Como desenhar pés.

Como desenhar pés.


 Como vão pessoal tudo blz?

Eu já estou ciente que o blog anda meio parado, por isso mesmo me chamem no twitter ou mandem e-mail para eu postar algo por aqui, to precisando de uns puxões de orelha.

Bem hoje eu vou postar um estudo que eu fiz durante a semana e com toda certeza será um assunto que muitos tem problemas: Pés.

- Desenhar pé não é coisa de Deus não.
- Eu sei meu amigo fã de Love Hina por isso mesmo hoje vamos tentar solucionar alguns porcentos desse assunto.

Pés assim como as mão são as partes que as pessoas tem mais dificuldades em desenhar, outras partes que dão muito trabalho de desenhar são ombros, seios e o rosto.

Então como conseguir desenhar os pés de um personagem.

Vamos por partes.

 Primeira parte:

 (este desenho não está finalizado)



Assuma de uma vez por todas que você não sabe desenhar pés e pare de desenhar os personagens calçados.

Temos a mania de esconder aquilo que não sabemos desenhar. Quando não sabemos desenhar as mãos por exemplo colocamos elas nos bolsos do personagem e assim por diante.

Então pare de desenhar os personagens com sapatos, tênis chinelos e etc.

Como no desenho acima eu fiz a personagem descalça para estudar bem o movimento dos pés.

Segunda parte:


Estude a anatomia dos pés, ficar desenhando a base de referencias não vai ajudar muito.

Alias gostaria de deixar uma dica importante sobre isso.

Buscamos referencias apenas quando conhecemos bem a anatomia, pois mesmo sabendo fazer um desenho por observação há situações em que apenas conseguimos resolver o desenho com o conhecimento de anatomia.

Os pés são chatos de desenhar pois possuem muitos ossos (a maioria dos ossos que compõe o corpo humano estão nos pés) sem falar na quantidade de tendões, músculos e etc.

Terceira parte.


Após estudar a anatomia comece o estudo de observação, diferente de nossas mãos que são bem mais fáceis de ficar olhando e desenhando, nossos pés são mais difíceis de usar como referencia para estudar, portanto procure muitas fotos de pessoas descalças e desenhe elas.

 Eu vou colocar algumas imagens que usei para estudar mais a frente.

-  Ok Haw eu entendi em partes mas mesmo assim haveria algo a mais que você poderia passar pra ajudar a gente?
- Sim claro eu irei falar mais sobre o assunto minha amiga fã e exaltadora dos clássicos Yaois da Terra.

Vou explicar o esquema de estudo que serve para qualquer parte do corpo. 

Como estudar?

Primeiro: Procure imagens sobre a anatomia dos pés de preferência procure em inglês por exemplo "feet anatomy" ou "feet bones" procurar em português NUNCA vai dar bons resultados.

 
Comece estudando os ossos.

Sem ossos seriamos uma gosma de carne presas no chão, os ossos são a base do nosso corpo estude primeiro os ossos, desenhe eles em todas as posições possíveis, decore onde cada um fica e para que cada um serve, após isso crie seu método de simplificação dos ossos, no meu caso fica mais ou menos assim.

(ATENÇÃO NÃO PULE A ETAPA DE ESTUDO DOS OSSOS PARA USAR O DESENHO ABAIXO NÃO VAI DAR CERTO!)

Você só vai conseguir simplificar os ossos sabendo muito bem onde eles estão e seus padrões de movimento.

Uma coisa importante sobre movimentos.

Apesar de existir incontáveis tipos de movimentos que o corpo humano pode fazer, todos eles acabam caindo em um padrão que você pode decorar, depois de estudar muito você vai pegar esses padrões e tudo ficará mais fácil.

Estude os músculos dos pés.


Depois de estudar os ossos comece a estudar os músculos e os tendões dos pés, não existe outra maneira melhor para aprimorar seu desenho, não há um atalho e por mais tutoriais que eu coloque aqui nada vai mudar se você não encarar os estudos de frente.

Por último.


 Desenhe seus personagens descalços como eu disse acima, agora que você estudou bastante sobre os pés (E eu espero que tenha estudado sobre todo o resto do corpo) é hora de colocar em prática tudo o que você veio buscando.

Finalizando.

Pés, mãos, seios, ombros, rostos, braços, pernas, enfim nada é realmente fácil de desenhar (dependendo do estilo claro) só existe um caminho para melhorar seus desenhos: Estudar.

O problema é como e o que estudar por isso esse blog existe.

Tente tomar nota de como é seu esquema de estudo, se seus desenhos não estão melhorando MUDE O PLANO DE ESTUDO MAS NUNCA O OBJETIVO.

Assuma que não sabe desenhar tal parte do corpo e comece a estudar e desenhar ela de verdade.


Faça o esboço de seus personagens nus.

Desenhar roupas antes de confirmar se a anatomia está correta causa erros e problemas que não conseguimos detectar. Desenhe seus personagens nus e depois coloque as roupas neles.

Isso não vai gerar mais trabalho pelo contrario vai te poupar muita dor de cabeça. 

Muitos pintores fazem isso, um que posso destacar era Jacuqes Louis David, ele pintava todos os personagens dos quadros nus e só depois começava a pintar as roupas, o resultado você vai ver logo a abaixo.




O nome dessa obra se não me engano é The Oath of the Tennis Court', é apenas um exemplo o quão é importante saber a anatomia.

Claro este é um blog sobre mangá não estou falando para você fazer pinturar como Jacques fazia, só quero mostrar que seus estudos podem e vão gerar resultados a longo prazo.

Então minha amiga e meu amigo mão a obra pegue seus materiais de desenho e comece a estudar.

A só um recado eu não fiz a revisão de texto portanto me desculpe pelos erros.

Até a próxima.


Share this

Related Posts

1 comentários :

comentários

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.