Como fazer um Storyboard: Uma boa história e um traço... parte 2

Como fazer um Storyboard: Um boa história e um traço...




E ai galera tudo na paz?

Bora continuar os estudos da matéria passada? Aqui está o link dela > Como fazer um storyboard parte 1.


Bem pra quem não se relembra e tá com um pouco de preguiça de ler a matéria passada eu estava mostrando o processo de criação de um storyboard. Se você não ler a matéria passada vai ficar perdido no assunto dessa matéria.

Eu inventei uma historia de mais ou menos 18 paginas.

A historia era sobre um construtor de robôs que encontra uma androide no lixão.

Como eu disse antes o Storyboard serve para você andar rápido com as suas ideias portanto os desenhos não vão ficar aquela coisa maravilhosa, mas devem passar a ideia do que você vai desenhar.

Explicando melhor esse processo criação vamos pensar que a criação da historia anda numa velocidade muito mais rápida do que nosso processo de desenho, então o desenho atrasa o processo de criação. Ai que tudo começa a desandar, com um processo atrasando o outro o único destino desta historia toda a é a frustração.

A prioridade nessa parte é toda da criação, o desenho não pode passar na frente dela, o registro das iamgens e dos quadros deve ser feitos de maneira tosca e deixar a imaginação livre para pensar na continuidade da historia.

Como eu disse na matéria passada deixa a imaginação tão livre não é bom, por isso lembre-se de colocar um limites de paginas para deixar a sua historia mais atrativa.

Então vamos ao board do Construtor de Robôs.

Os dois personagens.





Aqui as quatro primeiras paginas, nessas eu apresento o construtor e o momento que ele encontra a androide no lixão. Perceba que o desenho é tosco e vai ficar pior, conforme sua imaginação vai trabalhando ela exige mais velocidade das suas mãos e como sabemos velocidade e qualidade não andam juntas.

-  Poxa Haw eu entendo a intensão, mas tá bem difícil de entender as cenas.
- Então nos temos um problema aqui que eu irei explicar em seguida minha amiga fã de Doramas.

Você pode trabalhar sozinho e entender o seu board sem nenhum problema, se você trabalha em conjunto é melhor caprichar mais no board. Um metodo legal é fazer todo o esboço como eu fiz acima e depois de pronto preparar um board que vai ser entregue a equipe, esse board contem mais informações e desenhos um pouco mais bem feitos, ainda não é o trabalho final mas vai facilitar a vida das outras pessoas envolvidas na criação.

Continuando.







Aqui nessas quatro paginas o construtor aparece resgatado a androide e reconstruindo ela. Veja que os desenhos viraram uns homens palito, a coisa vai piorando.





Nessas outras paginas o construtor consegue arrumar a androide e chama ela para ajudar na construção do robô gigante pra dominar a cidade vizinha, a continuação da cena é a rotina dos dois buscando materiais no lixão.





Nessas paginas a rotina dos dois continua, o construtor começa a envelhecer e por fim fica doente e a androide leva ele para o hospital.





Por fim o construtor morre, a androide fica sozinha e volta para o galpão, lá ela decide continuar construindo o robô gigante por conta própria. No fim ela faz o rosto do robô gigante semelhante ao do construtor e fica junto com ele na última pagina olhando para o lixão.

Fim.

- Eu não to chorando isso é suor meus olhos estão suando.
- Rela eu também to suando aqui  T_T.

Bobeiras a parte aqui a historia se encaixou no limite de  20 paginas que eu tinha estipulado e com aquela matemática da matéria passada  >

"Para isso podemos fazer uma equação simples definindo o numero de ações principais vezes o numero de folhas que você vai desenhar, se essas ações são complexas demais e precisam de uma subdivisão você pode trabalhar com plots e meta plots.

Plots são ações principais por exemplo ação 1, 4 e 7. Os meta plot seriam as ações entre as ações importantes1 2 3 4 5 6 os metas seriam as ações 2, 3, 5, e 6.

Aplicando isso em um roteiro simples seria assim.

1. Ele acorda atrasado.

2.  Sem tempo ele  se veste rápido  e sai do apartamento.
3.  Ele entra no elevador.

4 . No terceiro andar uma mulher entra no elevador junto com um cachorro.

5. Eles se cumprimentam.
6. Os dois descem do elevador e vão para o saguão do prédio.

7. O cachorro escapa e o homem tenta ajudar a mulher a pegar ele de volta.
Aqui de forma resumida podemos ver as 7 ações que ditam uma parte do que vai acontecer nesta historia. Cada ação pode levar algumas páginas, se por exemplo eu definir que cada plot e meta plot vai levar 3 folhas então eu terei 21 folhas para desenhar."

< Eu consegui encaixar cada ação da historia.

Com esse método de criação você vai conseguir fazer os storyboards de maneira mais fácil e sua historia vai fluir de maneira mais natural. Com isso você consegue marcar todas as ações da pagina, definir o tamanho e quantidade de quadros, a proporção dos personagens o posicionamento da câmera e etc.

Esse esquema não serve apenas para quadrinhos, mas também pode ser usado em animações e filmes, esse é apenas um plano do que você vai fazer o bom de tudo isso é que você pode ir fazendo as paginas com mais calma sem ter que ficar pensando na próxima cena deixando a cabeça mais livre para pensar nas técnicas que serão usadas para a arte. Esse é o método que todo quadrinista de boa qualidade usa para fazer seus trabalhos, a outra vantagem é que se você tiver uma equipe pequena você pode dividir as paginas para cada um desenhar transformando o trabalho em um esteira de montagem industrial.

Bem galera por enquanto é isso eu irei finalizar essa paginas e depois eu posto elas aqui. Eu vou fazer elas em arte tradicional pois to em paciência pra desenhar no digital -.-"

É isso espero que eu tenha ajudado vocês de alguma forma, se hover dúvidas manda um comentario ou me pergunta no twitter @hawsketch

Até mais ver bons estudos o/

Share this

Related Posts

2 comentários

comentários
3 de fevereiro de 2016 15:08 delete

oi! Adorei seu blog, encontrei ele pesquisando sobre a família canidae no google, queria desenhar uma raposa e você me ajudou muito. Li (superficialmente) alguns posts seus sobre desenhar mangá e adorei! Meu irmão desenhava histórias em quadrinhos quando era mais novo, acho que ele ia gostar muito dos seus tutoriais se ainda desenhasse. Parabéns pelo blog!

Reply
avatar
3 de fevereiro de 2016 18:43 delete

Olá obrigado pelo comentário novamente e eu fico muito feliz que o post sobre a Família canidae tenha te ajudado, eu preciso fazer mais posts com este assunto, assim que arrumar um tempo eu irei continuar o assunto. Obrigado novamente o/

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.