Como organizar o seu dia de trabalho.

Como organizar

o seu dia de trabalho.



E aí galera como vão? Estão lendo Duality? Pra quem leu o cap.2 a cena acima deve lembrar alguma coisa não é mesmo?

Então hoje eu gostaria de terminar o post que fiz sobre Duality: Os Bastidores pt.1

Eu disse que iria explicar o porquê de não postar mais tutoriais sobre desenhos no blog e o motivo deve ser bem óbvio: 

Existe uma enorme quantidade de materiais na internet sobre o assunto, então para aprender a desenhar não é tão difícil, mas percebo que faltam muitas informações importantes que fazem parte do desenho porém são ignoradas por todos os outros tutores de arte.

Essas informações tratam sobre vários assuntos que, apesar de não parecer, estão ligados diretamente ao desenho em si.

Um destes assuntos é a Organização de Trabalho e do seu Tempo.

- Mas Haw, eu realmente gostava do seu método de ensino você não vai postar nenhum tutorial daqui pra frente?
-Então minha Amiga fã de Boku no Hero Academia, nada é certo, de momento não irei postar mais tutoriais.

Mas se você realmente quer aprender a desenhar não vai adiantar nada mergulhar nas profundezas de técnicas e tutoriais que existem na net. Você precisa aprender duas coisas para realmente se tornar um bom ilustrador/quadrinista/roteirista.

1. Estude todos os dias para aquilo que você almeja alcançar.
2. Organize seu tempo para não desanimar pelo caminho.

Então vamos começar as explicações.



Organizando seu Tempo.

Parte 1.

Quanto te pagam no fim do mês para te manter longe dos seus sonhos?

A primeira coisa a saber sobre organização de tempo é saber o que é prioridade e o que é procrastinação. A suas prioridades não podem ser alteradas, por exemplo:  

Eu trabalho fora de casa dois dias por semana, nestes dias eu tenho o compromisso com o meu trabalho pois outras pessoas além de mim contam comigo.

Fora isso nos outros dias eu estou "livre"

Isso não é uma realidade para todos, eu sei. Muitas pessoas trabalham todos os dias umas oito ou dez horas por dia. Mas possivelmente você não está feliz com esta situação e quer mudar de vida para ter mais tempo para fazer as coisas que gosta, esse tema levaria a outro assunto e de momento não vou aborda-lo aqui.  Mas se quer aprender a trabalhar menos e ganhar mais existem muitos livros e pessoas que podem lhe ensinar isso.

Então vamos abordar duas realidades de tempo:

  • Uma na qual a pessoa trabalha em um serviço normal de oito horas por dia.

  • E outro que ainda está em idade estudantil e tem tempo de sobra.

Nos dois casos é necessário ver a sua prioridade, não dá para deixar o emprego e mergulhar no mundo das ilustrações e quadrinhos primeiro que isso só vai te deixar mais frustrado ninguém fica rico com desenhos da noite pro dia, e também não dá pra largar a escola pensando que você vai ser um melhor desenhista do mundo fazendo isso.

Para quem trabalha, geralmente sobram quatro horas no dia para ela fazer algo, na maioria dos casos a pessoa chega em casa liga a TV e espera o sono chegar, quem faz isso não vai mudar de vida e ponto.

Se você tem quatro horas sobrando, use essas quatro horas como um investimento para mudar de vida, aproveite ela para estudar para aquilo que você realmente almeja alcançar, no caso aqui com toda a certeza você quer se tornar um ilustrador, quadrinista ou roteirista.

Então a sua organização de trabalho seria simples.

Oito horas de sono, oito de trabalho e quatro de estudo, ainda sobram mais quatro horas para você fazer o que você quiser.

Eu sei que muitos vão falar "a mas eu pego ônibus" ou "a eu tenho filhos" ou "eu faço faculdade". 

Sinceramente, se você é do tipo vitimista ilustração não é o seu ramo, todo ilustrador de sucesso é uma pessoa que se tornou protagonista da própria vida e não se deixa levar pelos problemas que surgem durante nossa caminhada. 

