Como estudar usando a releitura.

Como estudar usando releitura.

E outros assuntos.



E ai pessoas como vão tudo tranquilo?

Hoje vou falar sobre uma técnica de estudo que gera muita dúvida entre os desenhistas iniciantes e até mesmo os que já tem uma certa experiência.

Vou falar sobre a releitura. 

Uma definição informal sobre a releitura seria :

Releitura.

É uma nova interpretação de uma obra de arte, pintura,escultura, peça teatral, conto,etc feita com estilo próprio, mas sem fugir ao tema original da obra. 

Vamos falar um pouco sobre esse processo de estudo antes de começar a prática.

Podemos usar a releitura de algumas formas, uma seria no caso acima como uma interpretação pessoal da arte de terceiros, isso não é uma cópia ou alteração da arte original essa forma de arte é válida e não é nenhum tipo de transgressão.

O quadro da Mona Lisa é um dos que mais tem releituras no mundo.

- A então um fanart seria uma releitura?
- Sim isso mesmo meu amigo fã de Yuki Yuna Yuusha de Aru.

Em nosso meio chamamos a releitura de fanart. Mas como usar a releitura como um método de estudo?




Existem métodos bons, ruins e errados, eu vou falar primeiro da forma errada de se fazer releitura.

É errado:

Colocar o desenho embaixo da folha e traçar o desenho, o nome disso é tracing, além de ser uma forma errada de estudar é configurado como copia.

O mesmo serve para o desenho digital ao colocar um desenho ou foto em uma camada abaixo.

 Copia não é releitura, não é método de estudo copia é apenas copia nada mais.

Colocar o desenho ao lado e copiar exatamente a arte do autor também não deixa de ser uma copia.

Tem muita gente que é boa em copiar olhando o desenho dos outros.

Isso é errado você está fazendo o desenho de forma mecânica e automática e não está estudando está apenas enganando a si mesmo.

Outra forma errada é escolher um desenho aleatoriamente e não buscar as informações sobre o autor e tudo o que for de importante sobre o desenho.

Agora que você sabe o que é errado na hora de estudar não cometa esses erros, a não ser que você queria estagnar seus estudos e ser conhecido nos meios sociais como "o olho de xerox e o punho de copiadora"

- Então o que é certo nesse estudo Haw, pois pelo o que eu entendi eu estava fazendo tudo errado.
- Bem o primeiro passo você já deu minha amiga fã de Lodoss War, eu irei explicar a forma correta de aplicar esse estudo.





O primeiro passo é saber que seu estudo está errado e por isso ele não está rendendo resultados satisfatórios.

Eu deveria era vender esses métodos de estudos, mas enfim aqui você pode ter eles de graça só depende do seu esforço pessoal alcançar os resultados que você almeja.

A forma mais correta de estudar usando a releitura é antes de tudo ter um objetivo claro daquilo que você quer alcançar.

Por exemplo eu gosto muito dos artistas: Emperpep, Tony Taka, Meru Kishida, Osamu Tezuka, Ken Akamatsu, Salvador Dali, Manet, Monet, e entre outros.

Sabendo disso eu tinha o objetivo de extrair algo de cada um desses artistas para melhorar o meu traço.

Pensando dessa forma busquei a característica que me atraia em cada um deles e comecei a estudar esse ponto.

Dessa forma você não está apenas estudando a arte, mas também o artista descobrindo os processos de criação e de estudo de outra pessoa é uma carga de aprendizado muito maior do que sentar e copiar o desenho.

Sabendo do seu objetivo você deve começar a aplicar suas técnicas de estudo, ao pegar um desenho de seu artista favorito para fazer a releitura não basta apenas olhar e traçar, você tem que destrinchar o desenho todo.

Por exemplo.


 Atelier Totori, illustration by Meru Kishida.

 Essa ilustração é do mestre Meru Kishida ele influenciou muitos artistas como o desenhista de Another por exemplo.

Se a minha base de estudos for essa ilustração eu deveria proceder da seguinte forma.

Primeiro eu deveria levantar algumas questões sobre a arte.

  • Quem é o artista, como ele(a) estudou, quem ele(a) influenciou, quem influenciou ele(a), quais são as suas inspirações, onde ele(a) trabalhou e etc.

Quanto mais questões você levantar sobre o artista mais você vai melhorar seu traço, a resposta para essas questões vão te levar a uma técnica diferente, a um assunto que ainda não foi levantado e etc. Foi com essas questões que eu estudando o traço da CLAMP acabei descobrindo a grande influencia da art nouveau no traço delas.

  • Como ele desenhou isso, qual a sua técnica, qual a proporção usada, e etc.
 
Essa parte é menos teórica e mais prática, ao começar a estudar o traço do artista levante essas questões e fique ciente de que seu desenho não vai ficar igual ao dele, coloque em sua cabeça que se você está seguindo esse artista é porque ele tem uma carga de conhecimento  muito maior que a sua e você está apenas começando a seguir seus passos.

Com apenas esses dois pontos você pode dar uma melhorada em seus estudos.

Aqui vou colocar uma forma prática de estudo.

Vou fazer um estudo usando como base as artes da Kouchi Kaede.

- Han? Quem é essa?
- Boa meu amigo fã de Gyo, começou a estudar corretamente.

Kouchi Kaede é a autora de Love so Life, essa é a obra mais conhecida dela, mas ela fez muitas obras se está curioso(a) comece a estudar sobre a artista, lembra o que eu disse acima?

