Como Desenhar Homens Parte 3.

Como desenhar
Homens parte 3.


Visite meu DeviantArt, dai nos podemos ouvir um Axé. (brinks)


 E ai galera beleza?

 Hoje vamos continuar no assunto de como desenhar homens, mas primeiro eu gostaria de falar algumas coisas sobre o blog.

 Antes de mais nada obrigado pelo grande número de visitas, um amigo meu me deu a ideia de postar reviews de animes e mangás e talvez até mesmo de jogos, mas eu fiquei pensando onde postar isso.
 Eu já tenho dois blogs, o outro é o dimension haw que é mais dedicado a cartoons e tirinhas, eu não estou pensando em criar um novo blog, tomar conta de três blogs iria comprometer mais ainda meu tempo, então estou pensando em postar essas reviews por aqui mesmo, mas de uma forma que sirva também de informação para quem quer desenhar.

 Então além das matérias extras (que já faz um tempo que não faço) iria ter também as reviews de animes, mangás e também de alguns jogos.

 - Poxa, mas já tem tanto blog e site que falam disso Haw, acho isso desnecessário.
 - Eu entendo minha amiga Fã de Durarara!!, mas geralmente essas reviews não falam sobre a parte técnica dos desenhos usados.

 A minha ideia e fazer uma review mais direcionada ao desenho usado no mangá, anime e jogo, do que apenas ficar pegando informação e dando opinião sobre o que é bom ou ruim na serie.

 Talvez ainda essa semana eu faça alguma review.

 Agora vamos a matéria.

 - \o\ hoje você vai ensinar a desenhar pernas Haw?
 - Sim, isso mesmo minha amiga fã de Final Fantasy, mas não apenas isso.

 Comecei a escrever essa matéria no domingo então eu espero hoje resolver 60% das duvidas sobre como desenhar corpos masculinos.


 A dica mais  importante sobre o estudo de anatomia é:

 Nunca se baseie em desenhos já estilizados, ou seja, desenhos que não são acadêmicos, por exemplo, não adianta nada você estudar anatomia utilizando o traço do Ken Akamatsu.
 O correto é se basear no desenho acadêmico, que possui proporções mais corretas e realistas.

 - Duas dúvidas Haw, o que é desenho acadêmico, e a outra, se vou desenhar no estilo oriental qual a importância em saber desenhar de forma real.
 - Obrigado pela pergunta amiga fã do Estudio Ghibli, irei responder em seguida.

  • O que é desenho acadêmico?
Leia o link na integra do Wiki para começar. http://pt.wikipedia.org/wiki/Academicismo

Desenho acadêmico tem suas bases na realidade, se você leu o site do link acima (o que eu realmente espero que tenha feito) vai perceber que as matérias passadas nas escolas acadêmicas eram bem rigorosas quanto ao estudo da anatomia, incluindo é claro o estudo de modelos nus. Tais estudo (além de muitos outros) eram usados para aprimorar as técnicas de desenho.

Isso vem daqueles tempos até hoje, HQs ocidentais, como as da Marvel, DC, Vertigo entre outras usam os estudos de desenho acadêmico. Desenhos orientais também usam esse tipo de estudo (lembra de Bersek, Sanctuary entre outros?) 

É muito difícil você fazer uma anatomia correta sem estudar o corpo humano, estudo de corpos dissecados são ótimos, existem muitos sites que tem imagens que servem de base para estudo o Posemaniacs é um por exemplo.


Costas.
 ( serio? Não diga! )


O grande problema das pessoas que querem começar a desenhar, é que a maioria já vem com uma carga "ruim" de informações e de padrões estéticos que só atrapalham na hora do estudo, geralmente a galera quer tudo de imediato, e pronto acabam vendo um desenho complicado e deixam de estudar para fazer aqueles desenhos que tanto estamos acostumados a ver quando começamos a desenhar.

- Poxa Haw mas esse último desenho de costas é muito complicado como vou estudar isso?
- Simples minha amiga fã de Toradora, usando o estudo por observação.
 
  •  Qual a importância do desenho "realístico"?  
 Tudo o que vemos nos desenhos, principalmente no desenho humano ( ou de formato humanoide ) se baseou na própria realidade, isso é óbvio, por isso no momento que você for estudar você deve esquecer todos os personagens que você conhece, se você for estudar anatomia pensando em algum personagem não vai adiantar de nada.

O estudo por observação é uma releitura daquilo que estamos vendo, ainda hoje existem estudos com modelos nus, é claro que você pode usar imagens na internet para fazer seu estudo por observação. O importante quando está se fazendo uma releitura da realidade é tentar desenhar o mais próximo possível daquilo que estamos vendo (quanto mais real melhor vamos dizer assim).

É claro que os primeiros desenhos vão mais se parecer com o Chin-chan do que com aquilo que realmente estamos vendo, mas aprender a desenhar é um processo longo e demorado para a grande maioria das pessoas.

Desenhando o tronco masculino.




Como eu disse antes  o legal é usar imagens de corpos dissecados, assim temos uma visão melhor da musculatura, nos exemplos acima há dois modelos muito bons para servir de estudo de anatomia, viram que até o momento eu não usei nenhum tipo de exemplo desenhado no estilo oriental?

Isso porquê o desenho oriental já está carregado de elementos não realistas.

Agora vamos a algumas explicações sobre os modelos acima.

Vamos a uma animação rápida.



 Na gif acima eu separo os grupos musculares do abdômen e das costas com linhas azul e os espaços entre eles em vermelho isso é só para destacar essas partes, lembre-se sempre da regra de ouro quanto a movimentação dos músculos, se um lado está estendido o outro estará comprimido como na imagem a cima representado por setas azuis. Tente fazer alguns desenhos de observação usando o modelo acima.

Haverá uma outra parte sobre anatomia em outra matéria futura onde entrarei em mais detalhes.

Pernas.

 Qual a grande diferença entre pernas masculinas e femininas?

 Traços angulares!

 Não tente desenhar pernas masculinas com traços curvilíneos, lembre-se sempre , (e sempre vou repetir) traços arredondados são características feminina, homens e mulheres podem ter pernas bem definidas e fortes, mas o que vai determinar a sua diferença são os traços angulares ou curvilíneos.


No exemplo acima perceba que eu uso muito dos traços angulares, pernas masculinas não deve ser delicadas.

 O exemplo acima é para ser usado como estudo assim como todos os outros, na próxima matéria irei falar mais sobre pernas pois acho que essa já ficou extensa demais.

Bem galera acho que por enquanto é isso, na próxima semana irei falar mais sobre anatomia.

Até lá.



Share this

Related Posts

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.