Todo ilustrador de sucesso arranja tempo para estudar, essas pessoas andam com seus cadernos e não perdem uma pequena oportunidade para aprimorar suas técnicas, pode perguntar para qualquer um deles, todos vão confirmar o que eu disse.

O caminho para quem estuda e trabalha é muito complicado eu sei, mas tenha certeza absoluta, se você lutar por aquilo que você realmente deseja ser não há, e repito, NÃO HÁ barreira alguma que possa te impedir!

Agora para quem ainda estuda ( e este é o caso da maioria do publico do blog ) você estão em um curto período da vida onde todos tem a oportunidade de estudar para levar uma vida da forma que sempre desejou.

Vamos supor que você entra na escola de manhã e sai a tarde, acredito que deva ser coisa de seis horas de estudo. Depois do horário normal da escola você tem o resto da tarde para estudar e até mesmo um período da noite.

Você meu amigo e amiga tem o que mais falta para aqueles que trabalham, vocês tem tempo de sobra para estudar e melhorar muito seus trabalhos.

Então vamos organizar o seu horário de estudo.


Parte 2.

Aproveite seu curto momento da adolescência para viver uma vida que sempre sonhou!

Vamos lá, você estudou a manhã toda e chegou em casa na hora do almoço, comeu até ficar triste e dormiu por uma hora ou duas, sentou na frente do PC para falar todo tipo de bobeira no Twitter e postar coisas inúteis no Facebug, depois disso percebeu que poderia desperdiçar mais tempo e entrou no LOLzin para jogar um pouco, quando você menos percebe são onze da noite e você vai dormir. 

Isso se repete todos os dias, e um dia acontece o pior de tudo:

Você se forma no colégio e vai fazer faculdade, continua na mesma rotina de sempre, entrando no PC, comendo, jogando, enfim.

Quando menos esperar a vida adulta bate na sua porta, e você se vê sem tempo para fazer as coisas que REALMENTE queria fazer da vida.

E então eu lhe passo uma musica do Pink Floyd para você pensar um pouco sobre este assunto.



Bem vindo a vida da maioria das pessoas. 

- Poxa vida.
- Sim poxa vida minha amiga fã de Toradora.

Primeiro de tudo, saiba que a procrastinação só vai te levar para o caminho da não realização de seus objetivos. E você é um mortal como qualquer um.

Se seu objetivo é ser um mangaka e quer trabalhar no Japão então aceite o fato de que isso não será fácil e se você não tomar uma atitude diante este objetivo nada vai mudar.

Organize seu tempo da maneira mais confortável e proveitosa possível, evitando a todo momento procrastinar.

Vamos a um exemplo.

Você estudou de manhã chegou em casa e comeu um pouco menos que de costume para não ficar com tanto sono, dormiu meia hora e acordou disposto.

Essa seria a sua prioridade, estudar, comer e descansar (e tomar um banho né, ninguém quer um ilustrador(a) fedido(a) por perto). Essa prioridade não da para mudar como eu disse mais acima.

Depois de cumprir sua prioridade você pode aproveitar para usar o PC para estudar, da sim para entrar no Twitter e no Facebug e usa-lós de maneira inteligente para aumentar seus conhecimentos.

Muitos artistas (assim como eu) tem redes sociais e usam elas para promover seus trabalhos (e não para promover piadinhas imbecis vindas diretas da terra do prassodia proibido) 


Vou acabar com seus sonhos e objetivos
fazendo você pensar que é legal por postar piadas sem graça nas redes sociais.
Prassodia Proibido 42:42



Siga pessoas que estão dispostas a passar conteúdo de qualidade, essas pessoas estão passando informação e extrema importância para você melhorar seu trabalho. Agradeça o trabalho delas sempre que puder isso deixa elas motivadas para passar mais conteúdo.

Fuja de grupos que postam muitos desenhos seguidos da frase "espero que gostem" ou "meus estudos de hoje da um like ai".

Estes grupos e pessoas não estão lhe passando nada de qualidade, só servem para promover o próprio ego e isso não vai ter levar a nada. Sem falar que você corre o risco de receber uma critica de "Zé Mané":

Zé Mané, segundo o dicionario do Haw é uma pessoa que quer causar em grupos, faz criticas e da opiniões nos desenhos de todo mundo, mas não evolui no próprio traço, ou seja, um Zé Mané.

