Criação de personagens fofas: Roupas parte 1.

Criação de personagens kawaii:
Roupas e outras coisas a mais de bônus pra vocês.

Passa lá no meu Deviant Art pra gente ir pescar salmão.
E agora não se esqueça de passar na minha loja também! 
hawstore

Atenção!

Material recomendado para maiores de 16 anos!

Essa matéria é grande se prepare para ler!


Olá pessoas como vão?


Antes de continuar vamos aos recados de sempre.

O mais importante de todos.

Vocês devem ter percebido que a matéria foi postada na quinta; o normal... é ser na terça. O problema é que essa matéria teve muitos desenhos (comecei a escrever ela na segunda), nove no total e ainda faltam mais nove sendo assim 18 desenhos de exemplo, então a matéria ficou dividida em duas partes. Sem falar que tive que ficar parando várias vezes para tratar de outros assuntos.
Além disso o blog a partir da semana que vem vai ter duas matérias por semana, uma matéria sobre como desenhar mangá, e outra onde eu vou falar sobre os projetos que estou fazendo.

Na terça feira então as matérias serão sobre os projetos, esses posts serão bem mais pessoais e vão falar como estão indo os projetos. Foi uma maneira que achei de me manter focado nas minhas historias em quadrinhos. O marcador para essas matérias será chamado "projetos Haw"

Na quinta haverá matéria sobre como desenhar mangá como de costume, passei para a quinta feira para poder ter tempo para continuar a ensinar vocês a desenhar e tudo mais. Os marcadores não vão mudar em nada.

Outros recados importantes.

Estou com aulas particulares por hangout no Google+, entre em contato por e-mail para mais informações.

A revista em conjunto com o pessoal aqui da minha cidade está em fase de edição, acredito que até novembro ela seja  publicada.

O meu novo projeto que estou fazendo sozinho está precisando de ajuda  financeira. Quem quiser ajudar com qualquer valor é só entrar em contato por e-mail ou usar o botão de doações do blog. No momento estou precisando de  duzentos reais (R$200,00) para comprar folhas para aquarela, quem doar acima de  R$50,00 vai ganhar um desenho original em aquarela.

Esses foram os recados de  hoje.


Dando continuidade ao assunto de personagens "kawaii", hoje vou falar um pouco sobre roupas, estilos, e outras coisas a mais. Essa matéria vai ficar um pouco extensa.

- Haw, antes de  tudo por que você não faz um canal no youtube ensinando a desenhar?
- Meu amigo desenhador de ecchi, eu tenho um canal no youtube há um bom tempo www.youtube.com show do haw, porém tenho apenas 3 inscritos no canal, as visualizações dos videos são pequenas, não tenho uma câmera legal para filmar os desenhos; como sabem não sou o mestre na arte digital. Outro motivo é que quando estudamos por videos temos que pausar e voltar para não perde o assunto isso é um saco. Por conta desses motivos prefiro continuar escrevendo.

(Sem contar que a edição de um vídeo demora muito mais do que ficar aqui digitando)

Voltando ao assunto, hoje vamos falar um pouco mais sobre roupas. Esse deveria ser um assunto básico para muitos professores de desenho, mas na verdade roupas não tem nada de básico. Roupas exigem um certo conhecimento de movimentação, tecidos, drapeados, estilo, moda e costuras.

Então vamos pelo começo: para desenhar uma roupa o melhor é ter um modelo da  roupa que você quer desenhar, de preferência apenas a referência com imagens apenas da roupa como visto baixo.



(imagens retiradas o site www.dresswe.com )

Sites de compra de vestidos sempre tem muitas imagens cheias de detalhes que ajudam muito na hora de desenhar. Ver a roupa em várias posições é crucial para o desenho ficar bom, e uma roupa estando no manequim neutraliza todos os drapeados causados pelo movimento do modelo, dessa forma é mais fácil prever um drapeado com base no movimento do personagem que vamos fazer.

Meio complicado não é mesmo?

