Materiais para pintura tradicional

Materiais para pintura tradicional.

Passa lá no meu deviantart, é de graça ^^

 E ai galera sentiram minha falta semana passada?

 Pois é muito trabalho na semana passada  aprontando mais de 10 desenhos para o festival Tanabata daqui da minha cidade, me chamaram para fazer uma exposição dos meus desenhos e ainda bem fui muito bem recebido pelo publico que elogiou muito meus trabalhos, esse desenho acima estava lá na exposição e muitas pessoas compraram as copias dele. Alias ainda tenho cópias por aqui que logo colocarei a venda aqui no blog.

 Agradeço a galera que me visitou lá na exposição valeu galera.

Agora vamos voltar ao assunto da matéria que vai bater diretamente no seu bolso: Materiais.

- A Haw falar de materiais é algo desnecessário cara papel e lápis é tudo igual.
- Sim sim assim como os mangás da Shounen Jump meu grande amigo fã de Naruto, é tudo igual só muda de criador...

OK ignorando o comentário acima eu gostaria de  dizer que não papel e etc. Não são todos iguais, e colocando um aviso aqui sublinhado e em negrito eu vou deixar claro. 

VOU FAZER SIM PROPAGANDA GRATUITA DE MATERIAIS BONS.

Quanto a materiais ruins nem vou comentar... nem merecem na boa.

Primeiro vamos começar pelo básico, você quer fazer arte digital ou tradicional? Hoje vamos falar só de materiais para arte tradicional então amigos do desenho digital esperem uma próxima matéria, agora vamos falar de papel.

Papeis.


Pra quem acha que papel é tudo igual tente comprar papel higiênico de marca  ruim e barato para usar no.... ok apelei enfim mas é por ai.

Não papel não é tudo igual e cada um tem uma utilidade especifica, as vezes eu vejo uma galera se matando tentando desenhar algo em papel para impressão.... Já começou totalmente errado.

Vamos lá você quer um papel para apenas estudar desenho então é fácil, aqueles papeis escolares baratinhos de 75g/m² já são ótimos para isso, mas não compre abaixo de  75g/m²... O que? Você não sabe o que significa isso?

Vamos lá ao nosso amigo Wiki. Gramatura

Gramatura é a palavrinha mágica que vai determinar um papel  bom ou péssimo para desenhar, papeis de  baixa  gramatura ( ou finos ) são horríveis para desenhar pois amassa muito fácil.

Dica pessoal do Haw. Use sulfite 200g/m² da Tamoio eu sempre uso esse papel para fazer os esboços e até mesmo alguns trabalhos finais, esse papel nunca manchou e e bem difícil de amassar , além disso ele não mancha com facilidade como papeis de outras marcas.

O que eu falei acima seria papeis para fazer desenhos rápidos com finalização com nanquim, e nanquim aguado, MAS não é o melhor papel para a técnica do nanquim aguado, esse seria melhor para usar hachura e outras técnicas de sombreamento, o sulfite não se da bem com técnicas que usem tintas úmidas demais.

Este desenho foi feito no papel que eu descrevi acima, eu tive que tomar cuidado pois o pincel não podia estar encharcado, então se você for fazer a técnica do nanquim aguado segue a dica abaixo.

O melhor papel para nanquim aguado na minha opinião é o Filiart Renaud com 30% de algodão de 200 g/m², esse papel é nacional apesar de ser indicado para aquarela eu prefiro usar ele com a técnica do nanquim aguado, o papel é levemente amarelado e da um aspecto bem bacana ao desenho, sem falar que o preço dele  é bem acessível.


O desenho acima foi feito no papel Filiart Renaud, a grande vantagem desse papel é que como ele tem algodão na composição ele acaba  absorvendo muito a água e não enrruga fácil como o sulfite comum, o problema é que a velocidade que ele absorve a água impossibilita uma correção.

Para a aquarela eu recomendo outro papel mas prepare seu bolso pois esse é bem caro, o papel é o Montval da Canson com 300g/m².

Esse papel é fabricado na França com a receita de Gaspard Maillol, depois que eu falhei miseravelmente procurando papeis para fazer aquarela  finalmente encontrei um que vale cada centavo investido, o papel pode ser caro, mas pelas vantagens que ele oferece vale muito a pena comprar um bloco dele (mas só se for para fazer um desenho final bem feito, para estudar seria um grande desperdício de dinheiro, para estudar use um papel mais barato de qualquer outra marca pelo amor de Deus).


