A importância de conhecer de tudo um pouco.

A importância de conhecer de tudo um pouco.

Passa lá no meu DeviantArt pra gente discutir os teoremas do paranauê.


 Antes de mais nada minha amiga Yash do blog Little Fennec fez uma matéria sobre lápis de cor, eu havia sugerido para ela falar um pouco sobre o assunto pois ela manja mais do que eu.

Então aqui esta o link para o blog dela, a e não se esqueça de levar bolachas de chocolates com amêndoas para ela.


 Galera seguinte, essa matéria foi escrita na segunda pois eu pensei que segunda era terça, então imaginem meu nível de loucura, tem muitas coisas rolando  novamente, isso acabou com meu tempo para montar uma matéria pratica de estudos, como já disse antes eu levo pelo menos onze horas para fazer os desenhos, planejamento e tudo mais, então me perdoem por não postar algo prático a tanto tempo.

Essa matéria apesar de ser um tema teórico tem uma grande importância para aqueles que querem sair do "ninja copia".

Um grande problema com quem quer desenhar "mangá" é ficar só em um estilo, eu já toquei nesse assunto uma vez, relaxa não vou repetir o que eu disse. Dessa vez vou mostrar para vocês alguns desenhos de outros artistas e juntos iremos analisar de forma descompromissada e bem simples a composição de seus desenhos.

Vamos começar por um desenho muito conhecido da CLAMP.


Sakura Card Captors
CLAMP

A Sakura marcou época, mas por que?

É algo estranho, mas ninguém para muito para pensar o real motivo de uma historia fazer sucesso ou não, isso não vem ao caso só to colocando minhocas na cabeças de vocês.

O que podemos analisar em Sakura? Falando sobre o traço, Sakura tem grande influência da cultura Kawaii do Japão, mas até mesmo essa cultura teve uma base, entramos em uma espiral onde uma coisa influenciou a outra então vamos lá.

Primeira pergunta.

Da onde a CLAMP tirou a ideia de algumas das roupas da Sakura?

O desenho acima do vestido da Sakura é possivelmente uma releitura de uma vestimenta vitoriana.

Vestido vitoriano.

Esses vestidos  influenciaram não somente a criação de algumas das roupas da Sakura mas também muitos outros mangás e animes, Rozen Maiden é extremamente  ligado a era vitoriana.Além disso até mesmo o movimento Kawaii (nem sei se é correto chamar assim) usou muito desses vestidos, até mesmo hoje em dia meninas e até alguns meninos usam roupas vitorianas. Vestidos vitorianos são cheios de detalhes, babados, rendas, drapeados e tudo mais.

Haja paciência para desenhar um vestido desse.


Rozen Maiden

- Haw não estou conseguindo ligar A+B do que você está querendo dizer.
- Ok era de se esperar de alguém que só assiste Naruto mas muito bem vamos explicar.

Neste caso eu falei apenas da vestimenta das personagens, com toda certeza as integrantes da CLAMP assim como os criadores de Rozen Maiden passaram um bom tempo estudando as vestimentas vitorianas para criar as roupas de suas personagens.

Então pense na situação, se você quer criar um personagem e a única coisa que você conhece é Bleach todos seus personagens vão ser copias de Bleach... é claro você não viu outra coisa a não ser isso e olha que eu ainda nem  fui mais a fundo no assunto.

Segunda pergunta.

De onde será que surgiu a ideia das cartas clow?


Eu não vou me arriscar  a dizer de onde surgiu a ideia essencial das cartas, mas acredito que o design delas surgiu da art nouveau.

A art nouveau surgiu na Europa lá pelo século XIX, o grande representante dessa arte era Alphonse Mucha (carinhosamente chamado pelo Haw de tio Mucha).

Mucha tinha um traço muito limpo, elegante e leve, ele usava referências fotográficas de suas modelos e colocava elementos florais e geométricos fazendo as bordas de sua obras.

Uma imagem fala mais que mil palavras então.

Obras de Alphonse Mucha.

 As cartas clow e as obras de Mucha parecem conversar entre si, ambas tem muitas coisas em comum como a expressão corporal e facial, além das bordas desenhadas, os arranjos florais e roupas, possivelmente a CLAMP usou as obras de Mucha para criar o design das cartas, mas Mucha não influenciou somente a Sakura.



