A grande noia de todo dia desenhar P E R F E I T A M E N T E!


A grande noia de todo dia desenhar 

P E R F E I T A M E N T E!

Outras noias comuns entre os desenhistas.


E ai galera como estão?

Muitas promessas para esse ano? Eu espero que todos vocês consigam cumprir elas e todo aquele mimimi de ano novo que estamos acostumados.

MAS vamos para o papo que realmente interessa: Estudar desenho.

- AEW finalmente depois de tanto tempo vamos ter uma matéria sobre como desenhar. 
- Isso mesmo meu amigo fã de Barakamon.

Como sabem a internet está cheia de tutoriais, vídeos, aulas, cursos, charlatões, aproveitadores. E ultimamente eu percebi que não há uma necessidade de ficar postando aquelas matérias passo a passo, não que eu não vá mais postar esse tipo de matéria eu irei mas não com a mesma frequência de sempre.

Porém eu percebo que na maioria desses cursos, tutoriais e etc., não são apresentados os problemas do cotidiano de quem trabalha com desenho.

E hoje eu pensei em falar sobre a grande dor de cabeça que muitos desenhistas passam em seu começo de carreira.

A grande noia de todo dia desenhar P E R F E I T A M E N T E!

Todos queremos evoluir em nossos desenhos, não importa seu nível, mas há dias que você não consegue desenhar por mais que você tente desenhar uma linha reta ela fica torta, por mais que você procure  a anatomia correta no personagem a única coisa que você vê são erros e mais erros.
Isso acontece muito comigo.
-  Isso acontece com todos minha amiga fã de Monogatari series.


Vamos repetir a frase de sempre.

Não se preocupe com a perfeição - você nunca irá consegui-la.

Portanto o que fazer naqueles momentos em que não se consegue desenhar bem?

A primeira ideia é deixar de desenhar por aquele dia, mas isso é um erro.

Deixar de desenhar por um dia ruim nos estudos acaba virando uma bola de neve, você deixa de desenhar um dia, o próximo também não gera satisfação e então você larga o desenho e assim por diante.

Eu chamo esse efeito de " A espera de um milagre "



Você deixa de desenhar por um dia e acaba esperando seus dias bons retornarem, e eles não voltam. Quando você menos percebe já se passou um, dois, três meses e nada de desenhar, nada de se arriscar e nada de estudar, um dia ruim estagnou todo o progresso dos seus estudos.

A inspiração perde lugar para a piração e a noia entra em cena.

Nesse momento todas as coisas ruins acabam passando pela sua cabeça, você vê desenhistas trabalhando com traços cada vez mais arrojados, enquanto o seu está ali parado.

- Então o que eu devo fazer Haw?
- Simples meu amigo fã de Fate.

Continue desenhando.


Pense comigo.

Se todos dependerem da inspiração ou do momento bom para desenhar ou fazer qualquer coisa na vida o mundo todo estaria bem estagnado, deixar de depender da inspiração causa um efeito reverso muito curioso que eu chamo de pote de ideias. 

Quando estamos cansados de desenhar e tudo parece estar parado ao meu ver algo está te desafiando a dar um passo além. E então há duas escolhas:

1. Parar de desenhar. O que eu já disse que é errado.
2. Aceitar o desafio e partir para um novo campo de estudos.
Se você aceita esse desafio o melhor a se fazer é deixar de lado todo o seu paradigma e seus estudos que você fez até agora e se arriscar em algo totalmente novo, esqueça a anatomia, a proporção, as cores, tudo.

Entre em um outro campo novo de ideias e encontre um pote cheio de oportunidades que estão a sua frente. 

- Certo Haw, então eu aceito o desafio, você poderia explicar melhor sobre ele?
- Sim sem nenhum problema minha amiga fã de... er... deixa pra lá o.O.


O desafio de fugir da noia é simples, primeiro esqueça o que você já conhece como eu disse acima, e depois procure por algo novo que você nunca estudou e mude o seu método de estudo.

Por exemplo:

Você estudou tudo sobre o traço de um artista, neste momento esqueça a existência desse artista e busque por outros. 

Ao encontrar algum artista que você tenha interesse de estudar não busque entender o passo a passo de como ele fez o desenho ou a obra de arte, estude a historia desse artista, descubra onde ele vivia, com quem ele trabalhou e etc.

Fuja de todo o seu esquema de estudo.

Se seu esquema de estudo sempre foi: Escolher artista, estudar sua arte e fazer releituras fuja disso e busque outra forma de estudo.

Exemplo pessoal.

Alguns anos atrás eu estava estagnado com meu traço, foi quando decidi entrar no curso de belas artes, com isso consegui aprender mais técnicas e mais maneiras de fugir da falta de inspiração.