Procure grupo que compartilhe vídeo aulas, tutoriais, e textos para estudos e que, de preferencia, seja moderado por um artista comprometido com os estudos. Este tipo de grupo está mais focado no objetivo e vai te ajudar muito no seu caminho.

Só de procurar esse tipo de conteúdo você estará estudando um pouco mais e procrastinando um pouco menos.

Depois de encontrar todo o conteúdo de estudo que você precisa está na hora de por a mão na massa, ou melhor na folha.

Agora chegou o momento de desenhar, desenhe e desenhe muito, todos os dias e a todo momento que for possível, seus desenhos não vão ficar bons da noite pro dia, demora muito para aprender um traço novo, demora muito mais tempo para criar um estilo próprio, mas não se preocupe você ainda é um(a) adolescente o tempo ainda é seu amigo.

- Haw espera, eu já faço isso há um tempo, comecei a estudar com quatorze anos e agora estou com dezessete, mas não vejo uma grande evolução no meu traço.
- Muita calma minha amiga fã de Vagabond. E também meus parabéns por ter chegado tão longe!


Pate 3.

A bifurcação do auto didata.

Se você está lendo este blog com toda certeza você é um(a) auto didata, ou seja estuda por conta própria.

Eu sou um auto didata e chegou um momento que meu traço não ia para frente ou para trás, neste momento me vi em um caminho bifurcado. Em um eu poderia seguir sozinho, o outro eu poderia encontrar um tutor.

Escolhi por encontrar um tutor, e isso foi uma ótima escolha, eu tive a sorte de encontrar um tutor que estudou na Itália e em New York e estava totalmente comprometido em passar seus conhecimentos.

Ao procurar um tutor procure por aquele que está disponível a solucionar suas duvidas e que não está preso a uma rotina de ensino como passar folhas para você ir copiando, as vezes é melhor ir a uma aula  só ouvir o que o tutor tem a dizer do que ficar lá desenhando copias de livros de desenho.

Chegar na bifurcação é um enorme passo na sua vida de desenhista, é um momento de descoberta do próprio traço, e onde você começa de verdade a entender o que é criticar e admirar uma arte. E isso ninguém pode lhe ensinar melhor do que você mesmo.

Bem então voltamos a organização do seu dia de trabalho.

Você finalmente conseguiu se organizar e aprendeu que o computador é uma ferramenta de aprendizado sem limites, conseguiu organizar suas prioridades e seu tempo de estudo está tomando mais tempo do que a sua procrastinação, meus parabéns agora vou te falar como você pode usar esse tempo de lazer para aprender mais ainda.

Vamos supor que sua organização de trabalho agora seja: 

oito horas de prioridade, oito de estudo e quatro de lazer.

Essas quatro horas de lazer podem te ajudar a aprender que estudar também é algo divertido de se fazer.

Tente levar seu estudo para o ambiente de lazer, vamos supor que você gosta muito de algum game. Ao invés de apenas jogar preste atenção nos detalhes do trabalho gráfico, descubra como foi feito o roteiro da historia do jogo, como os personagens foram elaborados e etc. O jogo vai ficar mais interessante do que antes e você vai estar estudando e se divertindo ao mesmo tempo.

E então o seu tempo passa ser:

Oito horas de prioridade, e muitas horas de estudo.

O estudo acaba se tornando parte da sua vida e até mesmo durante o sono sua cabeça continua trabalhando para melhorar seus conhecimentos. Muitas vezes durante meu sono eu acordo com alguma ideia para uma historia. 

Este é o segredo para ser um bom ilustrador; estar em constante oportunidade de melhorar seu trabalho.

Se você chegou até aqui meus parabéns por estar lendo a tanto tempo, agora como bônus e para recompensar sua leitura vou ensinar como organizar o seu tempo de trabalho na execução de um ou vários projetos.



Parte 4.

Executando um projeto de forma inteligente.

