Desenhando Roupas parte 3. Saias.

Desenhando Roupas
Parte 3
Saias... e Vestidos.

Vei na boa eu queria ter um cabelo assim serio mesmo!
Visite meu deviantart para mais dicas de penteados maneiros.

Não se esqueça de passar na minha loja e comprar algum treco, se não tiver o treco que você quer eu  faço um  8D


E ai galera blz?

Hoje o assunto é rápido e fácil então vamos logo ao que interessa, terça eu falo mais sobre o projeto, antes só queria dizer que já consegui uma doação significativa para o projeto que estou fazendo isso me deu um animo legal para continuar com tudo.


Então vamos lá assunto de hoje: Saias.


Vou falar que 4 saias por enquanto e como fazer elas.

Pela ordem.

Saia 1.

Saia Reta.

Essa saia é justa então não vai ter  todas aquelas pregas que a gente vê na barra, além disso ela desce reto sem fazer  ângulo (por isso se chama saia reta  daaaarrrr), não sou consultor de moda e não entendo bulhufas do assunto, mas percebi que na maioria das modelos que eu usei de referência o cós da saia é baixo, ou seja, abaixo do umbigo isso valoriza a curva do quadril da personagem.

Saia 2.

Saia Evasê.

Parece com a reta, mas a parte de baixo dela se abre em ângulo, a maioria das saias que eu vi são de cinto (se eu tiver falando besteira galera me corrijam alias nem sei nada de moda belezera, só estou passando a informação das referências que peguei no Google) essa saia não é grudada no corpo mas de qualquer forma ainda valoriza o quadril da personagem e tem mais movimento que a saia reta.

Saia 3.

Saia Godê.

Essa eu entendo mais pois já costurei uma (em?) essa saia tem um elástico dentro do cós e fica toda pregueada na parte mais próxima ao cós, como resultado a barra da saia fica mais solta e toda cheia de vincos e dobras, essa saia tem muito movimento ( é aquela saia que a gente fica torcendo pra um vento forte bater... a... pula essa parte...)

Saia 4.

Saia Balonê.

Essa saia é presa por dentro em um forro, assim ela  fica com esse efeito  cheinho parecendo um balão, essa saia (pelo o que eu reparei) tem o cós bem alto isso esconde a barriga da personagem, a parte de baixo da saia faz voltas para dentro dando a sensação dela estar cheia.

Sobre saias.

Existem N modelos de saias, cada uma com um corte diferente o que mais pega a galera é fazer os vincos e drapeados das saias, para explicar isso vamos a duas partes.

Primeiro.

Procure a saia que você quer desenhar, sabendo disso procure uma modelo vestindo ela e desenhe até a mão sangrar (serio), não da para eu ficar falando de todas as saias aqui e você ainda tem a liberdade de criar a sua.

Segundo.

Drapear e vincar a saia, bem isso eu posso ajudar então vamos a alguns estilos de saias clássicas que aparecem nos animes e mangás.

Saia colegial de prega de um ponto (É esse o nome?)

Essa saia colegial tem um ponto onde a prega é costurada no cós, ela pode ser de cós alto ou baixo o sentido da barra da saia é essa ondulação em zig zag que eu representei no desenho, por ser bem leve e solta essa saia se movimenta muito, essa é a saia de "prega simples" eu nem sei se é esse o nome correto.

Dica.

Antes de fazer os vincos e drapeados observe bem a saia e só depois comece a desenhar.

Bem existe outra prega chamado de prega macho e fêmea, as duas partem do mesmo principio a diferença é que uma é o inverso da outra, geralmente vamos ver a macho sendo mais usada vamos a um exemplo.


 Essa prega se abre em forma de Y de ponta cabeça, essa saia é um pouco mais chata de desenhar, algumas coisas sobre pregas de saia, tente  fazer os espaçamentos das pontas da pregas sempre do mesmo tamanho esse espaçamento  está preso ao cós da saia, no caso da prega macho a costura pode ir mais a baixo e abrindo o Y um pouco mais distante do cós, a prega simples não é assim ela é costurada no cós apenas. O movimento desse tipo de prega é mais complexo tente desenhar a saia que eu fiz acima e preste atenção no movimento da barra.

Bem por enquanto é isso.

Existem muitas saias e eu não falei sobre todas peguei as mais  básicas e as mais usadas, conforme for eu vou explicando mais.

Até a semana que vem bons estudos.





Share this

Related Posts

1 comentários :

comentários
16 de maio de 2015 15:16 delete

bom esse aula, pra mim foi uma aula mim ajudou bastante

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.