam a estudar a anatomia, isso não é errado, mas os dois assuntos deveriam ser estudados juntos e não separados, o nosso corpo fala muito mais que nossa boca e todos nos sabemos disso, a expressão corporal dá movimento a imagem e representa melhor o nosso storytelling.

Sem o gestual nosso desenho fica parecendo uma placa de papelão.

Então vamos lá, vamos começar a estudar o gestual.



O gestual é um desenho "simples" como demostrado acima, a ideia do gestual é capturar o movimento do corpo deixando de lado todos os detalhes de volume e anatomia, a única coisa que você deve se preocupar é entender o movimento do corpo.

Vamos a outro exemplo.

Imagem retirada do SketchDaily, depois eu falo mais sobre esse site.

A primeira ideia que vem na sua cabeça ao ver um modelo vivo é:

Desenhar a cabeça com um circulo perfeitamente redondo.
Contar as cabeças para marcar as proporções.
Encontrar as articulações e montar o esqueleto primário.
Começar a esboçar a anatomia.
Errar tudo.
Começar de novo.
Desenhar a cabeça com um circulo perfeitamente redondo.
Contar as cabeças.
Errar.
Começar de novo.

E assim por diante.

Esse é o processo que nos vemos em muitas revistas e sites que falam sobre o assunto, mas a verdade é que o gestual é um assunto totalmente diferente disso. E a melhor parte é que ele evita o retrabalho, assim seu desenho sai mais rápido e você tem menos problemas com a frustração de ter que ficar redesenhando os mesmos erros.

No gestual não devemos nos preocupar com detalhes como eu disse antes, o importante é capturar o movimento da personagem.



Aqui as duas imagens, ao lado temos o gestual que é a captura mais simples do movimento da personagem, existem alguns pontos importantes sobre o gestual.

Primeiro ele tem de ser rápido, você tem de ser capaz de fazer um gestual em menos de 30 segundos.

O gestual precisa ser simples mas dinâmico e expressar o movimento.

Para tanto você precisa exagerar o movimento e não copiar exatamente o movimento do modelo.

As proporções são importantes, mas o movimento é muito mais importante sempre tenha isso em mente.

Vamos a mais um exemplo.



Neste caso parece que não temos movimento pois a modelo está em uma pose parada, mas ainda assim temos a expressão corporal que é um movimento sutil, esses movimentos sutis que são os pontos chaves para se fazer uma ilustração de sucesso, capturar a emoção do corpo com poucos traços é algo complicado que demora um tempo para aprender, portanto você DEVE estudar o gestual todos os dias, isso mesmo todos os dias sem interrupção. 

Percebam que no gestual ao lado eu exagerei um pouco algumas linhas e há outro detalhe importante sobre o gestual.



O gestual não é o contorno do corpo da modelo, e nem adianta tentar fazer como a imagem do lado, colocar a foto por baixo e desenhar por cima é extremamente errado, o movimento não é capturado dessa forma e lembre-se de algo importante.

TRACING É COISA DE NOOB LIXO!

Então com devo estudar o gestual?

Vamos falar sobre isso depois dos comerciais.

Como estudar o gestual.


É necessário entender que o gestual é a parte mais importante da ilustração, portanto esqueça todos os outros detalhes, por isso mesmo o gestual se parece com um hominho palito.

Para estudar o gestual ou gesture você não pode se basear em outro desenho de outro artista ou em algum modelo 3D isso vai confundir sua cabeça, o mais correto é usar modelos reais para estudar esse assunto, para tanto você pode usar sites ou visitar grupos de estudo de modelos vivos.

Um site bom é o DailySketch.

O bom dele é que dá para programar o tempo para cada imagem, tente desenhar em 30 segundos se estiver muito difícil tente aumentar um pouco tempo pra 1 minuto ou 2 minutos no máximo, e quando você estiver mais confiante comece a abaixar o tempo até chegar nos 30 segundos.

Lembre-se um bom desenho gestual é feito em poucos segundos, eu levo em torno de 5 a 10 segundos para fazer um gestual.

Pense que na vida real ninguém fica parado por muito tempo e você tem que capturar esse movimento das pessoas em poucos segundos.

http://reference.sketchdaily.net/pt/

Outro muito bom é o SenshiStock. Eu dou preferencia a este pois os modelos parecem mais naturais que no DailySketch porém não é possível programar o tempo para fazer os desenhos, então só use esse site quando você conseguir fazer seus gestuais em poucos segundos.

http://senshistock.deviantart.com/

Mas enfim Haw por que é errado se basear em outra ilustração? Existem muitos desenhos de referencia que são tão bons na internet.