Você já passou por todas as etapas de estudo e agora está seguro para começar a fazer seus projetos, meus parabéns você está a alguns passos para tornar seu sonho realidade.

Mas ainda assim não é um caminho fácil.

A organização de um projeto é a separação das prioridades que vão levar a execução do mesmo. Vou dar um exemplo na qual você quer fazer uma historia em quadrinhos.

Primeiro saiba que você precisa seguir alguns passos para fazer uma HQ.

Criar o roteiro, criar o storyboard, e executar o projeto.

Aqui eu coloquei três pontos principais para a criação da HQ que podem ser subdividos em várias outras partes, você tem que entender que a HQ é o objetivo final e você terá que conhecer os seus limites para saber se pode ou não dar continuidade ao projeto antes mesmo de começa-lo.

O primeiro limite a ser imposto é o prazo de entrega, todas as empresas trabalham com prazos e você é a sua própria empresa neste momento. Sem prazos nós entramos na espiral da procrastinação e o projeto nunca será finalizado.

Vamos supor que você tem um roteiro pronto com o storyboard já feito e que tudo isso resulta em 20 paginas de HQ, você já sabe que demora cerca de cinco horas para fazer uma pagina completa, incluindo esboço, arte final e limpeza.

20 paginas vezes 5 horas de trabalho vão resultar em 100 horas de trabalho.

- Cem horas de trabalho é muito tempo meu deus eu nunca vou fazer isso.
- Verdade, mas bem que você tem duzentas horas jogadas em Final Fantasy não é mesmo meu amigo?

Como podemos passar tantas horas procrastinando e não podemos dedicar esse mesmo tempo para a realização de um objetivo, é ilógico não é mesmo? 

Bem voltando ao assunto, você sabe que vai precisar de 100 horas de trabalho para fazer a HQ e que não seria possível fazer ela em menos de uma semana, então coloque um prazo maior coisa de trinta dias corridos. 

100 horas dividas por 30 dias da algo em torno de três horas e meia por dia. 

Agora ficou mais simples dar continuidade ao trabalho, mas vamos melhorar esse prazo, ao invés de pensar em horas trabalhadas vamos pensar em entrega de paginas, vamos supor que você queira fazer pelo menos 5 paginas por semana em 4 semanas o trabalho estaria pronto e você teria alguns dias de folga para fugir do trabalho ao invés de trabalhar todos os dias por 3 horas.

A organização do tempo depende muito de você, mas o importante é colocar um prazo e que ele seja bem realista. 

Ao terminar o primeiro projeto de 20 paginas você vai perceber que é capas de fazer mais projetos ao mesmo tempo e que não é tão complicado assim fazer uma HQ curta.

Lembre-se sempre de respeitar seus limites, não dá para fazer uma HQ bem ilustrada e com desenhos super elaborados em um prazo tão curto se você ainda não domina bem seu traço e sua técnica. Seja sempre realista.

Por hora deixo o desafio lançado para você leitor que chegou até aqui, faça a sua HQ de 20 paginas em um mês e me mande seus resultados, posso até mesmo disponibilizar o espaço do blog para postar o seu trabalho e se me permitir posso dar um respaldo técnico sobre a execução do trabalho, só depende de você.

Agora vamos supor que você seja super criativo e inventa historias com tudo o que vê pela frente, essa habilidade é uma faca de dois gumes e percebo que muitas pessoas passam por esse problema, eu sou um deles e vou explicar para vocês como fazer para trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo.


 
Parte 4.

Aprendendo a dizer não para si mesmo.

Muitas vezes encontro com amigos que são escritores e quadrinistas e ficamos horas trocando ideias sobre universos paralelos e personagens interessantes, o que ocorre é que existe uma grande criatividade vezes pouca execução.

Uma grande criatividade nunca jamais deve ser censurada, mas ela atrapalha e muito a execução de projetos, então haverá momentos em que você vai ter que dizer para si mesmo " Não, ainda não é momento para essa historia, vou guardar-la para outra oportunidade. "

Se eu fosse contabilizar as historias que eu tenho seria algo em torno de mais de cem, colocar todas elas em execução ao mesmo tempo é impossível e corro o risco de morrer e leva-las comigo.