Love so Life By Kouchi Kaede.

Antes de mais nada tenha em mente que o estudo não deve ser apenas baseado em um desenho da artista e sim em toda a sua trajetória, depois de fazer essa escolha comece a estudar os pontos chaves do traço:

Proporção, anatomia, características  que você gosta e etc.

Eu fiz uma releitura da personagem principal a Shiharu Nakamura.




Ao estudar usando a releitura você pode seguir vários caminhos, no caso acima eu tentei buscar o traço mais parecido com o da autora, é claro que eu deixei algumas das características do meu traço, o importante é estudar os mínimos detalhes e guardar essas informações.

Desenha é um processo que tem vários passos, o estudo da releitura ajuda a parte de memorização entre outros pontos.

- Espera um pouco Haw, quer dizer que desenhar é copiar algo que está na nossa cabeça?
- Não é copiar algo que esta na nossa cabeça é se recordar e desenhar. Vou explicar melhor isso minha amiga fã da Taiga.

*****

O processo de desenhar.

Quando começamos a desenhar lá no jardim de infância tentamos desenhar as coisas que vemos no nosso dia a dia. A casa , a família e os bichos de estimação.

Não desenhamos nada muito fantástico pois não temos um grande conhecimento do mundo ao nosso redor, esse é um dos processos de criação que faz parte do ato de desenhar.

Segundo a teoria do Haw o processo de desenhar vem da seguinte forma.


  • Motivo.

Algo te motivou a desenhar, e isso vai levar você a estudar e trabalhar com desenho, esse motivo pode ser qualquer coisa.


  • Ideia.

A ideia vem depois do motivo ela é um guia pelo caminho do desenho, as vezes ela erra o traçado, mas sempre está ali te ajudando a conquistar seu motivo.


  • Técnica.
A técnica atropela um passo muito importante e acaba derrubando a cadeia acima, por falta de técnica a ideia não fica clara e se perde a motivação de continuar.


  • Perseverança.
Ok você não é do tipo que não desiste fácil, aceita que sua técnica é pífia e parte para melhorar, meus parabéns bem vindo ao mundo dos mais fortes.


  • Estudo.
Deveria vir antes da Técnica e da Perseverança, mas só começamos a estudar quando damos muitas cabeçadas e aceitamos que desenhamos mal e precisamos melhorar. A partir do estudo que você começa a entender o que é realmente o mundo dos desenhos e esse blog está para te ajudar com isso.


  • Prática. 
Por fim a prática, o ato de desenhar que carrega todos os pontos acima, dentro de cada ponto haverá um problema e uma solução. O importante é continuar e não parar pelo caminho.

Agora que você conhece esses pontos vou retomar dois deles e explicar como dentro da nossa cabeça o desenho aparece e depois passa para o papel.

Você quer desenhar e hoje acordou com a ideia de desenhar uma mosca, sim uma mosca, você já viu muitas moscas na sua vida portanto não há muito segredo, moscas tem asas, olhos compostos bem grande, seis patas, são nojentas e etc.

Todos esses detalhes você se recorda pois você está cansado de ver moscas voando por ai então é algo fácil de lembrar, sabendo como é o aspecto da mosca você junta sua técnica para desenhar ela, dependendo do seu nível de desenho essa mosca pode ficar mais simples ou mais elaborada, o que manda nesse momento é a quantidade de estudo, tempo, e dedicação que você vai disponibilizar para fazer o desenho.

Por exemplo.

Se sua técnica for baixa, provavelmente sua mosca vai ficar assim apenas com as partes mais importantes que você se recorda, o outros detalhes não vão aparecer não por falta de memoria mas por falta de estudo e de dedicação.

Conforme você for desenhando mais e mais moscas uma hora sua memoria vai se recordar dos mínimos detalhes e a sua técnica vai ficar tão aprimorada que a ideia que está na sua cabeça vai sair de forma mais natural.


Por fim em algum momento seu desenho vai melhorar se você souber os processos que sua mente trabalha.

Por isso a releitura é um estudo completo.

A releitura trabalha a sua técnica e aumenta a sua memoria, por isso faça muitas releituras e faça isso de forma correta como eu já disse lá começo.

Então por hoje é isso galera eu espero ter ajudado vocês.

Novidades vem ai fiquem na expectativa.

Até a próxima.

Share this

Related Posts

4 comentários

comentários
25 de janeiro de 2016 18:02 delete

Sempre quando leio ou releio uma materia sua, eu penso o quao pouco eu sei .-.

Reply
avatar
27 de janeiro de 2016 04:48 delete

Isso é muito bom Alexandre, ter a noção de que ainda sabe pouco é uma porta aberta para estudar mais, é só continuar estudando e praticando todos os dias, o campo das artes é muito amplo e até eu acho que sei muito pouco de determinado assunto.
Não desista e siga em frente.

Reply
avatar
1 de novembro de 2016 23:09 delete

Eu já estava desistindo de desenhar...agora que li essa matéria,estou inspirada! Me deu mais vontade de continuar tentando e estudando para evoluir no desenho! Obrigada ❤

Reply
avatar
21 de novembro de 2016 03:02 delete

Não desista das coisas que você gosta de fazer, desenho e desafio andam juntos, aceite o desafio e seus desenhos vão melhorar, boa sorte com seus estudos e me desculpe a demora em responder.

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.