Como desenhar homens (Bishounens) Parte 1

Como desenhar homens

(Bishounens) Parte 1

Matéria intermediaria.

 

 

Olá pessoas como vão?

Atendendo a pedidos enviados pelo Twitter (@ricardohaw) hoje irei iniciar uma matéria paralela ao assunto "Como desenhar homens"

As pessoas que visitam o blog devem estar acostumadas com o termo "Bishoujo" e "Bishounen", mas se você é novo por aqui vou resumir um pouco sobre o que se trata essas duas palavras.


Bishoujo: Garotas bonitas.
Bishounen: Garotos bonitos.

Basicamente é isso :l

O problema é na hora de desenhar.

Parte 1.

A diferença entre o rosto masculino e feminino e traços angulares e curvilíneos. 

O que mais acontece quando uma pessoa tenta desenhar um bishounen é que ele fica tão andrógino que não da para saber se o personagem é um homem ou uma mulher.

Para evitar esses problemas precisamos entender os dois rostos: O feminino e o masculino.

(Lembrando que estamos falando de estética, ou seja, algo mutável e sujeito a questionamento e todo aquele mimimi da sociedade)



Com a base no desenho acadêmico percebemos algumas características bem distintas entre os dois rostos..

O rosto 1 tem traços angulares, é robusto e maior que o rosto 2, o pescoço é mais largo e musculoso, o nariz é maior as sobrancelhas mais grosas.

Percebemos no rosto 1 maior definição dos ossos que compõe a parte da frente do crânio, o queixo é mais angular e a boca maior.

No rosto 2 vemos outras características, o rosto é curvilíneo, a boca menor e mais definida, a sobrancelha é fina, o pescoço é mais estreito e não há definição dos ossos do crânio.


- Ok Haw, mas o que é traço angular e traço curvilíneo?

- Irei explicar minha amiga fã de Gekkan Shoujo Nozaki-kun.



Traços angulares formam ângulos, quando desenhamos uma personagem com muitos traços angulares ela tende a ficar mais masculino, pois o corpo masculino possui grande quantidade de traços angulares.

Os traços curvilíneos formam curvas, quando desenhamos uma personagem com muitos traços curvos ela tende  a ficar mais feminina, pois o corpo feminino possui grande quantidade de  traços curvilíneos.


Entendo apenas esses dois tipos de traços conseguimos definir melhor o gênero de nossa personagem.

No desenho acima as setas estão apontado para os dois tipos de traços.

Parte 2

As características do Bishoujo e Bishounen.

Nos mangás (principalmente nos Shoujos) as personagens masculinos e femininos quase não possuem diferenças nos rostos (NÃO GENERALIZANDO).

O problema é quando a galera começa a estudar e todos os personagens ficam com cara de menina, isso acontece principalmente se a pessoa estudou muito como desenhar mulheres e deixou de lado o estudo sobre homens. A única maneira de corrigir esse problema é desenhando mais homens. (ou mulheres no caso de suas mulheres ficarem muito masculinas)

A base do rosto mangá é um rosto simples com olhos grandes. (no caso do estilo "Moe")


Esse rosto pode servir tanto para desenhar um menino ou uma menina, pois não possui características marcantes que foram citadas na parte 1.

Uma outra característica deste rosto é ele ser mais infantil, então com essa base podemos criar um menino ou menina bem jovem.


Aqui os dois rostos. Ambos usaram o mesmo esboço básico, mas no final um ficou mais masculino e outro mais feminino.

Há um pequeno truque, o rosto que parece mais masculino tem sobrancelhas grossas e o cabelo é menos curvilíneo que o outro, não há cílios, a parte de cima dos olhos foram escurecidas com um traço mais grosso.

Já o outro rosto possui sobrancelha mais fina, os olhos tem cílios e o cabelo é mais curvilíneo que o outro.

Portanto com poucas características conseguimos melhorar a percepção do sexo da personagem.

Mas não para por ai, esse exemplo é mais para pessoas jovens como eu disse anteriormente, portanto para pessoas mais velhas  precisamos de mais características, já que o rosto de um adulto possui muito mais detalhes que um rosto de uma criança.

O que podemos fazer é aproveitar (assim como no desenho do rostos das crianças) as características de cada rosto.

No caso como estamos estudando mais o rosto masculino vou desenhar apenas o próprio.



Neste caso não é tão difícil encontrar as características masculinas no personagem, uma grande característica no Shoujo é o queixo fino (as vezes pontiagudo) que os desenhistas fazem, eu evito fazer esse queixo extremamente fino, pois não acho legal. (vicio com anatomia acadêmica um dia vocês vão entender).

Esse rosto não tem muito segredo para ser feito, o complicado é quando o personagem tem os traços mais delicados do que este acima como veremos a seguir.


Neste caso fica bem mais complicado manter a aparência masculina, o personagem tem o rosto mais delicado do que o acima, o queixo é muito fino e seu rosto em si é muito curvilíneo (estou falando da volta do rosto) além disso ele tem cabelo comprido.

Quando temos essas características fica muito fácil fazer nosso personagem parecer uma travecona cabulosa mulher.

Para evitar isso o truque é manter e se possível exagerar um pouco nas características masculinas, como no exemplo acima eu mantive o pescoço largo e detalhei um pouco mais, também aumente um pouco a parte lateral do maxilar deixando essa parte mais robusta para compensar o queixo pontiagudo, também exagerei na sobrancelha e deixei os olhos mais escuros com traços mais grossos.


Próximo exemplo.

Esse rosto tem tudo para ser um rosto feminino se você usar traços curvelineos, portanto cuidado com rostos muito finos, não afine o pescoço desse tipo de rosto e deixe bem angular as pontas da face dessa forma o personagem não vai ficar com traços femininos.


Bem galera por enquanto é isso, como podem ver todos os desenhos foram feito digitalmente, eu estou estudando desenho digital então deixei de lado o traço tradicional para me focar nessa outra técnica.

Se houver sugestões para próximas matérias comentem aqui ou me enviem uma mensagem no Twitter.

Espero ter ajudado todos vocês obrigado por visitar o blog.

Até mais ver.





Share this

Related Posts

2 comentários

comentários

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.