Para tentar descomplicar o assunto vamos pensar em alguns pontos importantes.

Primeiro e mais importante.


  • Qual o estilo de roupa da sua personagem?





No exemplo acima temos 3  desenhos feitos  pelo Haw... sim pelo Haw... tipo eu mesmo saka 8D

Brincadeiras a parte, o primeiro desenho temos um modelo de  roupa mais incomum, normalmente você não vai ver uma garota andado por ai  vestida com uma  blusa decotada com mangas e saia com detalhes de pelo e botas... dificilmente você vai ver meninas vestidas assim. (e carregando uma espada rúnica)

Já o segundo exemplo temos um modelo clássico de "tomboy". Esse é um estilo na qual as meninas usam roupas de homens e de mulheres misturando os modelos não deixando de serem femininas (é nem sempre...), esse estilo deixa a personagem com um ar mais despojado.

O último é o modelo mais clássico vintage, esses vestidos são simples de desenhar, é claro que o desenho não representa 100% do estilo daquela época ele só faz o resgate de referências mais marcantes do modelo da roupa. Como por exemplo o cinto na altura da cintura e a saia bem solta.

Definindo o estilo da sua personagem você terá uma base para desenhar a roupa dela.

- Ok Haw e se por exemplo minha personagem for esportista, mas ao mesmo tempo tiver um estilo kawaii.
- Bem isso é possível minha amiga  fã de Sister Princess, o que você pode fazer é customizar uma roupa mais esportiva com elementos de vestidos de sweet lolita por exemplo.

Vamos seguir a sugestão acima para a criação da nossa roupa. Já definimos que a personagem é esportista e ao mesmo tempo gosta de roupas "kawaii", todos sabemos que vestidos de lolitas sejam quais forem não são nada práticos. E nossa personagem vai precisar de praticidade para poder  ficar correndo pulando e praticando seu "le parkour" sem ter  que ficar pagando calcinha a todo momento. (ou não caso você seja um daqueles que gostam de desenhar coisas ecchi enfim...)

Então vamos ao Google procurar modelos de roupas esportivas.




Tudo certo, esses modelos  já bastam por enquanto, lembre-se que eu falei que é importante procurar imagens em manequins ou não vestidos por modelos. Aqui já vemos um pouco do drapeado dessas roupas. Roupas esportivas devem ser feitas de tecidos leves e que permitam que o corpo transpire sem dificuldade estes tecidos se movimentam bem e como são mais coladinhos valorizam mais as curvas da personagem.

- Se a personagem for gordinha então não ficaria legal uma roupa assim?
- Bem minha grande amiga fã da Sonico, geralmente mulheres mais gordas não vão usar roupas mais coladas, o que nós queremos aqui é representar uma possível realidade, no caso personagens mais gordinhas iriam usar  roupas menos coladas ao corpo.

E obrigado por tocar nesse assunto. Pois esse é o nosso segundo ponto mais importante.


  • O tipo físico de sua personagem.


Você precisa saber as características físicas de sua personagem antes de sair definindo a roupa que ela vai usar, vamos supor que nesse caso em especifico a personagem que nos vamos usar como modelo tenha um corpo forte (não magro nem gordo) com seios médios, quadril médio, pernas grossas e que tenha mais de 16 anos de idade. Vamos ao exemplo da personagem.


Como estava sem ideia para a pose eu fui no posemaniacs 
pegar alguma referência. Lembre-se usar referência não é usar "cheat"

Bem ai está as características físicas que eu mencionei acima. Como a ideia da personagem não está bem formulada não há a necessidade de se ficar perdendo muito tempo desenhando o rosto e o corpo perfeitamente, só precisamos de uma base mesmo para depois partimos para a busca de uma modelo que se encaixe naquilo que queremos desenhar.

Depois de obter a ideia do tipo físico da personagem precisamos pensar melhor na roupa dela, lembrado que esse tema faz parte também de "composição de imagens" que eu irei falar em especifico em breve.

