Perspectiva Parte 3.

Perspectiva parte 3.

Trade que eu fiz com a Yash.
Entra lá no meu DA pra gente tomar um café.

 E ai galera tudo tranquilo?

 Bem hoje nem era para ter  matéria, mas arranjei um tempinho e o mais importante ideia para postar aqui.
 O maior problema é ter uma ideia do que falar para vocês, desenho é um assunto que tem muitas coisas para se falar dai acabo me perdendo na hora de pensar em algo para postar aqui.
 Por isso é muito importante que vocês comentem pedindo alguma matéria assim eu consigo ter um foco, e outra com todo o trabalho de TCC de mecânica sendo feito minha cabeça tá mais pensando em engrenagem e cálculos de resistência de materiais do que mangá.

 Enfim vamos começar.


 Proporções em perspectiva.

Ok galera quando se trata de colocar um objeto em perspectiva muitos problemas surgem, como por exemplo, um personagem mais ao fundo fica menor quanto um personagem a frente fica maior porém os dois tem a mesma estatura... complicado isso?

Sim e não; depende do quanto você já decorou as regras de perspectiva.

Vamos com um exemplo aqui.


 Aqui temos um esboço de um personagem com 7 cabeças e meia de altura, isso da em torno de 1,75m,  agora vamos supor que esse personagem está ao fundo e existe outro personagem com a mesma altura a sua frente, o que devemos fazer para que isso aconteça?

   A primeira coisa a se fazer é imaginar o personagem em cima da linha do horizonte, e para facilitar sua vida sempre use isso (depois você até pode quebrar essa regra, mas de começo é bom decorar dessa forma). Desenhando o personagem em cima da linha do horizonte e localizando o ponto de fuga você terá uma noção melhor para projetar o outro personagem que estará a frente.

 - Certo Haw, mas sempre que eu faço algo assim o personagem da frente  fica desproporcional e eu acabo me perdendo toda no desenho e acabo amassando a folha!
 - Muita calma nessa hora minha amiga Fã de Noragami, e não desperdice folhas assim!

 Repare que as linhas que medem a proporção da altura do personagem estão em vermelho eu fiz isso para elas chamarem mais a atenção, pois com elas que  você vai projetar o outro personagem, para isso você tem que traçar linhas de projeção em cima das linhas de proporção do personagem como no exemplo a baixo.


(fazer desenho com pressa nunca fica bom, nem mesmo esboço ¬¬ )

 Usando as linhas de projeção você consegue colocar as proporções do personagem ao fundo na frente, assim você tem as medidas para desenhar o personagem a frente, é claro que as proporções do personagem a frente acabam sendo um pouco distorcidas, mas isso ocorre por causa da própria visão em perspectiva.

No final é só apagar as linhas de projeção.



 E depois de apagar as linhas de projeção e completar os personagens nós temos uma visão melhor da perspectiva  entre os dois, é claro que isso foi um exemplo bem simples e apenas alguns esboços sobre o assunto.


 Bem galera hoje fiz a matéria em tempo recorde, com toda certeza os desenhos não ficaram aquelas coisas, mas espero que eu tenha conseguido passar a ideia básica de como fazer personagens em perspectivas diferentes, eu irei retornar ao assunto em outras matérias.

 Por enquanto é isso, se precisarem de algo é só mandar um comentário, e lembre-se de me dar alguma ideia para facilitar minha vida.

 Até mais ver o/.

Share this

Related Posts

2 comentários

comentários
25 de março de 2014 15:44 delete

Aeee!! conseguiu escrever uma matéria!
Boa!
*-* desenho que ce fez pra ieu ali!
Foi uma matéria rápida, mas deu pra entender~

Reply
avatar
25 de março de 2014 19:31 delete

Olá Yash o/

Sim sim é o desenho da nossa trade, e ainda bem que deu pra entender, essa matéria ai eu fiz em uma hora nem deu pra entrar em detalhes e tudo mais.

Obrigado pelo comentário ^^

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.