Matéria Extra Chibis

Matéria Extra.
Chibis.

 
Miku Fanart por Ricardo Hawr visite meu deviant art::hawr.deviantart.com 


Olá galera.

Hoje vamos falar um pouco sobre os Chibis, na minha época ou seja a um bilhão de anos atrás nos chamávamos esse tipo de estilo de "SD" que era a sigla para Super Deformed. Não sei quando o nome  Chibi se tornou mais popular para definir esse tipo de desenho.

O Chibi é um desenho que embora predomine no universo do mangá pode ser usado em qualquer outro estilo de desenho (se bem que eu nunca vi). Na maioria das vezes esse estilo quer mostrar algo bonito e carismático, personagens de mangá já tem essa  característica  cativante mas no chibi isso fica em maior destaque. O que mais se destaca nesse estilo é a cabeça enorme e o corpo pequeno, e traços bem delicados.

Eu não sabia onde  poderia encaixar essa matéria por isso acabei fazendo ela como matéria extra.

Então vamos lá eu vou ensinar passo a passo como desenhar um chibi, isso é algo muito simples de fazer.

Desenhando um Chibi. 

A primeira coisa a se fazer  é um esboço simples com duas cabeças e meia.
 

Eu fiz o desenho de modo tradicional.

Gostaria de dizer que esse tamanho não é uma regra universal, aliás se você estava acostumado a ler o blog antigamente eu sempre dizia que não há uma regra universal quando se trata de arte, existem sim técnicas e estilos diferentes, mas para  julgar o que  é certo e o que é errado em arte é algo impossível (e sim mangá e qualquer outro tipo de HQ é arte!).

Voltando ao assunto a primeira cabeça será a cabeça mesmo (errr!) a segunda cabeça é onde estará todo o corpo do personagem incluindo parte de suas coxas e quadris, a meia cabeça é onde  ficara as pernas e os pés.



Depois usando formas geométricas, desenhe o corpo do personagem, no caso esse será um  chibi menino então eu fiz o ombro mais largo e a cintura mais fina como em um triângulo de ponta cabeça, para os braços e pernas faça apenas cilindros, as mãos podem ser esboçadas com dois círculos e os pés com dois  meios  círculos. A e não se esqueça de  dividir a primeira cabeça e também definir um pequeno queixo, em alguns  chibis eles nem definem o  queixo do personagem, cada um faz de uma forma diferente.

Movimentação.

Um chibi assim estático não tem  a mínima graça, e chibis são marcantes por sua movimentação e expressão, se vocês repararem eles tem uma boa expressão corporal, e para isso é necessário  fazer com que eles se "movam", partindo do modelo estático nos temos uma base para movimentar o personagem como se  fosse aqueles  bonecos de papel.

Isso pode parecer confuso, mas preste atenção e você ira entender.




A parte em azul é o personagem estático, a em vermelho é a movimentação dele, preste atenção em manter as proporções para o personagem não ficar estranho, mais a frente você vai entender melhor.



Aqui já temos o chibi com a movimentação e mais detalhes  incluindo a  roupa, só falta algumas correções o rosto.



Aqui o chibi está praticamente pronto, é claro que faltou alguns detalhes que eu deveria explicar, mas isso eu vou deixar para outras matérias, mas  vou dar uma dica quanto a arte final com nanquim.



Eu particularmente gosto de fazer os traços dos  chibis mais grossos que nos outros desenhos e  também mais soltos, é claro isso é algo que eu gosto de fazer, eu usei pincel 00 e nanquim puro para  fazer os traços, as sombras usei um pincel mais largo e com mais pelos conhecido como fudê (é o nome é esse mesmo) usei nanquim aguado para  fazer as sombras e alguns detalhes.

Bem galera, não deu tempo de fazer um revisão mais apurada da matéria as coisas estão corridas aqui com o meu TCC de mecânica se aproximando, terça que vem tem mais matéria nova no blog.

Até mais.

Share this

Related Posts

3 comentários

comentários
4 de fevereiro de 2014 20:44 delete

Haaaw!!!!
Matéria de chibi *-*
Na verdade, ainda chamam de SD, porque diferenciaram do Chibi.
O Chibi é cabeça do tamanho do corpo, o SD é como você ensinou!! \o/~~
Gostei da matéria ^^


Yash XD

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2014 23:28 delete

Olá Yash obrigado pelo comentário e pela explicação, putz mancada minha então não sabia dessa definição, aliás como faz muito tempo que me afastei dos estudos de mangá isso iria acabar acontecendo, mas agradeço pela su explicação mais uma vez. o/

Reply
avatar
9 de abril de 2016 22:00 delete

As imagens não estão aparecendo para mim :(

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.