Outra coisa que me ajudou muito foi ter contato com outros artistas que não estudam mangá, conheci muitos cartunistas e desenhistas de historias infantis, todo esse contato abriu um leque de ideias.

- Mas onde entra os desenhos nessa historia Haw?
- Na rotina minha amiga fã de Orange.



Desenhar deve ser uma rotina, todos os dias você tem de desenhar ao menos por 15 minutos e ponto final. Não há desculpas para falta de tempo, todos nos temos tempo para desenhar!

A partir do momento que o desenho faz parte de sua rotina, você vai começar a se cobrar, não se preocupe se um dia o outro seu traço ficar bom ou ruim apenas desenhe.

Se acostumar com uma nova rotina não é fácil, por isso comece aos poucos sempre tenha os materiais por perto, compre um caderno de esboços e tenha o costume de carregar ele e lembre-se sempre, esse é um caderno de ESBOÇOS e não um ARTBOOK. Se cair café nele, se chover e ele ficar molhado, ou se o seu cachorro resolveu dar uma babada nele não se preocupe, esse caderno é apenas um escape para suas ideias.

Portanto esse caderno é pra ser rabiscado, rasurado, cortado e etc. (coitado desse caderno)

Está sem ideias do que desenhar?

Simples, pegue o lápis e rabisque qualquer coisa. A ideia vem conforme você for rabiscando, não se preocupe com estudos e outras coisas que podem te atrapalhar neste processo de criação. Fique livre para aceitar aquilo que sua mente quer expressar.


Fácil não é mesmo? 

A solução para o problema de falta de inspiração e da noia da perfeição é tão simples que parece ridícula. 

Agora vai lá e tente desenhar agora, use as dicas que eu coloquei aqui e me mande um comentário sobre a sua experiência, boa ou ruim não vai deixar de ser uma experiência para você, o que é errado é você não tentar fazer nada e ficar esperando um milagre do retorno da inspiração. 

Até mais galera o/

Share this

Related Posts

4 comentários

comentários
13 de janeiro de 2016 15:51 delete

Gostaria muito que alguém tivesse me dito isso quando comecei a desenhar, foi muito sofrido e demorado descobrir sozinha que buscar essa perfeição apenas atrapalha. Eu estava num super artblock e provavelmente ficaria nele por um bom tempo, até perceber que era tentar atingir a perfeição que me bloqueava.
Nunca tinha pensando em mudar os métodos de estudo da forma como você falou, mas quando estiver a fim de variar colocarei eles em prática.
Adorei o post, com certeza vai ajudar bastante gente. E super apoio mais posts desse tipo, não são muitos que falam desses problemas que todo o desenhista sofre e só aprende a lidar com o tempo.
Até mais (:

Reply
avatar
13 de janeiro de 2016 18:35 delete

Fico muito feliz em ter ajudado, espero que você consiga escapar do Artblock para sempre! Boa sorte com os desenhos e bons estudos obrigado pelo comentário o/

Reply
avatar
3 de fevereiro de 2016 15:38 delete

Estou gostando do seus artigos. Está me dando vontade de desenhar hihihi' Costumo fazer alguns desenhos, mas só pra passar o tempo mesmo, geralmente copiando algum outro desenho que vejo por aí. Minha vontade agora é de desenhar meus próprios desenhos, estudar e melhorar cada vez mais.

Acho que desenhar é como a escrita. (eu escrevo também). A gente fica sem ideias, bloqueada, e olha pra uma página em branco e não consegue escrever nem uma linha. E aí isso começa a se acumular, e de um dia que você estava sem ideias, surgem um monte de dias sem ideias, até que você tem um projeto de livro parado, jogado num canto da sua cabeça. O ideal é ir praticando, escrevendo qualquer bobagem, até que uma hora vai se tornar cada vez mais fácil escrever, e as ideias vão surgindo naturalmente (fruto do seu esforço de espremer o cérebro pra escrever alguma coisa, claro). O problema é que, ate a gente perceber que não pode ficar estagnado num bloqueio, já foram anos e anos jogados fora.

Reply
avatar
3 de fevereiro de 2016 18:40 delete

Olá novamente Marina obrigado pelo comentário. Sim a maior decepção é deixar o tempo passar e ver um projeto parado, eu sei bem disso pois tenho muitos deles parados, um dia a gente acorda e começa a fazer tudo de novo e acaba pegando no tranco. Eu escrevo também alias é o que eu mais tenho feito durante esse tempo, muitos desses roteiros e historias eu espero que se tornem Ligth Novels. Boa sorte com seus estudos e eu fico muito feliz que você está com vontade de desenhar essa é a principal missão deste blog. Até a próxima o/

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.