O terceiro ponto que devemos pensar é em um tema para a roupa dela.

Diferente de simplesmente copiar uma roupa na internet, você como aspirante a mangaka tupiniquim (brinks) tem de buscar um pouco de originalidade... isso é difícil, então vamos tentar juntar mais ideias para a personagem listando as suas características já descritas, com isso teremos uma base para criar o seu estilo de roupa.

Então vamos lá.


  • Ela é esportista (1), praticante de le parkour (2), apesar disso usa roupas kawaii (3), tem o corpo atlético (4).

Aqui listamos  4 características, o que vem de contra é ela usar roupas kawaii.

Quando pensamos em roupas  Kawaii a primeira ideia que temos é que a garota usa roupas no estilo lolita, uma ideia muito genérica que neste caso devemos excluir de nossa cabeça, como disse acima roupas neste estilo não são confortáveis e não permitem uma boa  movimentação, pode ser possível ver uma lolita gótica praticando le parkour, mas isso seria bem bizarro.

Ainda assim podemos usar elementos das roupas lolitas na roupa de nossa personagem e mais um elemento.

Que tal agregar uma coisa  "moe" por exemplo um tema de algum animal, quando se pensa em esportes principalmente no parkour lembramos de alguns animais ágeis, que tal usar elementos de algum felino...



... a... não gato errado pera ai...



Agora sim... se bem que isso é um puma mas enfim  D:

Ok. 

Agora conseguimos boas características para continuar com a criação da roupa da personagem, vamos começar pela parte de cima e assim por diante, deixando os acessórios por último.


  • Costurando... Desenhando a roupa.

Para desenhar a roupa você precisa imaginar ela vestida em um manequim simples, você pode usar referências de manequins nus na internet, o importante é não ter muito ou nenhum movimento no manequim para evitar de errar na hora de fazer o drapeado da  roupa na personagem.

Vamos definir quantas peças de roupa a personagem vai usar antes de sair desenhando, isso vai facilitar nossa sofrida vida de desenhista. (não vamos contar os acessórios).

Eu vou definir as peças da roupa como:

Roupas intimas (não vão aparecer mas é legal pensar nelas caso seja necessário desenhá-lás em algum momento)

Blusa de academia. (essas que tem gorro e são abertas na frente sem mangas.)
Camisa esportiva. (sem manga.)
Short um pouco acima do joelho. (desse de academia mais colados.)
Meias compridas. (dessas de lolita, mas vamos estilizar elas.)
Ténis. (estilizado também.)

Certo bora desenhar, vou começar pela blusa.


(se quiserem comprar uma roupa como essa eu posso fazer,
é só entrar em contato por e-mail)

Blusa criada. Como disse acima seria legal colocar elementos "moe" na blusa para ela não parecer uma roupa comum, então coloquei as orelhas e o rabo do puma e um laço na ponta do rabo; o laço é um elemento que vem das roupas de lolitas, o zíper tem forma de puma e há detalhes nos ombros e no fim da blusa abaixo da linha da cintura, esses elásticos sempre estão presentes nesse tipo de blusa feminina, a blusa continua esportiva e vai se encaixar com o resto do modelo.

Segunda peça.

Camisa esportiva.



A camisa vai ficar por debaixo da  blusa e só vai aparecer quando a personagem abrir a mesma, sendo assim seria legal que ela tivesse alguns elementos que passassem por debaixo da blusa (não sou consultor de moda belezera?). Pensei em colocar esses elementos como fios ou traços que vão dar mais ar de movimento a personagem quando ela estiver pulando uma parede e etc. A camisa de referência é uma camisa regata com as costas quase abertas, ela teria apenas duas cores, seria legal se ela fosse preta e branca para ficar neutra com o resto da personagem. Como a personagem tem o corpo atlético achei legal fazer a camisa bem grudada no corpo.

Agora fazer o short acima do joelho.