Simples, quando você se baseia em outro desenho você está coletando os vícios do artista que fez a obra, para desenvolver o próprio estilo você deve se basear na realidade e não em outro artista.

Você até pode admirar a obra de alguém e colher o que cada artista tem de melhor, mas se você apenas se basear em outros artistas seu traço NUNCA irá evoluir.

Continuando os estudos vamos analisar a imagem a abaixo.


Ai temos uma imagem muito dinâmica, antes de sair rabiscando feito um doido preste atenção na imagem como um todo, esse é um dos processos para entender não apenas o gestual mas também o storytelling.

Antes de desenhar você deve entender as linhas de ação (eu que chamo assim viu não sei se algum outro artista chama dessa forma essas linhas mas enfim D: )

Linhas de ação seriam tipos de traço que mostram o movimento do modelo.

Se você leu SIKV é exatamente isso mesmo, esses traços são as linhas de movimento, o S é uma linha sinuosa que possui um movimento lento e equilibrado, o I é uma linha reta com energia e estática, o K seria uma linha de movimento que se quebra com baixa energia e equilíbrio e o V seria uma linha de movimento forte e abrupto, vamos encontrar essas linhas na fotografia acima.



Nessas imagens conseguimos encontrar estes traços, geralmente os movimentos apresentam mais de um desses traços, com o gestual pronto você tem mais ideia do que quer desenhar e só depois de encontrar o movimento você poderá iniciar o esboço com as proporções corretas, vamos continuar com essa ideia.

Obedecendo as linhas de movimento o esboço da ilustração aparece com mais facilidade, é claro que falta muita coisa para ser feita, prestem atenção é nessa parte que começamos a colocar mais detalhes e não na parte anterior, aqui já pensamos em volume anatomia e proporção, diferente da primeira parte onde temos o foco apenas em capturar o movimento.


Nessa imagem procuro as sombras e a luz da ilustração, bem a partir daqui o processo começa a ficar cada vez mais lento e detalhado, essa é a parte onde a gente já começa a ver o resultado esperado.

O que eu quero que vocês entendam é que este desenho partiu da base gestual. Sem o gestual não iriamos chegar a este ponto com o movimento correto, provavelmente o desenho estaria menos dinâmico e dramático.





O maior erro das pessoas que iniciam os estudos de desenho é que a maioria parte do terceiro exemplo negligenciando duas partes muito importantes que seriam: 

A observação do modelo real e a captura do movimento através do desenho gestual .

Quase todos os sites, revistas e livros não partem desses dois pontos, o que acaba prejudicando os estudos e os desenhos em alguma parte do seu processo de desenvolvimento do próprio estilo.

Bem agora que você sabe disso por que não começa a estudar desta forma?

Procure sites e imagens e principalmente saia a campo para observar as pessoas e faça o estudo do gestual sempre que possível.

Bem é isso galera a gente se vê na próxima semana se tudo der certo.

Até mais.


Share this

Related Posts

2 comentários

comentários
7 de setembro de 2016 15:35 delete

Excelente! Não é fácil encontrar um bom conteúdo sobre desenho gestual assim em português e pra quem não entende muito de inglês fica bem complicado. Tem um livro do Michael Hampton que fala sobre tudo isso, "Figure Drawing Design and Invention", mas, como na maioria das vezes, não tem uma versão em português ajsodja apesar disso venho tentado extrair alguma coisa do livro e esse post serviu como uma luva, obrigada!
Tenho estudado mas ainda tenho dificuldades ao identificar linhas de ação, aos poucos espero ir melhorando a a a a

Reply
avatar
7 de setembro de 2016 21:55 delete

Olá Scarlet, esse não é um problema isolado apenas com o estudo de desenho, é praticamente impossível encontrar algum livro que aborde assuntos didáticos em português que tenham conteúdo diferente daqueles que são ensinados nas escolas. O mais correto é aprender inglês e se possível japonês também. Eu fico feliz em poder ajudar com o que puder o gestual é um assunto longo e complexo apesar de ter uma execução simples, estamos ai para o que precisar se tiver alguma duvida é só perguntar. Até mais.

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.