Personagens "fofas"

Matéria Intermediária.

Personagens "Fofas" parte 1.



Fanart de Ichinose Kotomi de Clannad.
Já sabe né não custa nada passar no meu deviantart.


Eai galera tudo tranquilo ?

Atendendo a muitos pedidos no blog e nos e-mails hoje vou falar um pouco sobre as características das personagens mais "fofas".

- Pra que as aspas em fofas Haw?
- Bem caro amigo fã de Hokuto no Ken, é que fica muito complicado dizer "fofo" quando o certo é dizer carismático, mas mesmo chamando um personagem de carismático também não fica bem explicado enfim é complicado.

O que quero dizer é que uma personagem pode ser carismática mesmo sendo feia (como no mangá Kuragehime/Princess Jellyfish por exemplo) isso vai depender mais da personalidade do que das características físicas do personagem.

E quando digo as personagens não quero dizer apenas as personagens do sexo feminino (se bem que o foco nessa primeira parte será nas meninas), isso serve para o sexo masculino também.

 Um dia eu darei foco em fazer essa historia ¬¬


Personalidade é um assunto complexo,  infelizmente com a onda de fanservice atacando o mundo dos mangás as personagens estão ficando cada vez mais lineares, e não vemos muita diferença entre uma e outra. Uma ou outra personagem se salva depois eu comento um pouco sobre isso.

Isso se deve a constante entrada de Otakus nos estúdios de mangás e animes que só querem fazer personagens com as características que agradam apenas ao um publico exclusivo, Hayao Miyazaki já havia criticado duramente esse comportamento nos estúdios de mangás e animes, e eu acho que poucas pessoas entenderam o que ele quis dizer.

- Poxa Haw, mas o certo não é Otaku fazer mangá?
- Olha amigo fan de Love Hina, vou explicar isso melhor, mas essa matéria iria perder o foco então por hora eu vou deixar isso um pouco mais para frente pode ser?

Voltando a características físicas.

Existem sim algumas características mais marcantes em personagens carismáticas (ou fofas vocês decidem como querem chama-las).


Está escrito em inglês pois, eu vou aproveitar
 esses desenho no blog em inglês que eu estou fazendo.

O que eu vou dizer agora não é uma lei, não existe isso em arte, uma personagem pode ser carismática e não ter nenhuma característica "fofa" e vice versa.

Mas podemos dizer que as características mais marcantes em ordem decrescente são essas:

  • Personalidade.
  • Rosto, olhos, cabelo, e etc.
  • Roupas.
  • Acessórios
  • Corpo.

Personalidade.

A personalidade é tudo, não somente para personagens fofas, mas para qualquer personagem, um personagem sem graça que só sabe falar sobre "o poder da amizade" ou que só fica pulando de um lado pro outro soltando poderes, pode até ser interessante para vender algum produto, mas logo ele cai em esquecimento.

Personagens marcantes não precisam ser espalhafatosas, ter peitos enormes, e usar roupas escandalosas, tudo isso é coisa de fanservice, uma personagem pode ser uma "tábua" e chamar muito mais a atenção com suas ideias e com suas atitudes do que uma personagem que tenha apelo sexual.

As personagens fofas são as mais interessantes na minha opinião, pois ao mesmo tempo que elas são delicadas e um certo ponto elas são bem fortes em outro, por exemplo a Misaki Ayzawa (de Maid Sama escrita por Hiro Fujiwara) ao mesmo tempo que ela é forte fisicamente, ela tem um corpo delicado, sem falar de outras características que ela possui.

A Horo de Spice and Wolf (escrito por Isuna Hasekura) também possui essa característica, ela é muito inteligente e também carismática, apesar de aparecer nua em partes da historia o foco maior está em suas ideias e na sua conversa.

É complicado dizer qual personalidade é aquela que define uma personagem "fofa", geralmente elas não precisam de apelo sexual para chamar a atenção, não precisam se destacar muito no decorrer da historia, podem falar pouco ou muito, enfim, isso é algo que você deve definir quando for criar sua personagem, você pode se basear em pessoas reais ou em personagens que você conhece.

- Mas eu queria apenas desenhar uma personagem "fofa" e não criar uma historia inteira sobre ela.
- Certo meu amigo  fã de Kanon, então vamos continuar.

Rosto, olhos, cabelos, e etc.