Aqui decidi usar um short na qual a parte de trás se parece uma saia, esse short  é muito solto e geralmente são usados por cima de um short mais colado, as meninas usam muito esse tipo de short nas academias, para a nossa personagem vai ficar legal, além de não ficar descambando para o ecchi vai permitir mostrar bem as pernas dela.


  • Uma nota antes de continuarmos com a matéria:


Eu me preocupo muito com o assunto de deixar a personagem muito erotizada, infelizmente como eu sempre digo o ecchi está infectando todo o tipo de arte lá no Japão, desde os mangás até os Jrps (games), da minha parte eu acredito que um desenho pode chamar muito a atenção sem ter que abusar de elementos apelativos como esses. Sem falar que personagens kawaii geralmente não combinam muito com o elemento ecchi, apesar dos pesares...

Continuando falta o tênis e a meia.


O tênis não precisa ser desenhado em várias posições, uma visão lateral e da sola já bastam, eu optei por usar uma meia simples  longa, mas só vou saber o resultado assim que desenhar a personagem. Alguns elementos fofos  foram adicionados no tênis em conjunto com a blusa da garota, a marca de pata em baixo do tênis pode  dar um efeito legal quando ela estiver pulando por exemplo.

Bem, como sabem, na vida real praticantes desse esporte não iriam se enfeitar tanto, mas estamos inventando aqui algo diferente que ainda está em uma realidade possível. O que eu quero dizer é que a roupa apesar de não ser de praticantes reais de Parkour continua sendo confortável e prática.

Quanto acessórios, nesse esporte eles não usam proteção apesar que eu li sobre e não achei nada que impeça a pessoa de usar. Nesse caso os acessórios da  nossa personagem podem deixar ela com um aspecto mais fofo, a ideia é continuar seguindo o conceito de agregar elementos que remetem ao puma nos equipamentos de segurança dela.

- Mas Haw, no Parkour eles não usam equipamentos de segurança como você mesmo disse, isso não estaria fazendo eu cair em contradição?
- Olha eu já coloquei essa frase aqui e vou colocar de novo: "É preciso causar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que é contraditório gera vida." Salvador Dalí

Não fique tão preocupados com os detalhes, o que importa é o resultado final. Se a personagem ficar bonita então está tudo correto, e falando nela vamos começar a desenhar a própria.

(e no final das contas o único acessorio que se encaixou legal com a personagem foi um par de luvas.)

  • Desenhando a personagem.
Primeiro de tudo, crie o rosto da personagem, pelo menos eu trabalho melhor quando estou vendo o rosto da personagem, eu pensei em fazer ela com um rosto alegre, cabelo não muito curto, e mais alguns detalhes que só da pra explicar desenhando.


Defini o rosto dela desse jeito, é sempre legal fazer mais de uma pose do rosto da personagem, depois eu desenho o corpo dela em três poses diferentes,  e por último eu faço um desenho com cenário e toda o resto da composição da imagem.

Agora para desenhar o corpo você pode fazer de duas maneiras:

  • Desenhar as três poses em uma folha só o que dá muito trabalho.
  • Ou desenhar em três folhas separadas.
Eu faço em três folhas separadas. Acho mais prático e fico com mais espaço para desenhar o corpo dela, o importante que esses três desenhos são apenas o modelo da mesma, então eles devem ser desenhados em uma pose simples, de pé e sem muito movimento.

Vamos aos desenhos.












Aqui está a personagem nas três poses que eu havia dito, há pequenas alterações na roupa que eu havia criado anteriormente, mas o resultado  final ficou bem satisfatório, o bom de fazer esses desenhos  é que você vai ter referências de sua personagem, quanto mais você desenhar poses e roupas  diferentes mais fácil será desenhar a personagem.

Por enquanto vamos parar por aqui. A matéria já está bem grande e vou continuar a falar sobre isso na próxima matéria, então aguardem até lá.

Na próxima matéria vou falar mais sobre drapeados e escolhas de cores.

Até lá pessoal.

Share this

Related Posts

2 comentários

comentários

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.