Personagens fofas parte... em qual parte paramos mesmo?


 Personagens fofas parte... ah... em qual parte paramos mesmo?


Passa lá no meu deviantart, 
estou ensinando técnicas de como abraçar um urso sem que você seja decapitado. 


Atenção! Matéria dedicada a maiores de 16 anos.

Além disso ela vai ficar um pouco extensa.

 E ai galera tranquilo? 

 Hoje finalmente teremos matéria prática, e não, eu ainda não estou com tempo, mas estou de saco cheio com o projeto e estou deixando ele de lado por um dia para fazer uma matéria legal para vocês.

 Vamos falar de personagens "moe", novamente por que? Horas porque isso da muita visita para blog,por isso >8D.

 Hoje vamos falar de criação de personagem, de character design, e mais algumas outras coisas.

Antes um breve recado.

Obrigado aos comentários que o blog vem recebendo, fico muito feliz em poder ajudar, se vocês precisarem de alguma ajuda especifica fiquem a vontade para perguntar.

Então vamos começar.

Vou explicar para vocês o que é um character design.

Quando vamos criar um personagem além de ter de fazer toda a ficha explicando sobre sua personalidade, característica física e todo o mimimi que a gente lê nesses blogs ctrl+c ctrl+v, existe algo a mais que poucos explicam (talvez pelo fato que eles simplesmente copiam matérias de outros blogs ao invés de realmente explicar e ensinar ao leitor!)

Um dos processos de criação de personagem é o character design, que consiste em alguns pontos.

1. A partir da anotação das características físicas da personagem você começa a fazer um sketch rápido da mesma, visando desenhar o rosto e o corpo de preferência nu, e posteriormente com roupas.

Essa primeira parte é mais um estudo do que um trabalho final, por isso mesmo é apenas um sketch (esboço) da personagem geralmente os primeiros desenhos não serão os desenhos da personagem que você deseja criar. 

Vamos a um exemplo.







Aqui neste exemplo eu fiz a personagem nas três poses principais, frente, perfil e costas muitos já desenham com a roupa, eu pessoalmente não gosto e prefiro fazer a personagem nua e depois ir trabalhando nas roupas que ela vai usar.

Reparem que eu anoto algumas coisas isso são tópicos da parte descrita da personagem não há necessidade de fazer isso, mas a vantagem é que isso deixa tudo mais organizado.

E motivo para que eu desenho a personagem nua é para ter mais detalhe do corpo da personagem, assim posteriormente posso trabalhar com mais facilidade com as  roupas, sem falar que posso colocar uma marca de nascença ou qualquer outra coisa que a roupa iria esconder, a pose para esse tipo de desenho é simples, o personagem tem de estar de pé e sem nenhum ângulo alto ou baixo  visto totalmente de frente isso facilita na hora de marcar as proporções do personagem.

Outra utilidade de se fazer isso antes de sair desenhando o personagem  final é a possibilidade de alguma melhoria na característica  física do mesmo, sem falar que você terá em  mãos uma referência de três poses do personagem, então sempre que você precisar  consultar alguma característica do personagem é só usar esses esboços.

De fato esses desenhos servem como uma referência de proporção e por isso é legal que os três desenhos estejam na mesma altura, se você for usar uma folha A4 alinhe as três na mesma altura e marque as mesmas proporções nelas assim todas ficarão iguais.

Fim da primeira parte

2. Criar o rosto.

No mangá, o rosto tem muita importância. O rosto das meninas fofas não é muito difícil de desenhar principalmente se você for um copião sem vergonha que não ta nem ligando.

Ao criar o rosto de uma personagem fofa você pode usar referências de animes moe como Hanayamata, Usagi gochuumon desu ka, Inari kon kon, Sakura CC,  etc. Mas, (repito) mas tomem cuidado para não virar uma cópia, não é nada legal seu desenho ficar muito parecido com a referência que você está usando. E isso está acontecendo com os próprios desenhos japoneses, se vocês repararem na Kyoto Animation por exemplo, depois de 2007 não há nenhuma diferença entre uma personagem e outra.

- Então Haw, como eu posso evitar esse problema?
- Excelente pergunta jovem gafanhoto grande lutador de karatê ocidental.

O correto é desenhar o rosto em vários estilos. Vamos ao exemplo.



Lembra desse desenho? Eu usei ele como exemplo no post passado mas enfim, esse desenho  é um começo para fazer o rosto da personagem, há diferenças nos rostos se vocês repararem, o estudo ainda não terminou e eu fiz mais um desenho dela. O legal é ir variando os olhos, o cabelo e tudo mais.



