Como desenhar Homens.

Como desenhar Homens.

Desenho antigo do Caos e da Meli, alias estou retomando esse projeto ^^
Passa lá no meu Deviantart pra gente comer umas bolachas.



 Eai galera tudo tranquilo?

 Andei meio sumido na semana passada, eu estava doente e não deu pra fazer nada, realmente nada, o projeto que estou fazendo em parceria com a galera aqui da minha cidade  ficou parado, assim como o TCC e muitas outras coisas.

 Mas estou de volta, peço desculpas por não ter a matéria extra da semana passada, mas a Yash do blog Little Fennec fez uma entrevista comigo da uma passada lá no blog dela e veja a entrevista: littlefennec.wordpress.com.

 Um último recado: Para quem mora em Ribeirão Preto ou ali perto estarei no SESC Ribeirão Preto das  15:30h ás 17:30h nos dias  12/13 e  26/27 desse mês de abril comandando uma oficina de Mangá, conto com a presença de todos.

Atendendo a pedidos de muitas leitoras do blog hoje eu irei falar mais sobre como desenhar homens.

- \o/ Uhuuuu até que enfim uma matéria sobre corpos masculinhos.
- Segura as pontas minha amiga fã de Dragon Ball, se eu for falar de tudo duma vez a matéria iria ficar grande demais =/.

Vamos começar pela base e pelos tipos de rostos e uma pequena nota sobre ao corpo masculinos.

O desenho abaixo é só uma representação simples e rápida do corpo masculino, lembre-se o esboço primário deve ser sempre um desenho rápido e sem compromisso.



 Até aqui nenhuma novidade, o esquema acima tem  8 cabeças de altura ou seja cerca de  1,80 a 1,85 de altura, reparem nas linhas acima do ombro a linha AZUL representa a distancia de uma cabeça para da cada lado, nesse espaçamento é onde  fica a largura do ombro, a metade desse espaço é a linha VERDE que determina a largura da cintura.

- Isso é uma regra Haw?
- Não minha amiga fã de Haruhi, não é uma regra, tanto que em alguns casos você vai ver corpos masculinos com mais de 4 cabeças de largura para os ombros, um exemplo onde isso acontece é em alguns mangás da CLAMP por exemplo.

Não é uma regra mas é necessário saber  que o homem tem os ombros mais largos e o quadril estreito, ao contrario as mulheres que tem os ombros estreitos e o quadril largo, sabendo essa base não fica difícil desenhar um esboço masculino.

Eu irei falar mais sobre o corpo mais a frente em uma próxima matéria, por enquanto gostaria de falar de algumas características do  rosto masculino, isso por que a dica de usar linhas angulares no rosto também vai ser usada quando formos desenhar o corpo.


  Ao fazer um esboço do rosto masculino leve em conta algumas caracteristicas, o rosto masculino é mais robusto que o feminino, e possui traços mais angulares, tente não fazer muitos traços arredondados isso deixa o rosto mais feminino e o personagem pode acabar andrógeno. O queixo tende a ser mais largo assim como seu maxilar que é mais estendido.

 Ao fazer os olhos, tente não faze-los muito grande e tão arredondados, lembre-se que isso é uma característica mais feminina, se os olhos forem realmente grandes tente fazer eles bem angulares eu vou fazer um exemplo mais a frente, as sobrancelhas são mais grossas e o nariz é mais  robusto assim como os lábios, isso são características  que deixam o personagem com uma aparência de um homem forte de seus  20 a  30 anos.


 Existem muitas outras características no rosto masculino que eu irei explicar a seguir, após isso irei fazer uma breve explicação sobre a anatomia masculina em um próximo post.


 Nesse caso irei mostrar um rosto alongado e com cabelos compridos, essas características se mal empregadas podem deixar o personagem andrógeno, no caso do rosto alongado iremos fazer um esboço com o queixo mais triangular.

Nota.

Eu não gosto de fazer queixos pontiagudos, essa é uma característica vista em muitos mangás shoujo e josei, nada contra até acho muito interessante, mas eu não gosto de usar nos meus personagens, no meu caso eu deixo a ponta do queixo mais  retangular, você pode fazer a sua maneira.

 Quando for fazer o cabelo comprido em um personagem masculino tente não detalhar muito a franja, e faça o cabelo mais bagunçado, caso contrario o cabelo irá ficar carregado com características femininas, o rosto deve ter mais traços angulares por se assemelhar a um triângulo, lembre-se que traços angulares são características masculinas, os olhos também não podem ser bem redondinhos e cheios de detalhes.

 Quando o rosto for mais alongado tome muito cuidado com traços redondos, e com características delicadas como sobrancelhas finas e nariz pequeno, essas características podem distorcer o personagem.

Outro tipo de rosto seria o redondo, essa tipo de rosto em sua maioria pertence a personagens mais gordos, não que isso seja uma regra o personagem pode ate ser forte e ter o rosto arredondado, mas essa característica não combina em nada com um corpo magro.

Ao fazer um rosto mais redondo devemos fazer o  queixo mais arredondado (daaarrr) isso vai fazer com o personagem pareça um pouco acima do peso em alguns casos, mas isso não é regra como eu disse anteriormente.

 Partes onde as linhas forem mais retas devemos aplicar traços angulares, como por exemplo no queixo e no maxilar, lembre-se de não fazer sobrancelhas muito finas.

Se por acaso seu personagem também for careca como o exemplo acima lembre-se de desenhar o topo da cabeça de forma correta, se você fizer um topo  muito reto vai ficar esquisito.

Existe ainda outros tipos de desenhos mais estilizados dos olhos e rostos que eu vou apresentar em seguida, porém esses  três tipos de rostos podem ser usados como base para desenhar infinitas características  faciais.

Outros exemplos de rostos abaixo.

Notem que o ultimo desenho ficou meio andrógeno, isso é devido a falta de linhas angulares no rosto, lembre-se sempre disso para não correr o risco de seu personagem ficar com um rosto feminino.

Na próxima semana que continuo o assunto e vou falar mais sobre o corpo masculino, o certo seria fazer uma matéria extra, mas vou abrir uma exceção esse mês.

Por enquanto é só galera.

Até mais o/

Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.