Afim de evitar isso aprendi a selecionar melhor minhas ideias e executa-las ao mesmo tempo.

Por exemplo; ao mesmo tempo em que fiz Scrap Heart estava escrevendo Duality e ainda tinha tempo para projetar um outro livro de contos. Me surgiram mais ideias e eu as anotei, mas tive a convicção que só iria colocar outro projeto em execução assim que Scrap Heart estivesse terminado, e assim foi.

Você pode fazer essa organização da seguinte forma.

1. Dentre todas as suas ideias selecione a de mais fácil execução como a de prioridade de curto prazo.

2. Escola uma ideia que tenha médio prazo para fazer nos intervalos da execução do projeto de curto prazo.

3. Deixe as ideias mais elaboradas, que irão tomar mais tempo, para serem feitas aos poucos.

4. Se novas ideias surgirem anote-as, mas não execute elas antes de terminar o item numero 1.

Essa organização que eu chamo de "Passo de Valsa" é muito vantajosa pois te mantém trabalhando todos os dias. E os projetos vão sendo concluídos como em uma esteira de produção industrial.

Quando fazemos um único projeto tendemos a enjoar do tema logo no quarto ou quinto dia, e queremos partir para outro projeto deixando este primeiro de lado, o que acontece no final da historia é um acumulo de trabalhos largados pela metade. 

- Isso acontece comigo sempre.
- Isso acontecia comigo também minha amiga fã da Pixar.

Só aprendi que poderia continuar um projeto se estivesse fazendo outro ao mesmo tempo quando olhei para meus desenhos e vi vários e vários projetos largados de lado, pensei onde estava errando e a resposta foi simples: 

Eu ficava entendiado com o trabalho, e o tédio vinha por conta da rotina de fazer sempre o mesmo projeto.

Portanto pensei em mudar minha estrategia e comecei a fazer vários projetos ao mesmo tempo. Por muitas vezes eu estava fazendo o Scrap Heart e já estava de saco cheio de desenhar o barracão que aparece em vários quadrinhos, quando isso acontecia eu ia para o PC escrever o Duality ou me dedicava em algum desenho para outro projeto.

Se você passa pelo mesmo problema tente aplicar o "Passo de Valsa" e me conte como foi sua experiencia.

E lembre-se do mais importante sobre tudo isso; não desperdice suas ideias! Sempre anote elas e veja onde pode encaixa-las nos quatro passos apos terminar o primeiro passo, dar prioridade para as ideias vai manter você trabalhando e isso é o mais importante.

E agora por último bônus para você que chegou até aqui vou falar sobre a última parte da organização do seu dia de trabalho



Parte 5.

Se mantendo no caminho da realização.

Para você que chegou até aqui meus parabéns, diferente de muitos que desistiram no meio do texto você tem a convicção daquilo que realmente deseja para sua vida e por este motivo vou agradecer todo seu empenho lhe ensinando como se manter no caminho da realização dos seus sonhos.

Fazer algo na vida seja o que for depende unicamente de você. Para ser um ilustrador de sucesso muitos momentos de paciência e superação vão ser exigidos de você durante a sua vida, muitos vão desistindo pelo caminho e somente aqueles que realmente desejam de verdade alcançar seus objetivos vão chegar la na frente e vão perceber o que muitos nunca irão nem imaginar o que existe além da realização.

Sim existe um caminho além da realização de um sonho e este sentimento é algo muito bom, se chama orgulho de si mesmo. Não é aquele orgulho baixo que tantos almejam em redes sociais eu estou dizendo um orgulho contagioso que você quer que outras pessoas também sintam, este orgulho de ter realizado um sonho vai fazer você querer continuar no caminho para realizar outros sonhos.

Mas você nunca vai entender o que eu estou dizendo se você parar pelo caminho, portanto estou lançando o desafio aqui no blog.

Para mostrar para vocês o quão bom pode ser o sentimento da realização de um projeto eu estou abrindo o blog para postar seus trabalhos, a regra para isso é simples, faça seu trabalho e me envie por e-mail. Nada mais.