Aqui continuei meu processo de criação do rosto da personagem, o último rosto foi o que me deixou mais satisfeito e possivelmente será o desenho final, sendo assim agora eu preciso fazer os desenhos com as expressões da personagem, infelizmente eu ainda não tive tempo de fazer isso, quando eu terminar esse parte eu posto aqui no blog para mostrar para vocês.

O importante na parte da criação do rosto é ter uma visão bem clara da personagem em sua mente e tentar fugir um pouco de referências outros mangás, é claro que isso é algo bem avançado pois requer um bom conhecimento de criação de  rosto e para isso você deve estudar bem a técnica do desenho acadêmico, sem essa técnica é muito difícil você fugir de influências externas.


 O desenho acima foi um estudo de observação a técnica usada nele é a acadêmica, com essa técnica você consegue aprimorar o seu traço e fugir do fantasma dos desenhos que ficam todos iguais.

A segunda parte estaria mais focada na criação do rosto, usar referências apenas para ter um pequeno chute inicial é válido, depois use outras técnicas combine outros estilos de olhos e cabelos e zás zás e zás. Fique atento ao formato do rosto, já que no Japão eles apenas usam aquele formato de rosto ovalado com o queixo pontiagudo (to mentindo?) tente fazer algo diferente disso.

Fim da parte 2

3. Criar as roupas principais que a personagem irá usar.

Ao criar roupas é legal pensar em um tema, além disso é muito bom pegar referências de vestidos, calças e tudo mais na internet e desenhar até a mão sangrar e os dedos  explodirem.

Os exemplos abaixo são as primeiras roupas que eu criei desta personagem, vou fazer mais roupas dela e mostrarei para vocês quando estiverem prontas.


Nesse primeiro desenho usei o tema de carneiro para criar a roupa da personagem, é muito interessante criar várias poses isso facilita muito na hora de desenhar a personagem, eu gostei muito dessa  roupa e ela me deu ideia para outras que eu vou desenhar mais pra frente. Percebam que aqui é necessário um conhecimento de drapeado e de tecidos, esses conhecimentos serão passados em outra matérias assim que eu tiver mais tempo.


O segundo desenho também me agradou muito, é bem mais detalhado e acredito que vou usá-lo em um ou dois  capítulos da historia, ainda preciso desenhar mais roupas inclusive as roupas comuns que ela  vai usar no dia a dia.

Na terceira parte da criação da personagem é legal ficar atento a roupas, acessórios e tudo mais que a personagem  for usar  durante a historia, use muitas referencias da internet  para criar as roupas.

Finalizando.

Criar um personagem não é algo rápido, existe um processo de criação e quanto mais detalhado você  for, melhor será na hora de finalmente começar a desenhar o personagem quanto mais desenhos você fizer do personagem nesse momento mais rápido será na hora de fazer os quadrinhos.

Lembre-se de  desenhar o personagem em várias poses, com várias expressões diferentes e roupas, isso vai ajudar muito. Além disso não se esqueça de criar o seu personagem em outros estilos para testar qual é o melhor para a sua historia, afinal o mundo dos quadrinhos não vive apenas de um tipo de traço.

Bem galera por enquanto é isso eu espero ter ajudado em algo.

Até a próxima.

Me ajudem na próxima matéria, pois estou sem ideia do que falar no momento!


Share this

Related Posts

6 comentários

comentários
9 de setembro de 2014 15:47 delete

cara, vc desenha mt bem, seu site também é ótimo, um dos meus preferidos!! não abandone ele por favor, pq é mt difícil encontrar um site de desenho com boas explicações e ativo

Reply
avatar
9 de setembro de 2014 21:46 delete

Olá Sara fico feliz em ajudar, não vou abandonar o site, de fato estou com o tempo curto e tive que passar os posts para quinzenais, comentários legais como o seu é o que mantém a minha vontade de continuar ajudando e ensinando a desenhar.

Obrigado pelo comentário e pelos elogios. ^^

Até mais.

Reply
avatar
12 de setembro de 2014 06:54 delete

Site muito bom mesmo, obrigado por gastar seu tempo ensinando os outros, graças a vc me orgulho de dizer q meus desenhos n são copias.

Reply
avatar
12 de setembro de 2014 08:02 delete

Olá Mikael, obrigado pelo comentário fico feliz em ter lhe ajudado, continue estudando o/

Reply
avatar
18 de setembro de 2014 14:48 delete

Haw, podia fazer um tuto de sombreamento? os meus desenhos tão ficando muito sem vida...

Reply
avatar
18 de setembro de 2014 15:25 delete

Olá Victor, posso sim cara, mas a matéria da semana que vem já está pronta então eu vou pedir para você aguardar até a outra semana ai farei uma matéria sobre sombra e luz, obrigado pelo comentário e pela visita, continue estudando.

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.