Como desenhar a Familia Canidae (lobos, raposas, cães...)

Como desenhar 
a familia 
Canidae.


 Olá galera como vão?

Já faz um tempo que não posto nenhuma matéria prática, bem eu tenho bons motivos afinal estou desenhando a historia em quadrinhos e finalmente comecei a desenhar a pagina 2 em ritmo de festa.

Então vamos ao que interessa, essa matéria foi um pedido de uma amiga, e eu espero que eu consiga passar a ideia de como desenhar a Família Canidae.

- Haw isso aqui é um blog de desenho não de biologia.
- Ok meu amigo fã de Naruto, agora que sua historia  favorita acabou você poderia por favor ficar quieto e começar aprender algo de útil?

******

Por que estudar a família canidade? E do que se trata a família canidae?

Bem galera isso é uma organização básica de estudos de animais, cada animal tem a sua família e depois terá uma subdivisão, eu não manjo muito de biologia e não vou me arriscar a falar muito sobre isso, e o que interessa para nos é a base do esqueleto dos animais da família dos canideos.

Então vamos a alguns exemplos de esqueletos que eu peguei no Wikipedia.

Esqueleto de lobo.

Esqueleto de cachorro.

Esqueleto de Raposa.

Esqueleto de Hiena.

 Quando estudamos o corpo humano partimos do desenho do esqueleto, é assim com os outros animais  também, e podem ver que mesmo sendo da mesma família o esqueleto de cada um muda muito, mas alguns princípios básicos são mantidos.

Todos são quadrúpedes.
Todos são carnívoros. 
Todos possuem focinho e patas.

São coisa bem óbvias que deixamos passar de lado na hora de estudar um desenho, e na hora de estudar todos os detalhes contam, então vamos aprender a medir a proporção destes animais usando a mesma base para fazer o corpo humano, vamos usar a cabeça deles como unidade de medida.

Usando o esqueleto da raposa eu fiz uma base de estudo da proporção do corpo dela.


Para vocês não se perderem vamos falar em duas proporções, isso acontece em todos os quadrúpedes, nos seres humanos geralmente usamos apenas a proporção vertical e a uma pequena proporção horizontal para marcar os ombros.

Então vamos começar pela proporção vertical quem tem 4 cabeças.

  1. Cabeça do animal.
  2. Logo abaixo fica o ligamento do osso úmero com a escapula (sim são os mesmos nomes que no esqueleto humano) nos membros frontais, no traseiro a ligação do fêmur com as vértebras sacrais fica um pouco acima do que o ligamento frontal.
  3. Logo abaixo a ligação do úmero com os dois ossos rádio e ulna na parte frontal, nos membros traseiros temos a ligação na mesma altura do fêmur com a tíbia e a fíbula.
  4. Na parte frontal é onde se encontra o ligamento do carpo, na parte traseira é o tarso e o metatarso e logo a baixo as falanges que seriam os dedos.
Não se preocupem vou exemplificar mais adiante vamos apenas continuar com a explicação anatômica do esqueleto.

Agora a parte horizontal onde se encontram 10 cabeças.

  1. O crânio.
  2. O pescoço.
  3. Ligamento da escapula com o úmero, e também o inicio da caixa toráxica.
  4. Caixa toráxica.
  5. Fim da caixa toráxica, inicio das vértebras lombares .
  6. Vértebra sacral.
  7. Fim da vertebra sacral inicio da cauda.
  8. Cauda
  9. Cauda
  10. ... cauda.... 
Praticamente temos quatro cabeças apenas de cauda, então vamos simplificar esse esqueleto para um esboço simples.


Aqui vemos o esqueleto simplificado com suas articulações marcadas com círculos, essas proporções são para um tipo de  raposa, para cada raposa haverá uma proporção diferente, assim como para um cachorro, lobo ou hiena. Como todos são da mesma família o que vai mudar de um para o outro é a altura do corpo e o comprimento do mesmo assim como a sua largura, mas por enquanto vamos nos prender apenas apenas ao ângulos 2D (X e Y).

Como no estudo do corpo humano agora dividimos os estudos nesse outro animal, e será assim com todos os outros que você for estudar, primeiro descobrimos a sua família, vemos e estudamos os seus esqueletos, depois  buscamos as proporções para enfim simplificamos o desenho em um esboço.

Agora podemos continuar o estudo visando cada parte separada do animal, eu gostaria de  fazer isso em apenas uma matéria mas iria ficar muito longa e cansativa para vocês, por isso vamos separar esse estudo em várias partes.

Na próxima matéria vamos estudar o crânio da raposa e de outros canideos, com base no estudo do crânio vamos começar a ver a anatomia do focinho, orelhas e tudo mais.

Então até a próxima matéria com mais estudos da família dos canideos.

Até mais galera.

Share this

Related Posts

4 comentários

comentários
24 de novembro de 2014 08:13 delete

Opa, finalmente animais! Yaaaay!! /w/ Dei uma sumida aqui mas voltarei a acompanhar ansiosamente! ò3ó
Ótima potagem, Haw-sensei! *u*

Reply
avatar
25 de novembro de 2014 04:49 delete

Por enquanto vamos começar com essa família, os felinos serão em outra oportunidade, obrigado pelo comentário.

Reply
avatar
25 de novembro de 2014 04:50 delete

Bem vinda de volta Scarlet, obrigado pelo comentário, logo vou postar as outras matérias sobre o assunto.

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.