Eu irei postar ele aqui no blog para você e irei mandar uma avaliação do seu trabalho por e-mail. Não se preocupe não vou deixar a critica para o publico ver eu quero que apenas você saiba onde deve melhorar seu trabalho, o que vou deixar para o publico ver é uma descrição de como você foi capaz de chegar a este pequeno passo rumo ao seu sucesso infinito.

Pense que postar sua historia aqui no blog seria como subir uma escada e que este é seu primeiro degrau. O que está esperando para começar a subir?

Então vamos lá!

A todos que chegaram até aqui meus parabéns novamente e mãos as folhas. Estudem, criem e me mandem suas historias, estou ansioso para posta-las aqui no blog.

Por hora eu me despeso de todos você eu tenho meus outros projetos para serem feitos.

Até mais galera e continuem apenas isso continuem!











Share this

Related Posts

3 comentários

comentários
25 de abril de 2016 09:00 delete

Sei que já estou enchendo o saco já kkk mas tudo bem, estou no segundo grupo (idade escolar) tenho quase 13 anos e amo (AMO) desenhar, tudo bem que não sou lá essas coisas mas tô tentando, e realmente a minha rotina a um tempo atrás era: Levanta, escola, almoço, dorme até 3 da tarde, joga alguns jogos aleatórios, lição de casa se tiver, quando vejo já são 20 horas, janta, TENTO desenhar (não consigo desenhar sem tempo :( ) e durmo, mas agora tô tentando me organizar mais, agora seu post só me ajudou ^^ (Sim, essa cena me lembrou algo sim, e muito kkkk) ansiosa pro começo do mês (3° Ep (k) Yep!!)

Reply
avatar
25 de abril de 2016 16:08 delete

Madu não se preocupe com a quantidade de comentários que você manda, este blog foi criado com a meta de fazer as pessoas se envolverem com o assunto e discutirem ele em aberto, seja sempre bem vinda para compartilhar suas ideias.
Você ainda tem um longo caminho pela frente, se organizar é só o primeiro passo, continue assim e não desista nos primeiros obstaculos que forem surgindo pela frente, e tenha sempre em mente o que você realmente deseja fazer isso é o mais importante.
Quanto ao capitulo 3. Já andei corrigindo ele e logo vou mandar para minha Beta Reader para ela corrigir, então acredito que na primeira semana ele já estará pronto (n.n)V
Até mais e obrigado pelo comentário o/

Reply
avatar
25 de abril de 2016 17:56 delete

Eu tento as vezes escrever uma história ou outra, mas me acontece o que foi citado no seu post, tenho excesso de criatividade kkkk, começo uma história, no começo acho que está boa e vou mudando algumas coisas quando termino um episódio, mas depois começo a enjoar de escrever sobre a mesma coisa todos os dias, tem dia que tento escrever até três episódios mas acabo postando um ou dois, no final acaba que começo dez projetos e acabo terminando dois (se eu terminar) eu realmente não consigo escrever histórias curtas, quando vejo um episódio já está com 400 palavras, eu costumava a postar no Social Spirit (será q posso citar sites? hihi ) quando você posta um episódio ele marca quantas palavras tem cada e as vezes eu me surpreendia com a quantidade kkkk, acabou que, sempre que escrevo eu uso o bloco de notas do pc depois eu salvo em uma pasta separada pra cada história, mas acabei excluindo as que eu já tinha postado naquele site por achar que não estava bom o suficiente ou achar que o tema é bobo pra virar uma história, isso porque já cheguei ao ponto de criar uma história sobre MLP e cheguei a criar três OC's kkkkkkkkk mas isso foi a primeira que postei no Spirit eu acabei fazendo essa história por causa da minha amiga que é fã de MLP e EG mas eu particularmente só acho o estilo do desenho fofo mas acho as EG meio estranhas (slá, pode ser pelo fato delas serem multicoloridas, o que foge e muito da realidade, imagina estar andando pela rua e encontrar uma pessoa verde? roxa? kkkkkk vou achar que estou maluca) mas mesmo assim não excluo as q já salvei, seus posts me ajudam bastante :-d

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.