Possivelmente Kosuke Fujishima criador de Ah Megami Sama também estudou muito sobre a art nouveau antes de criar as personagens, no anime isso não está muito evidente, mas para quem viu o mangá uma rápida comparação dos cabelos das personagens com os desenhos de Mucha revelam muita coisa.

 Nessa parte percebemos o quão profundo um assunto pode chegar quando analisamos um desenho, o processo de criação das cartas como também das personagens de Ah Megami Sama pode ter sido influenciado por uma arte que não tem nada a ver com anime e mangá.

- Certo Haw então você quer dizer que os criadores desses desenhos copiaram artes anteriores?
- Não meu amigo, não estou falando de Cagashi Sensei que copia as coisas... meu deus tá difícil...

Brincadeiras a parte.

O ponto crucial nesse assunto é que: (Senta que lá vem historia)

Quanto mais conhecimento você tiver sobre um assunto melhor a sua criatividade irá trabalhar, criar um vestido ou uma roupa que seja, não deve ficar somente no conhecimento do nosso dia a dia, assim como outras coisas como cenários, traços roteiros e etc. Conhecer de tudo um pouco é bom, conhecer de tudo um monte e mais uns 90% é melhor ainda!

Vamos a um exemplo legal sobre conhecimento em artes e utilizar ela em outra forma de arte.

Talvez poucos de vocês conhecem o Tio Gustav.


Gustav Klimt assim como Tio Mucha são artistas da art nouveau e também acabou influenciando alguns animes... numa credita?

Conhece esse quadro ?

O beijo.
Gustav Klimt.

Certo talvez o quadro não, que pena mas essa imagem você conhece certo?

Elfen Lied.

... Então?

A abertura de Elfen Lied na verdade é uma grande releitura de muitas das obras de Klimt, é ótimo pensar nisso.

Estamos chegando lá.

Diferente de simplesmente usar uma ideia preconcebida e aceitar ela logo de cara esses artistas com toda certeza fizeram uma analise antes de partir para a criação final de suas obras, e veja que coisa bacana é ver uma homenagem a um artista de um movimento antigo em algo atual, ou até mesmo reviver um estilo esquecido em uma releitura de um vestido de alguma personagem.

Quero dizer que anime e mangá são coisas lindas, tenho mil motivos para continuar gostando disso, mas no nosso país não vemos grandes novidades, infelizmente a maioria de nos não para para criar, usamos a primeira ideia que vem na cabeça e investimos pesado em algo que parece uma versão de algum anime famoso, para evitar isso precisamos estudar muito, e muito além do mangá.

A minha sugestão de que quando você for criar a sua historia ou seu personagem que seja, e você quer ser um pouco mais criativo se afaste das coisas atuais e procure coisas que poucos conhecem. 

Vou dar um exemplo pessoal.
Desenho feito por Ricardo Haw.

Estou criando uma personagem na qual terá problemas com ovelhas, isso é um resumo sobre ela, a primeira ideia que tive dela foi essa desenhada acima, ainda não estou satisfeito com o resultado então ainda vou desenhar mais coisa dela até conseguir o que eu quero.

Para conseguir encontrar a ideia eu procurei referências de ovelhas na internet e desenhei uma ovelha no canto, a partir dela continuei criando a personagem, o processo é longo e eu apenas pensei no rosto dela não parti para as roupas e nada mais.

Esse é o processo de criação que tantos discutem por ai, não é algo simples, para criar algo você terá de conhecer muita coisa, isso se você não quiser ser um copião.

Finalizando.

Quando for assistir um anime, filme, seriado e tudo mais preste atenção no além, essa camada escondida é onde está o segredo da historia dar ou não certo, o legal é tentar fugir do óbvio, e geralmente o óbvio é a primeira ideia.

Pegue essa primeira ideia, desenhe ela e guarde ela na gaveta, no dia seguinte pegue ela novamente e tente melhorar ela, assim por diante, isso com certeza será bom para você e para a sua historia.

E lembre-se,  as vezes uma influência pode vir de algo que a gente menos espera.

Até a próxima galera.


Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.