Cabelos Parte 1.

Cabelos Parte 1.

D: esse desenho deve ter uns 10 anos.
hawr.deviantart.com
Visite meu deviantart.



Olá galera.

Quando fiz uma matéria sobre cabelos as visitas no blog dispararam, então hoje vou retomar o assunto desde o começo, pois acredito que muita gente deve ter dificuldade na  hora de desenhar cabelos.

Uma coisa é certa, cabelo (apesar dos pesares) não é uma matéria básica, é nescessario ter uma mínima noção de física e de anatomia da cabeça para desenhá-los, cabelos lisos por exemplo são mais afetados pelo movimento tanto do personagem quanto do vento.

Vamos começar nossos estudos.

Essa matéria terá desenhos parte digital parte tradicional.



 Uma coisa importante sobre o cabelo é por onde devemos começar, primeiramente temos que saber que a cabeça tem um topo...

- Ava Haw sério que a cabeça tem um topo?

- Sim sério amiguinho fã de Naruto, e muitas pessoas se esquecem disso (inclusive eu, nos primórdios do meu passado D: ) dai acabam desenhando o personagem com a cabeça extremamente  chata ou com um pedaço do crânio faltando.

Saber que a cabeça tem um topo ajuda a definir o volume do cabelo, cabelos muito lisos não tem tanto volume quanto cabelos crespos  por exemplo.

Outra coisa importante sobre saber o formato da cabeça é para desenhar os penteados diferentes, tem muita gente que gosta de colocar presilhas e enfeitar o cabelo da personagem, dai acaba errando na hora de fazer isso por causa da falta de conhecimento do formato do crânio. 

Agora qual o processo para desenhar o cabelo, ou melhor por onde começar?




Sempre comece pela franja e pelo "pé do cabelo" essa é a melhor maneira de começar a desenhar o cabelo na minha opinião, outra coisa importante é NÃO deixar as linhas dos fios do cabelo se  cruzarem, isso fica esteticamente errado.

A grande característica do cabelo no estilo mangá* são as pontas, em outros estilos você não vai perceber essas pontas nas terminações dos fios, em HQ ocidentais por exemplo você vai perceber que os cabelos são bem amorfos.

* (cara detesto falar  "estilo mangá", mangá não é estilo na minha opinião sério)

Continuando.


 

Nessa parte eu defini uma linha guia para a franja*, as linhas que usei para fazer a franja não se cruzam nas pontas, a linha guia será apagada assim como as linhas que estão por baixo do cabelo, estilos de franjas são infinitos, então desenhá-las  requer um pouco de observação e uso de  referências.

*Importante.

Essa linha guia é o tamanho da testa do personagem,tente não fazer ela muito próxima da sobrancelha, mesmo se o personagem tiver a franja cobrindo o rosto todo.

Próximo passo.



 
Depois de definir a franja é hora de desenhar o resto do cabelo, o mais importante é a distância do cabelo em relação ao couro cabeludo, sem essa distância o desenho fica realmente esquisito, então lembre-se de dar um espaço entre o couro cabeludo e o esboço do cabelo, a sim isso é apenas um esboço não é o cabelo final.

E como o cabelo desenhado aqui é liso as linhas que dão movimento a ele seguem os padrões que eu indiquei com as setas.

Detalhe, essa é a parte 1, depois eu faço mais matérias com mais explicações.

Continuando.






No final é só apagar as linhas guias e preencher os espaços  vazios internos com linhas paralelas à linha do esboço, pode se fazer linhas de escape como se  fosse apenas um fio de cabelo,  também  fica legal aumentar as linhas da  franja em direção ao  topo do cabelo, e por último para não deixar o cabelo tão redondo faça algumas pequenas depressões no esboço assim o cabelo ganha um pouco mais de movimento.

Bem é isso ai galera obrigado pela visita.

E de novo não tive tempo para revisar a matéria como disse estou com tempo curto por causa do TCC de mecânica.

É isso ai até mais  ver bons estudos.

Share this

Related Posts

2 comentários

comentários
11 de fevereiro de 2014 14:36 delete

Boa postagem! ^^ Estou a espera da próx parte sobre perspectiva tbm! ><

Reply
avatar
11 de fevereiro de 2014 15:54 delete

Olá Scarlet, obrigado por seguir o blog, bem então a próxima matéria será sobre perspectiva novamente o/

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.