Este desenho foi feito no papel Montval, dentre uma das centenas de vantagens que esse papel oferece é a possibilidade da utilização da técnica do "wash" e do "wet on wet" essas técnicas usam muita água e o papel não deve absorver a tinta com grande velocidade deixando ela secar mais lentamente, outros papeis acabam  absorvendo a água muito  rápido impossibilitando tais técnicas, uma outra vantagem desse papel e talvez a melhor de todas é a possibilidade de correção de camadas de  tintas podendo retirar ou adicionar camadas mesmo com tinta já seca. Outros papeis não permitem isso e esfarelam se você tenta retirar as camadas de tinta fazendo  buracos horríveis em seu desenho.

Bem galera quanto a papeis eu acho que isso já serve, papel tem um monte ai no mercado na minha opinião esses são os melhores, mas como podem ver cada um tem a sua  utilidade.

Agora vou falar sobre tintas.

 - Não vai falar sobre lápis de cor Haw?
 - Minha grande amiga Yash eu não manjo de lápis de cor então prefiro deixar esse assunto para você  falar um dia desses o que acha?

Tintas também não são todas iguais primeiro eu vou falar de nanquim pois é bem simples.

Use qualquer nanquim menos os escolares a base de álcool essa porcaria não serve nem como base para estudo, serio não gaste seu dinheiro com esse tipo de  material, eu sei que o nanquim pode ser caro, mas se você comprar um pote de  nanquim indiano em casas de  tatuagem ele vai durar pelo resto de sua vida, eu tenho um pote desses a dez anos e não chegou nem na metade.

Aquarela.

Por enquanto eu apenas usei da Pentel, a aquarela deles tem um preço meio salgado mas vale a pena, as tonalidades são muito boas e a diluição da  tinta não deixa a desejar, existem aquarelas muito ruins no mercado que não diluem por completo na água deixando pequenos pontos de tinta parcialmente  diluída, o bom da aquarela é que com uma set de 12 cores você consegue  pintar uns  oitenta desenhos (serio esse negocio rende muito mesmo) então compensa investir numa tinta de qualidade, logo que eu testar as tintas da Sakura eu falo sobre a experiência com ela para vocês (aguardem).

Tinta óleo.

Hora por que não? Afinal eu também faço trabalhos com tinta óleo.

A melhor tinta óleo no mercado é a Pebeo, ela é uma tinta magra que não exige muita carga de secantes fedidos e de diluentes mega tóxicos, eu já usei outras marcas que infelizmente foram um fracasso total, acabei  jogando bisnagas inteiras no lixo por conter 90% de óleo e só 10% de pigmento.

Pinceis.

Seguinte molecada,  pinceis tem uso especifico, as marcas deles são varias, a Tigre não peca muito em seus pinceis dedicados a pintura e são muito bons, mas vamos a uma breve explicação para você não ficar perdido na loja de artigos artísticos  procurando o pincel correto dentre milhões de opções.

Pinceis para Nanquim.

Não gaste muito dinheiro com pinceis para nanquim, o pincel pode ser de qualidade mediana, o nanquim estraga e muito os pelos do pincel é claro que você deve ter muito cuidado com seu material e sempre lavar o pincel depois de usa-lo, se você quer mesmo  investir em um pincel para nanquim procure os pinceis fudê, esses pinceis são usado para caligrafia no Oriente, eles normalmente são feitos de pelo de cabra ou de algum outro animal.

Pincel para Aquerela.

Quer que sua aquarela fique  lindona? Então fuja da seção dos pinceis sintéticos, eu sei que pinceis de pelos naturais são caros (e para algumas pessoas politicamente incorreto) mas esses pinceis são os melhores para se fazer aquarela, mas uma dica do Haw é, tente usar o pincel fudê  também para fazer aquela só não misture os pinceis de nanquim com os de aquarela se não da problema.


Esses são os pinceis Fudê.

Pinceis para Óleo.

Dependendo do seu "touche" na pintura óleo  você vai estragar ou não seus pinceis, na tinta óleo pinceis com pelos vegetais  ou sintéticos até  podem ser muito mais úteis do que os pinceis de origem animal, mas como eu disse depende de como você  pinta eu sempre estrago meus pinceis pois acabo usando muita  força e velocidade na  hora de  pintar uma tela.


Bem galera não querendo estender mais o assunto acho melhor paramos por aqui, materiais para desenho existem aos montes e muitos deles são armadilhas, uma dica importante é se você está apenas estudando não gaste muito do seu dinheiro com materiais muito caros, caso contrario tente investir um pouco mais nos seus desenhos.

É isso pessoas, qualquer  dúvida usem os comentarios para me pergutnar eu irei responder o mais  rápido possivel.

Até a próxima semana.


Share this

Related Posts

2 comentários

comentários

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.