Como desenhar Homens Parte 2

Como desenhar homens Parte 2.
E também...
Feliz dia do desenhista \o/.


Da um abraço forte no seu gato, 
se você não tem gato se vira.



Enquanto isso a Tori continua correndo atrás do Ashu... PEGA ELE TORI!

Não se esqueça de passar no meu Deviantart pra gente conversar sobre os mistérios do universo!



  E ai galera belezura?

  Hoje quase esqueço que tinha que postar no blog, estou fazendo um trabalho em parceria com Denis do blog Denis o pimentão, também estou fazendo um trade com a Yash do blog little fennec, e ainda por cima ontem foi o primeiro dia no outro curso que eu comecei a fazer. Enfim vocês me entenderam, ... assim espero.


  Mas, continuando com o que nos interessa de verdade, hoje eu  vou continuar com o assunto da semana passada: Como desenhar Homens.

 - KYAAAAAH FINALMENTE FOI DESENHAR MEU PERSONAGEM QUE TANTO AMO!
 - Segura as ponta ai minha amiga fã de Love Lab... alias boa imitação da Maki.

 O assunto de hoje será um pouco mais complexo, eu vou falar de anatomia, então se preparem.

Como desenhar homens Parte 2.

Vou aproveitar o material do blog antigo para usar aqui.

 Para entender melhor vamos dividir os estudos em cinco partes, sendo que a primeira parte que era a cabeça já foi explicada na matéria  anterior.


 Vamos para a segunda parte pegando também um pouco do assunto sobre a parte 3 que seriam os braços, depois iremos falar da barriga e das pernas mais pra frente.
  Lembrando sempre que homens tem os ombros mais largos que as mulheres independente de ser magro ou gordo, nunca faça um homem com cintura fina e curvilínea pois, essas são caracterizaras do corpo feminino, e lembre-se mais uma vez de que homens tem traços angulares em outras palavras o homem tem o corpo mais "quadrado" para simplificar.

 O ombro é uma das partes mais chatas de ser desenhadas, a parte mais chata de desenhar é o bendito do deltoide


O deltoide se liga a parte frontal no peitoral e a parte posterior na escapula, e também ao braço, existem muitos livros de anatomia medica e de fisiculturismo que falam muito bem sobre esses ligamentos, estudar eles é de grande  importância caso você queria desenhar um personagem com a anatomia mais próxima do estilo helênico ou acadêmico.

 Nos desenhos orientais hoje em dia vemos poucos desenhos com anatomia mais exata, isso era algo muito  usado nas décadas passadas como por exemplo nos desenhos de Street Fighter, Hokuto no Ken, e Berserk  por exemplo. Nesses exemplos citados os personagens masculinos tinham corpos bem desenhados com um estudo anatômico muito bem elaborado, para fazer desenhos desse jeito é necessário  estudar muito anatomia.

   Neste desenho (do blog antigo) eu mostro como o músculo do ombro se comporta quando se movimenta e a sua ligação com as costas, além do desenho do ligamento dos ossos da escapula, úmero e clavícula, veja que tudo isso se parece mais com uma aula de medicina do que com uma aula de desenho, e de fato se você não souber como os músculos  se comportam quando se movem vai ser muito difícil conseguir desenha-los.

  No caso dos ombros masculinos podemos exagerar um pouco no seu tamanho, isso iria mostrar mais força, ombros menos definidos e mais magro também podem ser usados para representar personagens mais novos ou mais fracos, hoje em dia nos desenhos orientais dificilmente você vai encontrar ombros bem definidos, hoje em dia eles "carimbaram" os corpos masculinos com aquele estereótipo magro e com quase nada de músculos.


   Ao desenhar o ombro e o braço lembre-se sempre que o deltoide é a ligação entre eles, então se houver alguma  duvida sobre o posicionamento do músculo não deixe de procurar referências na internet.
  O braço e ante braço masculino são símbolos de força junto com o ombro, desenha-los exige um pouco de conhecimento em movimentação.
  Desenhar braços  finos em um corpo com ombros largos é muito estranho, os dois tem de caminha juntos nesse ponto, as costas no corpo masculino também tem uma grande importância já que são elas que fazem a maior parte do esforço.

 Ao desenhar os braços lembre-se que os músculos do braço são bíceps e tríceps, sendo que o bíceps fica  na parte frontal do braço e o tríceps na parte posterior.

  No desenho acima temos os nomes dos musculoso e uma pequena explicação sobre a movimentação deles.

 - Haw o assunto parece bem complicado, tem alguma dica para gente?
 - Sim eu tenho sim minha grande amiga fã de Kaleido Star.

 O melhor a se fazer quando estamos estudando anatomia, (seja masculina ou feminina) é usar livros de anatomia medica ou de fisiculturismo, nesses livros há muitos exemplos dos ligamentos e da movimentação da musculatura, de fato você vai encontrar muitas imagens e exemplos com desenhos de pessoas muito fortes, mas sabendo desenho pessoas fortes fica fácil desenhar pessoas fracas ou gordas.

 Um livro que eu indico é o Guia Dos Movimentos de Musculação de Frederic Delavier.

 Apesar do livro tratar de um assunto totalmente diferente do nosso, ele possui muitos desenhos dissecados mostrando movimentos do músculo, eu usei esse livro por muito tempo juntamente  com o site posemaniacs que eu acho que já citei aqui. 

 Na próxima matéria eu vou continuar no assunto sobre corpos masculinos.

 Por enquanto é só pessoal até mais ver.

Share this

Related Posts

1 comentários :

comentários

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.