Perspectiva parte1.



Como Desenhar Mangá.

Perspectiva parte 1.

Modulo avançado.


   Olá novamente, como prometido todas as terças feiras serão lançadas matérias no blog Como Desenhar-Mangá.

   Gostaria de dizer que o conteúdo deste blog é autoral, ou seja, eu Ricardo Haw que elaboro as matérias e crio os desenhos, não me importo que meus materiais sejam usados em outro blogs desde que todos os blogs falem que o conteúdo partiu do meu blog.

   Vamos começar com a matéria de hoje.

Primeiro vamos conversar um pouco.

    Perspectiva de começo é um bicho de sete  cabeças sim, existe um grande problema em entender as proporções e espaçamentos quando colocamos objetos em dimensão. Por isso mesmo acredito que quanto mais simplificado for a forma de desenhar e de ensinar mais a pessoa vai entender o que ela realmente precisa aprender.
 

Agora vou falar sobre algumas perspectivas que existem.


  • Perspectiva atmosférica:  Essa é usada na pintura, não importa a técnica de pintura com óleo, acrílica e até mesmo o nanquim, nessa perspectiva nos alteramos as tonalidades e saturação dos objetos mais distantes.

Não vou entrar em detalhes dessa no momento.


  • Perspectiva do arquiteto:  Essa como o próprio nome já diz é usada em arquitetura e design de interiores, foi inventado pelo inglês Brook Taylor, essa perspectiva central usa dois pontos de fuga, para representar desenhos em 3 dimensões.

Não vou entrar em detalhes dessa no momento.


  • Perspectiva Isométrica: Usamos muito essa perspectiva em desenhos técnicos pois não a perda das proporções no desenho, nela três linhas partem em forma de Y com o espaçamento de 120° existem folhas preparadas com essas linhas na internet.

Não vou entrar em detalhes dessa no momento.


    Ok e daí Haw eu quero desenhar o Kakashi Sensei pra que eu quero saber disso?

   Beleza moleque vai tomar seu leite com pêra que sua avó fez depois você volta aqui.

    A galera sempre pula a parte teórica e então acabam se embananado na hora de fazer um desenho com perspectiva mais complexa. Por isso toda teoria é válida nesse momento, e como eu já disse na matéria extra, se não quer estudar não comece a desenhar.

Certo então o que eu devo saber  para desenhar com perspectiva?

    Para isso jovem padawan,  você deve conhecer muito bem os triângulos. De começo talvez você  fique meio perdido mas não se preocupe se  você souber desenhar com o lado direito do cérebro irá se adaptar bem rápido a essa técnica.

Todos estamos cansados de saber sobre o PF, o LH e PO certo...?

Não!? Como assim isso é o básico! Ok... vamos rever isso então...



PF é o ponto de fuga, todas as linhas dos objetos no desenho partem do ponto de fuga.

LH é a linha do horizonte, para facilitar a sua vida você pode usá-la para desenhar os objetos em cima dela (eu explico mais tarde)

PO é o ponto do observador que na verdade é o inverso do ponto de fuga.

Talvez você não tenha percebido mas isso é matemática pura, perceba que temos 3 elementos e eles formam um triângulo, com esse triângulo fica muito mais  fácil desenhar objetos em perspectiva.



O desenho acima por exemplo usa todos os elemento já citados, observe que há um triângulo que começa no topo da cabeça e como ele vai se alargando até os pés.

Agora vou demonstrar passo a passo de maneira simples como você pode começar a desenhar personagens em perspectiva.

Vamos supor que  queremos uma  vista de cima sendo assim o ponto do observador estará no alto enquanto o ponto de fuga estará em baixo, esses dois elementos funcionam sempre assim.



Encontrando esses dois elementos trace uma linha do horizonte abaixo apenas para lembrar que ali é o chão do desenho, e depois desenhe o triângulo com as linhas guias.

Após isso use seus conhecimentos em proporção para dividir as áreas do corpo do personagem sempre começando pela cabeça, atenção nessa parte para as linhas de apoio* desenhada na diagonal dentro de cada setor de proporção.


Breve explicação sobre as linhas de apoio*. 

   Quando desenhamos o triângulo de projeção e queremos criar espaçamentos com proporção dentro deles usamos essas linhas diagonais que eu chamo de linhas de apoio. Elas se ligam de uma extremidade a outra dentro do “retângulo” que é formado, assim ela vai fazendo esse zig zag, dessa forma então teremos "proporção" nos espaçamentos, isso pode ser usado tanto para desenhar objetos quanto pessoas e animais a técnica é a mesma.

Neste exemplo veja como existe duas linhas na horizontal que formam o retângulo dentro do triângulo de projeção, e dentro dela há uma linha diagonal ligando a extremidade superior esquerda a extremidade inferior direita do retângulo, a linha de apoio diagonal sempre deve estar indo na mesma direção, para isso use uma régua se estiver com dificuldade para desenhá-la mas não se preocupe muito pois ela é uma linha de apoio que será apagada em breve.





Depois que as linhas são apagadas conseguimos entender o efeito mais claramente, com o tempo você vai fazer desenhos assim com cada vez menos linhas de apoio, então não se preocupe em sujar seus desenhos agora com esse monte de linha.



Voltando ao desenho anterior, usando seus conhecimentos básicos de anatomia e de proporção você consegue desenhar um personagem simplificado usando essa técnica dos triângulos.







    Por enquanto essa matéria para por aqui, logo irei falar mais sobre perspectiva pois o assunto é complexo, mas espero que com essa forma simplificada você consiga melhorar suas técnicas de desenho.

Fim da parte 1.

Share this

Related Posts

9 comentários

comentários
4 de fevereiro de 2014 04:50 delete

Bem no ponto, o que eu precisava XD Vai ajudar bastante no meu treino. Vlw o/

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2014 08:34 delete

Olá Scarlet fico feliz que a matéria tenha lhe ajudado, essa é a primeira parte logo vou postar as outras.

Reply
avatar
24 de julho de 2014 10:59 delete

Excelente post, ajudou-me imensamente em meus estudos. Tenho dificuldades de entender a perspectiva, mas gostei da maneira simplificada que colocaste a questão.
É possível aprender a desenhar sem cursos e afins?

Reply
avatar
24 de julho de 2014 12:23 delete

Olá Abi, fico muito feliz em ter ajudado você, não se preocupe com as dificuldades que você está passando com a perspectiva todos nos passamos por ela isso é natural apenas não desista e continue estudando.

Respondendo sua pergunta.

Sim é possível aprender por conta própria, eu aprendi muita coisa sozinho, mas em certo momento é bom entrar em um curso rápido de desenho. Chega uma hora que nosso desenho fica travado e não conseguimos mais aprimorar nossa técnica por conta própria (isso aconteceu comigo), quando chegar esse momento tente procurar um bom curso de desenho avançado.

Obrigado novamente pelo comentário.

Reply
avatar
24 de julho de 2015 07:14 delete

Legal a matéria, está me ajudando bastante

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2016 08:22 delete

A explicação tá bem legível, só não conseguir ver as imagens.

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2016 11:51 delete

Obrigado pelo aviso, agora que vi que todas as imagens foram retiradas, eu irei corrigir o problema o mais breve possivel

Reply
avatar

Lembre-se eu vou ler seu comentário, apenas pense antes de escrever.

Contato

ricardohaw@gmail.com

Latest Post

Creative Commons

Licença Creative Commons
O trabalho Como Desenhar-mangá de Ricardo Haw está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://comodesenhar-manga.blogspot.com.br/.