Dependendo da época que você ver um mangá ou um anime você vai perceber grandes mudanças nos traços dos personagens (por isso mesmo mangá não é estilo de desenho já que existem tantas variáveis nos traços), como eu disse na matéria extra passada, estética é algo que muda conforme o tempo.

Nos anos 80 até começo dos anos 90 as meninas eram esguias, com pernas bem longas olhos grandes cabelos simples, o rosto era alongado com um queixo fino. As coisas mudaram muito nos anos 90 até 2000, alguns estúdios como a Visual Key Arts arriscaram em fazer as meninas com os olhos enormes (o que já era grande ficou maior ainda) a Clamp começou com Sakura Card Captor (preciso dizer o quanto ela é fofa?) e Angelic Layer, não podemos esquecer de Ah! Megami Sama, e muitos outros, bem o caldo entornou de 2000 pra cá, nenhum estúdio até o momento teve uma inovação significativa quanto ao Rosto das personagens, a Kyoto Animation travou no estilo "K-On" e todas as personagens estão com o mesmo estilo de  rosto, olho e cabelo, não que esteja ruim mas não tem nada de novo... e quem não inova uma hora enjoa...( e reparem que foi a própria Kyoto Animation que fez as animações da Visual Key Arts como Kanon e Clanad)

- Tá certo, mas você poderia mostrar algum exemplo prático sobre o assunto Haw?
- Sim com certeza meu caro amigo fã de Tomates Assassinos... pera o que um fã de filme trash ta fazendo aqui O.o?


Desculpem o exemplos não terem ficados tão bons.

No exemplo acima eu quis mostrar algumas características marcantes em personagens fofas, o primeiro exemplo tem olhos grandes, cabelo bem simples e um  rosto mais fino, era muito comum isso em Sailor Moon e Utena por exemplo, esse estilo de desenho sumiu a um bom tempo, bem pelo menos eu nunca mais vi ninguém fazendo desenhos assim.

Já o segundo exemplo tem o rosto um pouco mais largo, os olhos são enormes o cabelo é simples e o pescoço é bem fino, reparem  também que tanto no exemplo 1 quanto no 2 não existe nenhuma estética de desenho acadêmico, a orelha é bem pequena e não está na mesma altura da sobrancelha, o nariz é praticamente um ponto, a poucos detalhes no rosto.

O exemplo 3 é mais trabalhado que o exemplos anteriores, o rosto  tem mais proporções acadêmicas, os olhos apesar de estilizados não são enormes como nos exemplos anteriores, o cabelo tem mais detalhes assim como a boca e o nariz, o formato desse rosto é mais complexo de se fazer e requer um bom estudo de desenho acadêmico.

O quarto desenho possui um pouco da característica dos outros três. Os olhos das personagens fofas são amendoados e tem brilhos grandes, eles tem aparte de  cima com um arco baixo e circular mostrando um ar de tranquilidade e ao mesmo tempo de felicidade, isso não é uma regra beleza! Existem milhões de tipos de olhos para se estudar.

Roupas.

Personagens fofas usam roupas fofas... (darrr) é claro que pode existir personagens com carisma mas que são bem largadas na hora de se vestir e isso pode até ser um ponto interessante na personagem, roupas seria um assunto para outra matéria assim como acessórios que acabam caindo no mesmo assunto.

Corpo.

Amigos uma personagem carismática não precisa ter um corpo escultural, mas infelizmente vemos que o fanservice está transformando todas as personagens fofas em peitudas com cintura finíssima, ou em menininhas magrelas e baixas, não caia nessa, faça o corpo que quiser na sua personagem contanto que a personalidade dela chame muito mais a atenção do que o corpo dela.

Uma personagem fofa cativa o publico com seu carisma, com seu jeito e não com seus peitos sakou?

Essa foi a parte 1  do assunto sobre personagens fofas, na próxima parte eu falo mais sobre roupas, corpo e um pouco mais sobre rosto.


Bem galera é isso ai, hoje foi extremamente corrido, eu nem caprichei muito nos exemplos pois o tempo estava curto mesmo, na próxima matéria eu capricho mais neles.

Até semana que vem!













Share this

Related Posts

2 comentários

comentários
12 de março de 2014 14:47 delete

Gostei da sua postagem poderia bota uma intereçante tipo uma lista de algumas coisas uteis para desenhar manga vlw tamo junto vo le sempre seu blog

Reply
avatar
12 de março de 2014 19:46 delete

Obrigado pelo comentário mais uma vez e obrigado por seguir o blog.

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.